Rondônia

 

Tem como limites os estados de Mato Grosso a leste, Amazonas a norte, Acre a oeste e o Estado Plurinacional da Bolívia a oeste e sul.

 

A sua história está ligada ao processo de desbravamento do extremo oeste brasileiro, assim como pela exploração de borracha e minérios na Floresta Amazônica. Na atualidade, o estado é um grande produtor de soja e carne bovina. Além disso, possui uma infraestrutura formada por equipamentos que contribuem para a economia da região, como a hidrovia Madeira e as usinas hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau.

 

O estado é formado predominantemente por áreas de planícies, com vegetação de Floresta e clima Equatorial. Há no estado muitas reservas indígenas, e a população nativa influenciou diretamente nos hábitos e costumes do povo de Rondônia.

 

A hidrografia de Rondônia é composta por rios caudalosos, com destaque para os rios:

  • Madeira
  • Ji-Paraná
  • Guaporé 
  • Mamoré
  •  

O clima do estado é Equatorial, caracterizado pelas altas temperaturas e elevada pluviosidade. Já a vegetação é totalmente composta pela Floresta Amazônica.

 

Rondônia é o único estado brasileiro que é fruto de um acordo, o Tratado de Petrópolis. Neste, o Brasil ficou com as terras do Acre em troca da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré. Rondônia foi constituída em ciclos econômicos. O primeiro foi o da construção da estrada de ferro fruto do acordo. Pessoas de vários países vieram trabalhar na obra e aqui permaneceram. Nesse período, tem início a corrida ao chamado “ouro negro” – borracha, que trouxe também nordestinos aos seringais. O outro ciclo é o segundo da borracha, na década de 40 quando o produto abastecia as tropas da II Guerra Mundial. Em seguida, o ciclo do garimpo de diamante, cassiterita e ouro. E por último, entre as décadas de 60 a 80, a ida de famílias para lá em busca do novo eldorado: terras férteis da Rondônia.

1  06j0hi6wp7p4nt.jpg

Minicípios

2 Mapa-da-Rondonia.png

País vizinho e estados limítrofes.

Porto Velho – sua capital

 

Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da E.F. Madeira- Mamoré. Fica nas barrancas da margem direita do rio Madeira, o maior afluente da margem direita do rio Amazonas.

 

Desde meados do sec. XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará Mirim, a localidade escolhida para construção do porto onde o caucho seria transbordado para os navios seguindo então para a Europa e os EUA, foi Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso.

 

Atualmente, a cidade é o principal centro político e econômico de Rondônia. Atualmente, Porto Velho possui cerca de meio milhão de habitantes, e o município é governado pela lógica dos Três Poderes. A infraestrutura local ainda não está plenamente consolidada, contudo segue como uma das mais desenvolvidas do território rondoniense. A cultura de Porto Velho é marcada pela influência dos diversos povos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

4 VISTA AÉREA DE PORTO VELHO-4154544392_03247a0145_b.jpg

Vista aérea de Porto Velho

4.2 ENTARDECER NO RIO MADEIRA-6125008793_25041c30e4_b.jpg

Entardecer no Rio Madeira

O que ver e fazer em Porto Velho

 

Apesar de não ser um polo turístico muito explorado, Porto Velho surpreende os visitantes. Além dos cartões postais a cidade tem uma gastronomia diferenciada e um povo muito acolhedor.

 

Estrada de Ferro Madeira Mamoré

 

Ela foi a primeira construção feita por norte-americanos no Brasil e tinha por objetivo facilitar o escoamento de produtos, em especial da borracha, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua extensão impressiona: são 300 km de estrada por dentro da mata da Amazônia. Além disso, ela liga Porto Velho a Guajará-Mirim, cidade que faz fronteira com a Bolívia

A estrada é tão famosa que sua construção foi retratada na minissérie Mad Maria, transmitida pela Globo em 2005.

Lembranças de um passado distante.

Museu Ferroviário Madeira Mamoré

 

O Museu Ferroviário Madeira Mamoré fica em frente a estrada e é um importante acervo que preserva a história da construção da ferrovia. Lá você vai encontrar itens da antiga estrada, materiais centenários, trilhos e a Locomotiva Coronel Church, a primeira máquina a vapor a chegar na Amazônia.

