Mato Grosso do Sul

 

Mato Grosso do Sul localiza-se no sul da Região Centro-Oeste. Limita-se com cinco estados brasileiros: Mato Grosso (norte), Goiás e Minas Gerais (nordeste), São Paulo (leste) e Paraná (sudeste); e dois países sul-americanos: Paraguai (sul e sudoeste) e Bolívia (oeste). É dividido em 79 municípios e ocupa uma área é de 357 145,532 km², com tamanho comparável à Alemanha. Com uma população de 2 839 188 habitantes em 2021, Mato Grosso do Sul é o 21º estado mais populoso do Brasil. [Wikipédia]

 

A economia sul-mato-grossense é baseada no chamado binômio pecuária e agricultura. O estado possui o terceiro maior rebanho de bovino de corte do Brasil, ficando atrás, de São Paulo e do vizinho, Mato Grosso.

 

É um dos mais importantes produtores de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar do País. Também é significativa a produção de suínos e aves.

 

A indústria do estado é abastecida, principalmente, pela produção animal. Assim, a maioria dos municípios sobrevive de frigoríficos do abate de bois, suínos e aves.

 

Todo o estado é atravessado pelo gasoduto Bolívia-Brasil, que abastece o País com gás natural boliviano. O gasoduto é administrado pela Petrobras, também responsável por uma indústria de fertilizantes localizada na cidade de Três Lagoas.

 

Em Mato Grosso do Sul está instalado um importante polo minero-siderúrgico no município de Corumbá.

 

O decreto-lei que estabeleceu a criação do Mato Grosso do Sul foi assinado em 11 de outubro de 1977. Até então, o estado era parte do Mato Grosso. O novo estado passou a existir como unidade da Federação em 1 de janeiro de 1977.

 

Entre as justificativas para o desmembramento estava a dificuldade de administrar Mato Grosso porque a área era muito extensa. O relevo e as peculiaridades biológicas também foram levados em conta.

1 Figura-5-Mapa-do-estado-de-Mato-Grosso-do-Sul-com-suas-microrregioes-e-divisoes.png

Cidades imperdíveis do Mato Grosso do Sul

 

Campo Grande – sua capital

 

A capital é uma cidade ampla, bem espalhada, mesmo com seus quase 900 mil habitantes parece uma cidade do interior. Possui ruas largas e bem arborizadas onde é comum ver araras e tucanos.

Seu principal ponto turístico é o Parque das Nações Indígenas, repleto de atrações, com uma grande área verde em meio à cidade.

1 Vista_panoramica_de_campo_grande.jpg

Vista aéreea de Campo Grande

Melhores atrações

 

Gruta do Lago Azul

 

Monumento Natural da Gruta do Lago Azul é um monumento natural no município de Bonito Possui duas cavernas com formações calcárias interessantes, mas frágeis, e está listada como área protegida desde 1978.

2 GRUTA DO LAGO AZUL-7082097709_96b0366efc_b.jpg

Rio Sucuri

 

O Rio Sucuri, localizado em Bonito, possui uma das águas mais cristalinas em todo o mundo e por isso encanta as pessoas que têm a oportunidade de conhecê-lo. Além disso, o local oferece diferentes opções de passeios e é um ponto turístico imperdível para quem visita a região.

3 Peixes_no_Rio_Sucuri_Bonito_MS.jpg

 

Recanto Ecológico Rio da Prata

 

Uma experiência única! Sinta-se como um peixe flutuando em águas cristalinas, rodeado por cardumes e cercado por uma rica biodiversidade, no passeio mais premiado da região de Bonito, Mato Grosso do Sul.

4 DIREITOS AUTORAIS PARA httpsroteirobonitoms.com.br recanto-ecologico-rio-da-prata6.jpg

DIREITOS AUTORAIS PARA httpsroteirobonitoms.com.br recanto-ecologico-rio-da-prata6

 

Aquário Natural

 

O passeio inicia com uma breve caminhada até a nascente do rio chamado Baía Bonita, que dá o nome à Reserva, por onde o visitante flutua numas das águas mais cristalinas do mundo, durante um percurso de mais ou menos 900 metros. Os equipamentos estão inclusos no passeio (roupa de neoprene, colete, máscara e snorkel) o que garante um passeio tranquilo durante a flutuação e a máscara permite visualizar toda a beleza do lugar. https://www.turismo.bonito.ms.gov.br

