A Pé Pelo Mundo !
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Norte é um estado na extremidade nordeste do Brasil. A capital, Natal, fica numa costa repleta de praias onde se encontra o Forte dos Reis Magos, em forma de estrela, um forte português do século XVI. Os franceses, que invadiram a região em 1535. Somente ao fim do século, os colonizadores portugueses passaram a ocupar a região, por conta da expulsão dos invasores da França. Ponta Negra é uma praia enquadrada pela enorme duna, Morro do Careca, um símbolo da cidade. A sul, a Praia de Pipa é uma estância célebre pelo surf e pelos golfinhos.
O seu território foi alvo de disputa entre portugueses, franceses e holandeses, em razão da sua localização privilegiada, em um ponto extremo do litoral brasileiro. O estado possui um clima Tropical, com temperaturas elevadas e uma grande influência do oceano nas variáveis geográficas. Pertence ao estado o Atol das Rocas, considerado uma área de proteção ambiental.
Na economia, destaca-se o setor de serviços. Devido ao seu clima semiárido em parte do litoral norte, o Rio Grande do Norte é responsável pela produção de mais 95% do sal brasileiro. Está baseada no setor primário, em áreas como agricultura e extrativismo. O estado produz gêneros agrícolas como cana-de-açúcar e frutas, em especial por meio de irrigação, como melão, abacaxi, mamão e manga.
Cidades imperdíveis do Rio Grande do Norte
Natal – sua capital
Natal é a capital do estado, na extremidade nordeste do Brasil. É conhecida pelas extensas dunas de areia costeiras e pelo Forte dos Reis Magos, em forma de estrela, uma fortaleza portuguesa do século XVI na foz do rio Potengi. A norte do rio, Genipabu é uma área de
enormes dunas com uma lagoa de água doce. A autoestrada Via Costeira liga uma faixa de 15 km de praias a sul do forte.
Foi fundada em 1599 às margens do Rio Potengi. Com uma área de 170,298 km² e uma população de 890.000 habitantes, é conhecida por suas belezas naturais, lindas praias, dunas, lagoas e coqueiros. Ainda assim Natal foi invadida por holandeses anos depois. Este povo deixou uma grande herança na cidade e favoreceu o seu desenvolvimento. Desde então a capital potiguar sofreu uma série de mudanças favoráveis e se destacou mundialmente devido sua beleza e seus monumentos.
É também conhecida como Cidade do Sol, porque o sol brilha durante o ano todo e só descansa nos períodos de chuva entre março e julho. Além dessas vantagens, Natal é considerada a cidade que possui o ar mais puro da América do Sul el possui um dos mais belos litorais do Brasil, que se estende por mais de 400 Kms e um povo hospitaleiro que recebe os visitantes de braços abertos.
Imagens da cidade de Natal, forte dos Tres Reis Magos e praias.
Pontos turísticos em Natal
Praia de Ponta Negra e Morro do Careca - Quem leva o título de cartão-postal potiguar é o Morro do Careca, uma duna com mais de 100 metros de altura, que fica na Praia de Ponta Negra.
Fortaleza dos Reis Magos - O ponto histórico com formato de estrela é aberto para visitação e conta com especialistas, que te guiam por toda a história do forte. Lá é possível inclusive ver de perto o Marco de Touros, considerado o documento histórico mais antigo do Brasil.
Dunas de Genipabu e Litoral Norte - As Dunas de Genipabu são um dos pontos turísticos mais famosos da região de Natal. O passeio de buggy até as dunas de Genipabu é um dos programas mais famosos e imperdíveis para quem viaja até Natal.
Parrachos de Perobas (Rio do Fogo) e de Maracajaú - As piscinas naturais são conhecidas por lá. As mais famosas são os de Perobas (Rio do Fogo) e Maracajaú. Os Parrachos de Rio do Fogo costumam ser mais vazios e as piscinas são mais rasas e com águas cristalinas.
Escadaria de Mãe Luiza - Ela está localizada em frente à praia de Areia Preta. São mais de 130 degraus, mas o esforço é recompensado com a linda vista da praia. Por todos os cantos da escada, inclusive nos degraus, há grafites que mostram um pouco da cultura potiguar.
