A Pé Pelo Mundo !
Série Paraísos Tropicais - Ilhas Seicheles
As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África. Elas têm um grande número de praias, recifes de corais e reservas naturais, além de animais raros como a tartaruga-das-seychelles. Mahé, base para visitação das outras ilhas, abriga a capital Victoria. Destacam-se também as florestas tropicais montanhosas do Parque Nacional Morne Seychellois e praias como Beau Vallon e Anse Takamaka.
É exigido um certificado de vacina de febre amarela para viajantes com mais de 1 ano idade que são ou estiveram recentemente (6 dias anteriores) na América do Sul e África (excluindo a África do Sul). Não há risco de contrair malária ou febre amarela em Seychelles.
mapa-ilhas-seychelles-DIREITOS AUTORAIS PARA httpspassaportedigital
Como chegar as Ilhas Seicheles
Para chegar às Seychelles, é preciso ir de avião até um aeroporto internacional, como o de Mahé, Praslin ou La Digue. Não há voos diretos para as Seychelles a partir do Brasil ou de Portugal.
Como chegar de avião
Companhias aéreas que fazem a rota incluem:
Como chegar por mar
Chegar por barco ou cruzeiro.
Aeroportos principais
Mahé é a maior ilha das Seicheles, localizada no nordeste do país, possui 148,20 km² e 70.828 habitantes, quase 90% da população total do país. A capital das Seicheles, Vitória, está localizada na ilha. A ilha foi batizada por Bertrand-François Mahé de La Bourdonnais, um antigo governador francês das ilhas Maurício.
Com águas límpidas e transparentes, as possibilidades turísticas são diversas para aqueles que desejam passar as férias ou aproveitar a lua de mel. Além disso, há uma natureza preservada e a multiculturalidade da população para desfrutar, vivenciando uma experiência única e enriquecedora.
As três principais ilhas do arquipélago são: Mahé, Praslin e La Digue.
A moeda usada é a rúpia de Seychelles, que é desvalorizada em relação ao real. Na cotação do dia 28 de novembro de 2022, por exemplo, R$ 1 equivalia a 2,37 rúpias. Em sua extensão territorial, existem vários bares, restaurantes e comércio local. No entanto, seu maior atrativo são as belezas naturais. No território das Seychelles estão abrigados patrimônios mundiais da UNESCO: o atol de corais Aldabra e o Vallée de Mai ou Jardim do Éden.
Enquanto pertenceram à Companhia Francesa das Índias Orientais, as Seychelles se converteram em um importante centro produtor de copra [é o miolo do coco seco e avelado, que é usado para extrair óleo de coco], cana-de-açúcar, mandioca, café, tabaco, baunilha, pimenta e canela.
Para os brasileiros, o melhor jeito de chegar até lá é voar para algum país do Oriente Médio, como Emirados Árabes (Dubai) ou Catar, e então seguir para Seychelles. Também é possível fazer conexão em destinos africanos, como Addis Abeba, na Etiópia.
O que ver e fazer nas Seicheles
Mahé – Você pode se hospedar nas praias da ilha e conhecer as principais atrações de Victoria, a capital. A partir daí, a dica é fazer passeios de barco para outras ilhas, como La Digue e Praslin, e voltar no fim do dia para Mahé. Não deixe de visitar:
Ilha de Mahé, capital das Seicheles
Jardim Botânico em Mahé
Sir Selwyn Selwyn-Clarke Market - Conhecido como Market Place, o mercado público tem atmosfera autêntica e permite uma imersão da cultura e na gastronomia locais.
Hindu Temple - A visita é gratuita e é obrigatória a retirada de sapatos. Reserve um tempinho para ver as obras de arte que compõem a decoração do local e observar a bela devoção dos moradores.
Victoria Clock Tower - Localizado no coração da cidade, o relógio instalado na torre estilo inglesa chama a atenção pela beleza.
National Museum Seicheles - Entre as obras expostas estão quadros, fotografias, maquetes e objetos que marcaram diferentes períodos do país. O museu está aberto de segunda a sábado. A entrada é paga.