5 AQÁRIO NATURAL-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.acquaviagens.com.brpeixes-aquario-natural-flutuacao-bonito.jpg

DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.acquaviagens.com.brpeixes-aquario-natural-flutuacao-bonito

 

Parque Ecológico Rio Formoso

O passeio se inicia com uma caminhada de 900 metros até o deque onde começa a atividade da boia cross, que é realizada em percurso de 1.200 metros, passando por 08 corredeiras. A descida de boia cross ocorre individualmente e com paradas para as próximas descidas. Terminada a atividade, retorna-se por trilha de mais 30metros até o receptivo. É um passeio com atividade moderada, diversão e ludicidade garantida. Possui sistema de gestão de segurança. https://bonitobrasiltur.com.br

6 DIREITOS AUTORAIS PARA httpsdestinosnotaveis.com.brParque-Ecologico-Rio-Formoso-3-1024x640.jpg

DIREITOS AUTORAIS PARA httpsdestinosnotaveis.com.brParque-Ecologico-Rio-Formoso-3-1024x640

 

Gruta do Mimoso

 

O visitante será recepcionado com orientações e entrega de todos os equipamentos para a realização do passeio, após ser equipado, o grupo iniciará a trilha com o acompanhamento do guia num percurso de 300 metros. O grupo contará com um deck onde receberá instruções para fazer a flutuação e também um treinamento prático sobre a atividade. Após o treinamento, será feita uma descida numa escadaria com 78 degraus, seguindo para a área interna da caverna e dará início a flutuação onde poderá contemplar toda a Gruta do Mimoso e suas belíssimas formações geológicas. https://bonitobrasiltur.com.br

7 bonito-mato-grosso-do-sul-gruta-do-mimoso-CRÉDITOS PARA httpswww.grutadomimoso.com.br.jpg

https://www.grutadomimoso.com.br/

 

Balneário Municipal

 

O balneário apresenta águas cristalinas que permitem uma visão nítida de peixes com cores e tamanhos variados. É uma opção econômica de curtir a natureza de forma privilegiada e observar a fauna e a flora do local. Dispõe de restaurante, quiosques com churrasqueira (alugada) e lanchonete, quadras de vôlei e futebol de areia, estacionamento e banheiros. É um lugar indicado para todas as idades e não precisa seguir horário específico para visitá-lo.

7.2 CRÉDITOS PARA balneario-municipal-bonito.jpg

CRÉDITOS PARA httpswww.viagensecaminhos.com balneario-municipal-bonito

 

Parque das Cachoeiras

 

O Parque das Cachoeiras é um passeio que ficará marcado para sempre em sua memória, porque além de ter uma cachoeira mais bonita que a outra, a propriedade ainda conta com uma excelente infraestrutura e oferece várias atividades diferentes, garantindo a diversão para visitantes de todas as idades!

8 DIREITOS AUTORAIS PARA httpsdestinosnotaveis.com.brparque-cachoeiras-bonito-2-1024x640.jpg

DIREITOS AUTORAIS PARA httpsdestinosnotaveis.com.brparque-cachoeiras-bonito-2-1024x640

 

Bonito

 

Bonito é uma cidade e centro de ecoturismo no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. A área circundante é conhecida pelos rios de água translúcida, como o Rio da Prata, um destino de snorkeling repleto de peixes. O Abismo Anhumas é uma enorme caverna coberta de estalactites que permite a prática de rapel e de mergulho num lago subterrâneo. Bandos de araras criam ninhos no profundo Buraco das Araras, de cor ocre.

9 DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.acquaviagens.com.brcidade-de-bonito-ms-vista-aerea.png

DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.acquaviagens.com.brcidade-de-bonito-ms-vista-aerea

 

Algumas atrações para você curtir em Bonito

 

  • Recanto Ecológico Rio da Prata.
  • Gruta do Lago Azul-Cavernas e grutas.
  • Rio Sucuri. 3.815.
  • Estância Mimosa Ecoturismo.
  • Parque Ecológico Rio Formoso.
  • Aquário Natural.
  • Gruta Do Mimoso.
  • Bio Park.

Bodoquena

 

A cidade possui características das típicas cidadezinhas do interior do Mato Grosso do Sul com poucos moradores e muita receptividade. Ela possui 8 mil habitantes, e é considerada o 46º maior município de Mato Grosso do Sul, apesar disso, somente em 1980 pode conquistar a tão sonhada categoria de município.