Forte dos Reis Magos - O Forte dos Reis Magos, ou Fortaleza dos Reis Magos, começou a ser construído no dia 6 de janeiro de 1598, dia de Reis. Ele foi o marco inicial de Natal, que foi fundada em 25 de dezembro de 1599. Foi criado por determinação de Portugal e Espanha para proteger o território de possíveis invasões.
Maior Cajueiro do Mundo - O Maior Cajueiro do Mundo está localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, a cerca de 26 km de Natal. Ele é imponente com seus 9 mil metros quadrados de extensão e entrou para o Livro dos Recordes em 1994.
Barreira do Inferno - O Centro de Lançamento de Foguetes pertence à Base Aérea Brasileira e foi fundado em 1965. Foi criado o Centro de Lançamento, uma base da Força Aérea Brasileira para emissão de veículos espaciais e realização de pesquisas aeronáuticas.
Onde comer em Natal
https://www.viajali.com.br/restaurantes-em-natal/
https://www.temqueir.com.br/2015/09/delicias-de-natal-rn.html
https://www.viajareumprazer.com.br/restaurantes-em-natal/
Onde se hospedar
https://www.dicasondeficar.com.br/onde-ficar-em-natal-rn/
https://www.viajenaviagem.com/destino/natal/onde-ficar/
https://www.penaestrada.blog.br/onde-ficar-em-natal/
Ganipabu
Pertinho da capital potiguar, é cenário para um dos roteiros mais famosos do Nordeste brasileiro: o passeio de buggy pelas dunas. A 25 quilômetros de Natal, no litoral norte, Genipabu (que também pode ser escrita como Jenipabu) está localizada no município de Extremoz, e foi o primeiro ponto turístico do estado reconhecido internacionalmente. "Com ou sem emoção?" A resposta a essa pergunta é a senha para definir se o passeio de buggy nas dunas de Genipabu vai ser uma aventura com altas doses de adrenalina ou uma voltinha para contemplar a paisagem. Fica a 16 km de Natal e pode ser acessada tanto de carro quanto de onibus.
Pipa
A Praia de Pipa está localizada no município de Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte, entre duas capitais importantes: Natal (80 Km de distância, sentido norte) e João Pessoa (140 km de distância, sentido sul). Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas a Praia da Pipa, nome indígena que significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico). Quem visita o vilarejo de Pipa certamente está em busca de belas praias, e por ali não faltam encantos litorâneos mesmo. Algumas das praias de Pipa, aliás, estão entre as mais belas do Brasil.
Parnamirim
Em Parnamirim, além das praias você pode conhecer o maior cajueiro do mundo. Dizem que ocupa um espaço equivalente a um campo de futebol. É, realmente, gigante. E é um atrativo bem curioso da cidade que vende diversos souvenirs temáticos. O Maior Cajueiro do mundo fica na Praia de Pirangi, a 27 km do centro turístico e a somente 16 km da praia da Ponta Negra. Uma excelente opção do que fazer em Natal. O local é uma árvore gigantesca, que ocupa uma área de 8500 metros.
Rio do Fogo
Um destino pouco procurado no Rio Grande do Norte, mas que atrai pela simplicidade, tranquilidade e atividades em paisagens únicas. Aqui, você vai visitar parrachos, passear de quadriciclo, mergulhar em lagoas, visitar praias e entrar no clima do nordeste brasileiro. O pequeno município de Rio do Fogo, no litoral potiguar, tem praia deserta, tem belos coqueirais, água morninha e muita diversão pelos rios e dunas. Distante 72 km da capital.
Maxaranguape - Maracajaú
Localizados a 60 km de Natal, no município de Maxaranguape, os parrachos de Maracajaú abrigam piscinas naturais de águas transparentes e rasas, a sete km da praia. No local é possível praticar snorkeling e mergulho autônomo com cilindro (mesmo quem não tem certificação), entre arrecifes de corais que aparecem de acordo com a maré, dando origem a um cordão de 13 km².