La Digue – Esta ilha tem praias cercadas por rochas que formam visuais belíssimos. A mais famosa delas é Anse Source d’Argent. Dá vontade de ficar o dia todo ali, mas o jeito mais fácil de conseguir isso é se hospedar em Praslin e fazer um tour completo. Para quem parte de Mahé, a maioria dos passeios de um dia passa também por Praslin, o que acaba sendo um pouco corrido.
Praslin – É aqui que fica o Vallée de Mai e também praias lindas, como Anse Lazio. Se puder se hospedar ao menos duas noites por lá, melhor. Assim, você pode explorar melhor a região e fazer um passeio de dia inteiro para La Digue.
Comidas típicas das Seicheles
Com uma deliciosa fusão entre as gastronomias crioula, francesa, chinesa e indiana, o arquipélago das Seychelles oferece pratos ricos e variados com o elemento comum das especiarias e ervas aromáticas.
As frutas tropicais, como o coco, o mamão, a manga, o abacaxi, o maracujá, o pomelo [é uma fruta cítrica, originária do Sudeste Asiático, que pode ser redonda ou em formato de pêra. É o maior membro da família dos cítricos e pode ser maior que uma bola de vôlei] e a goiaba completam a excelente gastronomia das Seychelles.
Conhecida como a salada dos milionários, o coração de palmito servido na salada é uma das especialidades típicas da cozinha crioula e você pode encontrá-la praticamente em todos os restaurantes das Seychelles.
Preparado com uma variedade de tomate local, este molho temperado com ervas aromáticas, alho, gengibre e pimentões costuma ser servido para acompanhar diferentes pratos, tanto de carne quanto de pescado.
Este curry suave de carne ou peixe e se prepara com uma cremosa base de creme de coco. [Kari Koko - Curry de coco das Seicheles
Os curries de coco são os pratos de jantar preferidos nas Ilhas Seicheles. Os curries de polvo e frango são muito populares. Esta receita para um prato de curry de frango em uma panela com três acompanhamentos: uma salada de frutas frescas, arroz e "Ladob"].
Esta sopa de amêijoas vem acompanhada de molho de tomate, alho e gengibre.
O chutney de tubarão é uma mescla temperada ideal como acompanhamento.
Considerado uma delícia pelos locais, o morcego-da-fruta cozido em molho de curry é um verdadeiro manjar para os que se atrevem a prová-lo.
A banana cozida em leite de coco é uma das opções mais populares entre as sobremesas das Seychelles.
Praias que se destacam
Anse Lazio - é uma praia localizada na ilha de Praslin, nas Seychelles, e é considerada uma das melhores do mundo. É um paraíso de areia clara, águas cristalinas e natureza selvagem.
Petite Anse - Petite Anse é um remanso de paz formado por areia branca, que realça a atrativa cor turquesa da água. Embora se trate de um lugar ideal para tomar sol e fazer fotos, esta praia tem um pouco mais de ondas e correntes que as praias que se encontram em outras zonas da ilha. Se você quiser nadar com tranquilidade, é melhor ir a outro lugar.
PRAIA DE PETITE ANSE-DIREITOS AUTORAIS httpswww.tripadvisor.com.br photo2jpg
Gran Anse - fica a sudeste de La Digue, em uma atrativa zona banhada por águas cristalinas, e que se encontra rodeada por uma densa vegetação e enormes pedras. Grand Anse não é apenas uma das melhores praias das Seychelles, mas do mundo inteiro.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.tripadvisor.com.br spiaggia-di-grand-anse
Anse Cocos - foi um dos primeiros assentamentos de La Digue, onde se formou um pequeno povoado dedicado à produção de copra, polpa seca de coco utilizada para se obter azeite de coco. Junto à praia, encontram-se ainda algumas construções abandonadas nas quais se podem ver os fornos que se utilizavam para secar os cocos.
Anse Source D'Argent - é um autêntico paraíso na terra. Uma praia de areia branca e águas turquesas rodeada por coqueiros e blocos de granito.