A pequena cidade com a área territorial de 2.507,244 Km², fica muito bem localizada. Para se ter uma ideia, ela está situada a apenas 70km de Bonito e 265 km de Campo Grande, a capital do estado.

10 DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.acquaviagens.com.br foto-de-bonito-ms-praca-da-liberdade-2021.jpg

DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.acquaviagens.com.br foto-de-bonito-ms-praca-da-liberdade-2021

 

15 VISTA AÉREA DA CIDADE DE BODOQUENA-CRÉDITOS PARA httpswww.acquaviagens.com.br95f03092ba87b220ba118ea54d9357fb.jpg

VISTA AÉREA DA CIDADE DE BODOQUENA-CRÉDITOS PARA httpswww.acquaviagens.com.br95f03092ba87b220ba118ea54d9357fb

 

Principais pontos turísticos de Bodoquena

 

Passeio pela cachoeira Boca da Onça - As trilhas são bem equipadas e levam cada vez mais fundo no Pantanal para explorar as maravilhosas piscinas de água corrente, onde é possível desfrutar de um banho refrescante em suas águas cristalinas. Em seguida, continua-se a caminhada para passar por 11 cachoeiras, cada uma mais espetacular que a anterior. Uma dessas cachoeiras é a Boca da Onça, a mais alta do estado com seus 156m de altura.

15.1 CRÉDITOS PARA httpsbocadaonca.com.br cachoeira-lontra-foto-11.jpg

CRÉDITOS PARA httpsbocadaonca.com.br cachoeira-lontra-foto-11

 

Cachoeira Buraco do Macaco - A Cachoeira Buraco do Macaco é um ponto de banho da Boca da Onça e uma aventura inesquecível. É uma caverna cujo teto desabou e a entrada é um túnel escavado na rocha pela força da água. Local mágico onde o sol ilumina a água transparente e o visitante pode se sentar na rocha e admirar a água caindo em forma de cachoeira.

15.2 cachoeira-buraco-macaco-4-749x562-749x562 CRÉDITOS PARA httpsbocadaonca.com.br.jpg

cachoeira-buraco-macaco-4-749x562-749x562 CRÉDITOS PARA httpsbocadaonca.com.br

 

Cânion do Rio Salobra - O Cânion é uma linda área de preservação, com trilhas e cachoeiras, encontradas no coração da Serra da Bodoquena. O passeio com caminhada é perfeito para conhecer a região da Serra da Bodoquena e curtir as cachoeiras do Cânion Rio Salobra e aproveitar de um almoço caseiro.

15.3 CANION DO RIO SALOBRA-CRÉDITOS PARA httpswww.ecoserrana.com.br20210421_103638-1030x1030.jpg

CANION DO RIO SALOBRA-CRÉDITOS PARA httpswww.ecoserrana.com.br20210421_103638-1030x1030

 

Aquidauana

O município, que na época de sua fundação tinha cerca de quarenta pessoas, hoje ultrapassa os cinquenta mil habitantes. Chamada carinhosamente de Portal do Pantanal, tem grande importância para a maior área alagável do mundo, pois serve de acesso ao Pantanal sul-mato-grossense.

 

A palavra “Aquidauana” vem do vocabulário dos índios da etnia Guaicuru, que significa rio estreito. A região possui vários rios que estão entre os mais piscosos do país, como o rio Aquidauana, que é o principal e dá nome à cidade.

 

Pantanal, o município de Aquidauana, distante 140 km de Campo Grande, é a primeira escala de um roteiro de cidades pantaneiras pela rodovia BR-262 que ainda tem os municípios de Miranda e Corumbá.

16 AQUIDAUANA-CRÉDITOS PARA httpswww.turismo.ms.gov.br flvio-andr_igreja-ns-imaculada-conceio_aquidauana_ms_40927192102_o-1-768x431.jpg

AQUIDAUANA-CRÉDITOS PARA httpswww.turismo.ms.gov.br flvio-andr_igreja-ns-imaculada-conceio_aquidauana_ms_40927192102_o-1-768x431

 

O que ver e fazer em Aquidauana

 

Morro do Paxixi - A criação do parque busca garantir a preservação do ecossistema local, como também promover o desenvolvimento socioeconômico da região de forma sustentável, valorizando a cultura e o potencial turístico da área. No caminho da trilha para o topo do Morro do Paxixi, os turistas encontram uma série de atrações naturais, como nascentes de águas, cachoeiras e formações rochosas. Ali se encontra uma grande variedade de fauna e flora, aves, répteis, mamíferos e inúmeras plantas nativas.