Barra do Cunhaú
Fora do turismo de massa, Barra do Cunhaú é o paraíso do RN! A vila de pescadores oferece trilhas, mangues, dunas, rios e praias desertas. A Barra do Cunhaú fica a 92 km de Natal, no município de Canguaretama, entre a foz do rio Catú e o Curimataú e surpreende pela mistura das águas doces do rio com o salgado do mar. Além disso, ela contém arrecifes que formam piscinas naturais rasas, claras e belíssimas. Se você gosta de lugares preservados e desertos, então precisa conhecer esse paraíso, conhecido como Caribe brasileiro.
Galinhos
A dificuldade do acesso de Galinhos deixa o local praticamente intocado, com salinas naturais formando pirâmides e as praias como a do Farol, um dos poucos pontos onde é possível encontrar traços de civilização. O povoado de Galinhos ganhou esse nome por causa de pequenos peixes-galos que habitam o recife na península. Diversas famílias de pescadores mudaram-se para formar o povoado em busca desses peixes. Lá encontraram salinas naturais, que é outra fonte de renda da região. Se tornou município em março de 1963. Distante cerca de 180 km da capital.
Baia Formosa
É um dos lugares para conhecer no RN para quem quer ter um contato profundo com a natureza, seja pela terra, seja pelo mar. O município, que é uma vila de pescadores, fica 96 km ao sul de Natal. As praias da região são excelentes para a prática do surf e de outros esportes aquáticos, enquanto em terra é possível conhecer lagoas e trilhas localizadas nos 2.365 hectares de Mata Atlântica e manguezal.
Lagoas de Nísia Floresta
Nísia Floresta é abençoada com algumas das praias mais incríveis da região nordeste do Brasil. Praia de Búzios, Praia de Camurupim e Praia de Tabatinga são apenas algumas das opções que cativam os visitantes com suas areias douradas, águas cristalinas e coqueiros que se estendem até onde a vista alcança. Estas praias são ideais para relaxar, tomar sol e praticar esportes aquáticos. Fica a 40 km de Natal.
É evidente que existem muitas outras opções de passeios, que estamos omitindo aqui, desculpem, pois ficaria um post muito longo.
Apresentaremos algumas opções de alimentação e hospedágem para os municíoios mais distantes da capital.
Em Pipa
Onde comer:
https://www.viajenaviagem.com/destino/pipa/onde-comer/
https://documentodeviagem.com/onde-comer-em-pipa/
Onde dormir:
https://www.booking.com/pipa
https://www.hoteis.com/de1666246/hoteis-em-pipa-brasil/
Em Rio de Fogo
Onde comer:
https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g2102287-Rio_do_Fogo_State_of_Rio_Grande_do_Norte.html
Quer pernoitar?
https://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g2102287-Rio_do_Fogo_State_of_Rio_Grande_do_Norte-Hotels.html
Em Barra do Cunhaú
Onde comer:
http://www.barradocunhau.com.br/barracadotonho
https://www.solimar.com.br/site/?page_id=843
Quer pernoitar?
https://www.hoteis.com/de1751710/hoteis-em-barra-do-cunhau-brasil/
https://www.trivago.com.br/pt-BR/odr/hot%C3%A9is-barra-do-cunha%C3%BA-brasil?search=200-426098
Galinhos
Onde comer:
https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g1167968-Galinhos_State_of_Rio_Grande_do_Norte.html
https://www.instagram.com/frutosdomar_rn/
Quer pernoitar?
https://www.booking.com/galinhos
https://www.hotel.com.br/hoteis-em-galinhos.html
Baía Formosa
Onde comer:
https://baiaformosa.rn.gov.br/turismo/comer
https://cardapio.menu/list/97659142/restaurantes-baia-formosa
Quer pernoitar?
https://www.booking.com/baia-formosa
https://www.dicasdeviagem.com/pousadas-em-baia-formosa-rn/
Nas imagens Pipa e Morro do Careca, dunas de Genipabu, Cajueiro Gigante, Rio do Fogo e Baia Formosa.