4.5 MUSEU FERROVIÁRIO-CRÉDITOS PARA httpswww.portovelho.ro.gov.brEstrada de Ferro Madeira Mamoré - Aldo Melo-7.jpg

MUSEU FERROVIÁRIO-CRÉDITOS PARA httpswww.portovelho.ro.gov.brEstrada de Ferro Madeira Mamoré - Aldo Melo-7

 

Catedral Sagrado Coração de Jesus

 

Ao mesmo tempo, ela é um estilo romano, e gótico, pois por dentro ela é estilo gótico, e por fora estilo romano, por isso falamos que ela é uma mistura. Construída em local selecionado em 1917 pelo próprio arcebispo Joffily, sua localização corresponde hoje ao extremo leste do bairro Caiarí, em frente ao Paço Municipal de Porto Velho.

4.6 IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS-CRÉDITOS httpsportovelho.portaldacidade.comPARA-calendario-religioso-catedral-divulga-programacao-da-semana-santa-na-capital-66019920329e8.jpg

 IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS-CRÉDITOS httpsportovelho.portaldacidade.comPARA-calendario-religioso-catedral-divulga-programacao-da-semana-santa-na-capital-66019920329e8

 

Mercado Central de Porto Velho

 

Se você busca por comidas típicas, remédios naturais e artesanato, lá é o seu lugar. São 79 boxes que vendem os mais variados tipos de peixes, folhas e frutos regionais. E se você gosta de um bom peixe, no Mercado você pode comprar várias espécies. Os mais consumidos são o dourado, o tambaqui e o filhote.

4.7 MERCADO CENTRAL-CRÉDITOS PARA httpsrondoniaovivo.com7bwuiy34sl25j6q1.jpg

 MERCADO CENTRAL-CRÉDITOS PARA httpsrondoniaovivo.com7bwuiy34sl25j6q1

 

Ji-Paraná

Localizada na região central do estado, Ji-Paraná é conhecida como “Coração de Rondônia”. Nas confluências dos rios Machado e Urupá, a cidade possui uma ilha em formato que lembra um coração, o que contribui para que ela recebesse esse “apelido”. Nas águas desses rios, os turistas ainda encontram a oferta de várias atividades, como a pesca, nado, esqui aquático e remo. Está a 373km da capital.

 

O Parque Ecológico Municipal é uma das principais atrações turísticas do centro do estado. O local abriga uma boa porção de mata fechada, lagos e riachos nas quais os turistas podem aproveitar para observar vários animais selvagens. O parque ainda conta com quadras poliesportivas, um mirante, uma bela passarela sobre lagoas naturais, uma trilha e até mesmo duas praças públicas.

5 cidade-ji-parana-28-06-2023-171236.jpg

Pontos turísticos

 

O Museu das Comunicações, que se encontra em uma construção histórica de 1912, é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.

6 SETUR-Museu-Comunicações_Ji-Paraná-02-07-2019_Foto-Paulo-Sérgio-3-CRÉDITOS PARA httpsrondonia.ro.gov.br.jpg

Museu-Comunicações_Ji-Paraná-02-07-2019_Foto-Paulo-Sérgio-3-CRÉDITOS PARA httpsrondonia.ro.gov.br

 

O Parque Aquático Tracoá Water Park é outro atrativo bastante visitado em Ji-Paraná. Lá, os turistas encontram uma bela lagoa — que é, inclusive, o cartão postal do parque —, quadra esportiva, espaços para churrasco, um salão de festas, além das diversas piscinas com toboágua.

7 DSC00046-VipFesta CRÉDITOS PARA httpsvipfesta.com.br.jpg

VipFesta CRÉDITOS PARA httpsvipfesta.com.br

 

Ouro Preto do Oeste

 

Localizado a cerca de 330 km da capital, é uma cidade do interior de Rondônia considerada a primeira estância turística do estado. Diversos atrativos justificam o título, como os banhos de cachoeira, as enormes áreas de preservação e a bela paisagem que rodeia a cidade.

Atrativos turísticos que são propícios para aqueles que curtem um contato com a natureza em meio à Floresta Amazônica, com ênfase na prática de esportes radicais e aventureiros, com cachoeiras, espaços para lazer, áreas de preservação e muito mais.

8 -CRÉDITOS PARA httpswww.ferias.tur.br g_ouro-preto-do-oeste-ro-1240269_10151576258746976_1955093515_n.jpg

CRÉDITOS PARA httpswww.ferias.tur.br g_ouro-preto-do-oeste-ro-1240269_10151576258746976_1955093515_n

 

Pontos turísticos

 

Parque Chico Mendes, é de uma área de preservação de mais de 400 km que concentra muito da vegetação nativa. O local abriga o Morro do Chico Mendes e é propício para a prática de atividades de turismo esportivo, como o parapente, uma espécie de voo livre que mistura asa-delta e paraquedas.

8.2 photo1jpg-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br.jpg

photo1jpg-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br

 

A Praça da Liberdade, ao lado da Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, é um espaço amplo, contando com um jardim grande e bem arborizado, além de proporcionar exposições e mostras artísticas.