17 CRÉDITOS PARAhttpswww.acquaviagens.com.br mirante-morro-paxixi-aquidauana.jpg

CRÉDITOS PARAhttpswww.acquaviagens.com.br mirante-morro-paxixi-aquidauana

 

Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro - O Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro foi criado em 2000 com uma área de 78.300 hectares. Abrangendo os municípios de Aquidauana e Corumbá, sua área contempla ambientes representativos e diversificados característicos do Pantanal como lagoas permanentes, cordões de matas e o brejão do Rio Negro, os quais servem de refúgio e fonte de alimento a fauna local. Essas áreas periodicamente inundadas são consideradas como o berçário dos peixes do Pantanal.

18 CRÉDITOS PARA httpswww.imasul.ms.gov.br parque-estadual-do-rio-negro_foto-guilherme-rondon.jpg

CRÉDITOS PARA httpswww.imasul.ms.gov.br parque-estadual-do-rio-negro_foto-guilherme-rondon

 

Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição - Inaugurada em 4 de abril de 1912, a igreja da Paróquia Imaculada Conceição, a Matriz de Aquidauana, é um cartão de visita da cidade pelo significado religioso, história e beleza arquitetônica gótica. Fica na Praça Imaculada Conceição, 2016, região central.

21 IGREJA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO-CRÉDITOS PARA  httpsdiariomsnews.com.br AAAAAAAAAAAA019852fd-6288-48Aa-9738-92b5c2b8e8ed-768x576.jpg

 IGREJA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO-CRÉDITOS PARA  httpsdiariomsnews.com.br AAAAAAAAAAAA019852fd-6288-48Aa-9738-92b5c2b8e8ed-768x576

 

Ponte Roldão Carlos de Oliveira [Ponte Velha] - Construída entre 1918 e 1921, a ponte Roldão Carlos de Oliveira, mais conhecida como Ponte Velha ou Ponte da Amizade, sobre o Rio Aquidauana, tem 23 metros de altura e 63 metros de extensão, e foi a primeira ligação não fluvial entre as duas partes da cidade às margens do rio

22 PONTE ROLDÃO DE OLIVEIRA-CRÉDITOS PARA httpswww.opantaneiro.com.brwhatsapp-image-2021-01-20-at-163056.jpg

 PONTE ROLDÃO DE OLIVEIRA-CRÉDITOS PARA httpswww.opantaneiro.com.brwhatsapp-image-2021-01-20-at-163056

 

Corumbá

 

Corumbá é uma cidade junto ao rio Paraguai, no sudoeste brasileiro. É uma porta de entrada para o Pantanal que possui espécies selvagens como jaguares e lontras. A estátua do Cristo Rei do Pantanal proporciona vistas panorâmicas da cidade e do pantanal, tal como a Escadinha do Quinze. A arquitetura colonial na área do porto revela a importância da área no passado. O Museu de História do Pantanal (conhecido como Muhpan) oferece exposições históricas sobre o Pantanal.

 

Com o nome de origem tupi-guarani Curupah – que significa “lugar distante” – e, depois de ter outras denominações ao longo de sua história, Corumbá é conhecida como Cidade Branca, devido à cor clara de seu solo, rico em calcário. A ocupação da região teve início ainda no século XVI quando, com a expectativa de encontrar ouro, a área do atual município foi explorada pelos portugueses, que começaram a chegar em 1524.

 

Durante a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), a Freguesia de Santa Cruz de Corumbá – nome que recebeu na emancipação – foi palco de uma das principais batalhas do conflito, sendo ocupada e destruída por tropas de Solano Lopez em 1865. A partir de 1870, ao ser retomada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho, a cidade começou a ser reconstruída. Na mesma época, imigrantes europeus e de outros países sul-americanos chegaram, impulsionando o desenvolvimento local. Como resultado, Corumbá foi o terceiro maior porto da América Latina até 1930.

1 Aerial_view_Corumbá,_Mato_Grosso_do_Sul_-_image_2.jpg

O que ver e fazer em Corumbá

 

Caminhar pelo Porto Geral - é um dos maiores portos fluviais do Brasil e o maior porto da região Centro-Oeste. Foi através do Porto de Corumbá que chegou a riqueza, o progresso, os imigrantes, o desenvolvimento e a cultura, principalmente vinda da Europa e do Rio de Janeiro.

