Piauí


Piauí é um estado no nordeste do Brasil conhecido pelos parques nacionais. O Parque Nacional Serra da Capivara, no sudeste, possui sítios arqueológicos com pinturas rupestres pré-históricas. Nas proximidades, o Parque Nacional Serra das Confusões tem gigantescas formações rochosas e grandes áreas de caatinga (vegetação semiárida), onde vivem aves em risco de extinção. As mangueiras ladeiam as ruas da capital à beira-rio, Teresina.


Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as de maior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.


Clima


Na porção leste do Piauí, há predominância do clima Semiárido. Esse tipo climático é marcado pelas altas temperaturas, que podem chegar a 38 ºC, condicionadas pela baixa umidade do ar e pela irregularidade da precipitação, podendo ocorrer longos períodos de seca.


Relevo


O Piauí dispõe de um relevo com altitudes modestas, formado por um substrato bastante antigo e intensamente moldado pela ação dos agentes intempéricos. Predominam formas como planaltos e planícies.


Vegetação


A cobertura vegetal do Piauí é composta por espécies características de três domínios, sendo um deles de transição. Trata-se da Mata dos Cocais, composta por palmeiras e árvores de médio e grande porte, como carnaúbas, babaçus e buritis. Esse domínio se estende entre a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga. Em porções do oeste piauiense e, sobretudo, do sul, predomina a flora do Cerrado. Nas áreas a leste, encontra-se a Caatinga. O litoral piauiense é coberto pela vegetação típica de áreas úmidas, como restinga e mangue.

 

1 CRÉDITOS PARA istockphoto-967677914-612x612.jpg

Cidades Imperdíveis do Piauí  


Teresina - sua capital


A capital do Piauí, é a maior cidade do estado e conta com uma população de 866 mil habitantes. Com uma mistura encantadora de cultura, história e modernidade, Teresina oferece uma infinidade de atrações e oportunidades para os visitantes. Desde a beleza do encontro dos rios Poti e Parnaíba até a riqueza cultural presente em seus museus e festivais, Teresina é uma cidade vibrante e cheia de vida.


Pontos turísticos


Museu do Piauí - O acervo do Museu do Piauí é variado e as suas exposições permanentes constroem uma linha do tempo completa sobre o estado. Comece seu passeio pela capital por este ponto. Peças, como por exemplo, fósseis, artefatos históricos, esculturas, pinturas, porcelanas, vestuários, mobílias, artes plásticas e outros tipos de registros, estão distribuídas em cinco categorias temáticas. Rua Areolino de Abreu, 900, Centro.


Mercado Central - Com mais de 150 anos de história, o Mercado Central de Teresina preserva até hoje parte da tradição piauiense, especialmente no que diz a respeito ao artesanato local. Endereço: Praça da Bandeira, Centro


Parque da Cidadania - O Parque da Cidadania é modesto e sem grandes novidades. Trata-se de um parque urbano, com área para caminhada, pista de skate, espelho d’água e gramado para piquenique. Avenida Frei Serafim, 110, Cabral.


Complexo Turístico Ponte Estaiada - Inaugurada no ano de 2010, o Complexo Turístico Ponte Estaiada de Teresina se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade. Além da obra de engenharia por si só já chamar a atenção dos visitantes que passam pelos seus arredores, o complexo turístico tem ainda um mirante com vista panorâmica 360 graus. Endereço: Avenida Raul Lopes, S/N, Fátima.

 

Onde comer em Teresina


Além do tradicional arroz com capote, outros pratos que levam a galinha D´Angola, galinha caipira, linguiça caseira, carne de sol e carneiro também estão no menu da maioria dos restaurantes.


https://restaurantguru.com.br/self-service-Teresina-m9658
https://blog.123milhas.com/saiba-onde-comer-em-teresina/
https://partiuferiado.com.br/restaurantes/teresina-piaui/

 

Onde se hospedar em Teresina


https://www.booking.com/teresina
https://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g303483-Teresina_State_of_Piaui-Hotels.html
https://www.expedia.com.br/Teresina-Hoteis.d3425.Guia-de-Hoteis

 