8.3 praca-da-liberdade-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br.jpg

praca-da-liberdade-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br

 

Bosque Municipal, um espaço para prática de esporte em meio à uma área de preservação da vegetação nativa. No local, os turistas encontram quadra de futebol e vôlei de areia, pista de skate, playground, pista de caminhada dupla, quiosques para descansar e duas academias. Tudo isso em meio a um cenário de tirar o fôlego.

8.4 BOSQUE MUNICIPAL 8cd64020ff25118672a264671e3e52c2-CRÉDITOS PARA httpsoestadoderondonia.com.br.jpg

BOSQUE MUNICIPAL 8cd64020ff25118672a264671e3e52c2-CRÉDITOS PARA httpsoestadoderondonia.com.br

 

O Rancho Coqueiral é outro ponto de confraternização. O local, cercado por árvores nativas e cortado por um rio, possui espaços para festas que reúnem turistas e moradores.

8.5 RANCHO COQUEIRAL-CRÉDITOS PARA httpswww.facebook.comimages.jpeg

 RANCHO COQUEIRAL-CRÉDITOS PARA httpswww.facebook.comimages

 

O Vale das Cachoeiras é um passeio indispensável. Formada por diversas cachoeiras, a principal delas é a Cachoeira do Rio Mandi, que possui uma queda d’água de 32 metros — a maior do estado. O local ainda conta com piscinas com água corrente e trilhas pela mata.

8.6 VALE DAS DACHOEIRAS-CRÉDITOS PARA httpswww.rondoniagora.com583c4e8ee929c.jpg

VALE DAS DACHOEIRAS-CRÉDITOS PARA httpswww.rondoniagora.com583c4e8ee929c

 

Guajará-Mirim

 

Guajará-Mirim, cujo nome significa “Cachoeira Pequena” em tupi-guarani, recebeu o título de “Cidade Verde” em 2009, uma vez que mais de 93% de seu território é constituído de Unidades de Conservação e por isso o ecoturismo vem ganhando espaço. Está a 328km da capital.

 

É o segundo maior município do estado em extensão territorial, e o oitavo em população. Em maio de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, Guajará-Mirim recebeu o título de “Cidade Verde”, outorgado pelo Instituto Ambiental Biosfera, em razão de seu mosaico de áreas protegidas, que fazem, da cidade, um dos maiores municípios brasileiros em termos de áreas preservadas. Outras 29 cidades brasileiras também receberam o prestigiado prêmio. A cidade também tem o primeiro jornal editado em língua indígena txapacura.

 

No ciclo da borracha, a extração do látex foi, sem dúvida, ponto decisivo na vida do município. A construção do transporte ferroviário (Estrada de Ferro Madeira-Mamoré) veio acelerar o povoamento local, contribuindo no incremento da agricultura, além do extrativismo vegetal proporcionado pela vasta e rica vegetação natural existente. Estes e outros fatores, também de relevante importância influíram na subsistência da localidade.

 

Localizada na fronteira com a cidade boliviana Guayaramerín, o município mantém uma forte miscigenação cultural, oferecendo aos turistas uma experiência diferenciada. Com efeito, a maior parte dos atrativos de Guajará-Mirim está relacionada às áreas de preservação e à diversidade cultural.

9.6 GUAJAR MIRIM-CRÉDITOS httpwww.pakaas.net PARA aguaja.jpg

 GUAJAR MIRIM-CRÉDITOS httpwww.pakaas.net PARA aguaja

 

Pontos turísticos

 

O Parque Nacional de Pacaás Novos é um destino que todo turista em busca de aventura deve conhecer. O local é uma reserva cheia de belezas naturais, como diversas cachoeiras e o Pico do Tracoá, ponto mais elevado de Rondônia.

9 Visual-da-Serra-de-Pacaas-Novos-PN-Pacaas-Novos-RO-Fonte-IcmBio-702x459-CRÉDITOS PARA httpsaltamontanha.png

Visual-da-Serra-de-Pacaas-Novos-PN-Pacaas-Novos-RO-Fonte-IcmBio-702x459-CRÉDITOS PARA httpsaltamontanha

 

9.2 CACHOEIRAS EM PCAAS NOVOS-CRÉDITOS httpsimg.socioambiental.org PARA am_pcn010009.jpg

CACHOEIRAS EM PACAAS NOVOS-CRÉDITOS httpsimg.socioambiental.org PARA am_pcn010009

 

A Serra dos Parecis é outro ponto turístico cuja visita é indispensável. Preferido de muitos visitantes, o local oferece uma bela vista panorâmica de toda a região e, ao longo do caminho, os turistas encontram córregos e pequenas cachoeiras. Um dos programas mais populares da cidade é, inclusive, assistir o sol nascendo ou contemplar o pôr-do-sol.