1.4 VISTA DA CIFDADE CRÉDITOS PARA httpswww.decolar.com 8191a27d-f0da-47a5-a5cd-0c44074ec7a2.jpg

 VISTA DA CIDADE CRÉDITOS PARA httpswww.decolar.com 8191a27d-f0da-47a5-a5cd-0c44074ec7a2

 

1.2  vista-aerea-teresina CRÉDITOS PARA httpsmundoeducacao.uol.com.br.jpg

 vista-aerea-teresina CRÉDITOS PARA httpsmundoeducacao.uol.com.br

 

1.3 rios-parnaiba-e-poti-em-teresina CRÉDITOS PARA httpsmundoeducacao.uol.com.br.jpg

rios-parnaiba-e-poti-em-teresina CRÉDITOS PARA httpsmundoeducacao.uol.com.br

 

1.5 CRÉDITOS PARA httpswww.istockphoto.combrfotosestado-do-piauiistockphoto-886667882-612x612.jpg

 CRÉDITOS PARA httpswww.istockphoto.combrfotosestado-do-piauiistockphoto-886667882-612x612

 

Parnaíba - segunda maior cidade


Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí e tem grande importância econômica e turística para a região. Localizada próximo à foz do Rio Parnaíba, a cidade atrai visitantes com suas belas praias, rica biodiversidade e o famoso Delta do Parnaíba, um dos únicos deltas em mar aberto das Américas. Além disso, Parnaíba abriga um importante porto e é conhecida por sua vida noturna animada e festivais culturais.

 

Pontos turísticos


Delta do Parnaíba - Tido como o maior delta do mundo, localizado no extremo norte do Estado do Piauí, fazendo divisa com o Maranhão, o Delta do Rio Parnaíba é o único das Américas que deságua em mar aberto, apresentando uma composição de ilhas e igarapés que chamam a atenção pela diversidade de espécies de sua fauna e flora.


Lagoa do Portinho - Margeada por dunas de areias brancas, a Lagoa do Portinho, é um dos mais conhecidos pontos turísticos da região Norte do Piauí.


Porto das Barcas - Denominação popular dada ao Porto das Barcas, a partir do início da segunda metade do século XIX (1860). Óbvio tratar-se de clara referência ao sal, bem importante no período do ciclo das charqueadas. O Porto Salgado viveu, por todo um século, idênticos dias de glória aos vividos quando do apogeu do Porto das Barcas. O Trem, os navios a vapor, as chatas, os rebocadores, o guindaste e a estiva aceleraram a vida dos passageiros e trânsito das mercadorias.


Praia Pedra do Sal - Blocos de pedras deram um charme exclusivo a essa praia, elas também ajudaram a definir o nome da única praia do litoral da cidade de Parnaíba. A Praia da Pedra do Sal fica a 15 km de Luís Correia, 15 km de Parnaíba e 8 km do Delta do Parnaíba contudo, está situada na Ilha Grande de Santa Isabel.


Igreja Nossa Sra da Graça - A Catedral de Nossa Senhora da Graça situada em Parnaíba-PI constitui-se em um importante símbolo da fé e do patrimônio histórico e artístico desta cidade. Diversos relatos apontam os fragmentos da sua história. Há registros deste templo e da presença de sacerdotes desde 1764.


Museu do Trem e Maria Fumaça - Inaugurada em 1920, a estrada de ferro chegou a ligar o litoral ao centro norte do estado. A estação central do município hoje abriga o Museu do Trem, que disponibiliza acervo de fotos, objetos, e ferramentas de trabalho da época.

 

O que e onde comer em Parnaíba


https://restaurantguru.com.br/Parnaiba
https://deltarioparnaiba.com.br/restaurantes-em-parnaiba/
https://aiqfome.com/restaurantes/parnaiba-PI

 

Pernoite para aproveitar mais a cidade


https://www.booking.com/parnaiba
https://www.expedia.com.br/Parnaiba-Hoteis.d6245120.Guia-de-Hoteis
https://deltarioparnaiba.com.br/pousadas-em-parnaiba/

As imagens mostram Porto de Tatus, Portinho e o Delta do Parnaíba.