9.3 guajara-mirim-rondonia-seturro-t9.3 CRÉDITOS httpswww.suellensantos.fot.brPARA urismo-rondonia-serra-dos-parecisl-seturro-turismo-rondonia-viver-rondonia-viva-rondonia.jpg

guajara-mirim-rondonia-seturro-t9.3 CRÉDITOS httpswww.suellensantos.fot.brPARA urismo-rondonia-serra-dos-parecisl-seturro-turismo-rondonia-viver-rondonia-viva-rondonia

 

O encontro das águas dos rios Pacaás e Mamoré — um verdadeiro espetáculo natural.

9.4 CRÉDITOS httpsportalp1.com.brPARA GILDO-JUNIOR-Encontro-do-Rio-Pacaaas-Novos-e-Mamore-Guajara-Mirim-570x321-1.jpg

CRÉDITOS httpsportalp1.com.brPARA GILDO-JUNIOR-Encontro-do-Rio-Pacaaas-Novos-e-Mamore-Guajara-Mirim-570x321-1

 

Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim apresenta um pouco da história da cidade. No local, os visitantes encontram até mesmo coleções de insetos e fósseis de animais regionais.

9.5 CRÉDITOS PARA httpsrondonia.ro.gov.br Guajará-Mirim_Pontos-Turísticos_14.12.13_Fotos_Daiane-Mendonça-4.jpg

CRÉDITOS PARA httpsrondonia.ro.gov.br Guajará-Mirim_Pontos-Turísticos_14.12.13_Fotos_Daiane-Mendonça-4

 

Costa Marques

 

Localizado a 713 km de Porto Velho, Costa Marques é um dos municípios que fazem parte do Vale do Guaporé, região que vem se destacando no turismo em Rondônia.

Costa Marques é um município com cerca de 17.855 habitantes, no estado de Rondônia . A cidade possui belas praias de água doce, sendo também um dos destinos mais procurados para a prática da pesca esportiva. Em Costa Marques encontra-se o “Real Forte Príncipe da Beira“, a mais antiga edificação do Estado e maior obra de engenharia militar do Brasil-Colônia.

A cidade oferece hotéis e pousadas, na praia existem locais destinados para acampamento e barracas comerciais, com pratos típicos da região, artesanatos confeccionados pelos seringueiros e passeios turísticos.

10 COSTA MAEQUES-CRÉDITOS PARA httpswww.al.ro.leg.br0c1e97a84eb14872a414b99fa520d4c6.jpg

 COSTA MAEQUES-CRÉDITOS PARA httpswww.al.ro.leg.br0c1e97a84eb14872a414b99fa520d4c6

 

O que ver em Costa Marques

 

O Real Forte do Príncipe da Beira é considerado uma das maiores obras da engenharia militar portuguesa do período colonial, tanto pela sua edificação como pela sua fundamental localização estratégica. O Forte está situado na margem direita do rio Guaporé, no município de Costa Marques, estado de Rondônia, na fronteira com a Bolívia.

10.2 REAL FORTE DO PRÍNCIPE DA BEIRA-CRÉDITOS httpsbrasilturismo.comPARA fortebeira.jpg

CRÉDITOS httpsbrasilturismo.comPARA fortebeira

 

Parque Estadual Serra dos Reis
O Parque Estadual da Serra dos Reis está inserido na parte sudoeste do estado de Rondônia, em uma área cuja rede de drenagem contribui para a bacia do Rio Guaporé. Sua extensão de 36.442, hectares, composta por uma floresta “ombrófilas”, caracterizada pelas chuvas intensas e constantes, rica também madeiras nobres, possuindo uma fauna registrada de 152 espécies de aves e 24 mamíferos.

10.3 SERRA DOS REIS-CRÉDITOS PARA httpwww.klimanaturali.org.jpg

 SERRA DOS REIS-CRÉDITOS PARA httpwww.klimanaturali.org

 

A praia do Curralinho é uma parada incrível e super acessível. O local é conhecido pela presença eventual de alguns animais, especialmente gaivotas e tartarugas.

10.4 PRAIA DO CURRALIHO-CRÉDITOS PARA httpsnewsrondonia.com.brc8038ed823468202a6a53f077d343482-1.jpg

 PRAIA DO CURRALINHO-CRÉDITOS PARA httpsnewsrondonia.com.brc8038ed823468202a6a53f077d343482-1