2 PORTO GERAL DE CORUMBÁ-FLICKIR-39735290540_214f53208f_b.jpg

Passear de barco pelo Rio Paraguai - Quando pensamos em Pantanal, logo vem a nossa mente lugares alagados e muitos animais, como jacarés e pássaros. E o passeio de barco é o lugar perfeito para ver tudo isso realmente acontecer. Esse é um passeio que pode acontecer em barcos pequenos comuns ou em chalanas, que são embarcações maiores. Isso vai depender da quantidade de pessoas que fecharem com a empresa. Você pode fazer tanto passeios privados quanto coletivos, dividindo a embarcação com outros grupos. De qualquer forma, o roteiro é relativamente o mesmo.

 

Já pensou em almoçar uma típica peixada pantaneira, tentar fisgar uma piranha e encontrar jacarés, garças, tuiuiús e a magnifica vitória régia na companhia de sua família e/ou amigos? Organize sua turma e embarque em uma de nossas chalanas e navegue pelas águas do Pantanal de Corumbá.

3 CRÉDITOS PARA httpscamaracorumba.ms.gov.brcontent_chalana_04__medium.jpg

CRÉDITOS PARA httpscamaracorumba.ms.gov.brcontent_chalana_04__medium

 

“Fazer” a Feira de Domingo da Rua Ladário – É uma profusão de aromas e sabores na Feira de Domingo, localizada na Rua Ladário, com mais de 180 barracas. Nesta caminhada, os quitutes e a cultura local se destacam! É possível saborear o famoso pastel de Corumbá, a saltenha [saltenha é um pastel assado de origem argentina que ganhou fama na Bolívia e é consumido também no Brasil], o bolo de arroz, bolinho de bacalhau e o caldo de cana.

4 CRÉDITOS PARA httpsperolanews.com.br FEIRA-DE-LADARIO-0602-0011.jpg

CRÉDITOS PARA httpsperolanews.com.br FEIRA-DE-LADARIO-0602-0011

 

Mirante do Cristo Rei do Pantanal - Localizado no alto do Morro do Cruzeiro, o Cristo Rei do Pantanal foi construído ela artista plástica corumbaense Izulina Xavier. Tem 12 metros de altura, possui um mirante que proporcionam uma vista privilegiada de Corumbá, Ladário, Bolívia e Pantanal.

5 WIKMÉDIA COMMONS Cristo_do_Rei_do_Pantanal_-_Corumbá,_Mato_Grosso_do_Sul.jpg

WIKMÉDIA COMMONS Cristo_do_Rei_do_Pantanal_-_Corumbá,_Mato_Grosso_do_Sul

 

Curtir as pousadas pantaneiras da Estrada Parque Pantanal - Contemplar os cenários naturais do Pantanal de Corumbá, fazer um safári fotográfico para avistar araras, tucanos, cervos, jacarés outros animais. Saborear a deliciosa culinária pantaneira, se aventurar pelas trilhas pelos campos abertos e matas, cavalgar por alagados, ou simplesmente relaxar ao pôr do sol, são algumas das atividades que você poderá realizar em uma das pousadas pantaneiras ou hotéis rurais num único dia.

5.2 CRÉDITOA PARA WIKIMEDIA COMMONSPortal_da_Rodovia_Transpantaneira.JPG

CRÉDITOS PARA WIKIMEDIA COMMONSPortal_da_Rodovia_Transpantaneira

 

 

Pantanal Matogrossense do Sul

 

Melhores cidades para desbravar o Pantanal do Sul:

 

Corumbá - Ela está localizada bem na fronteira com a Bolívia e distante 435 quilômetros da capital Campo Grande MS. Também é ponto de partida para quem pega o trajeto para atravessar a Estrada Parque do Pantanal.

 

A melhor época para visitar o Pantanal é entre julho e outubro, que é o período de seca. Esse é o momento de alta temporada na região, e deve-se a diversos motivos. Um deles é o próprio fato da locomoção, já que o tempo seco proporciona um deslocamento facilitado de um ponto a outro.

Na região, é possível se hospedar em barcos-hotéis, hotéis fazenda e pousadas que organizam passeios de barco para pescaria. Lembrando que de novembro a março ocorre a Piracema e a pesca é proibida, para que a reprodução dos peixes não seja prejudicada.

 

Miranda - É porta de entrada para as circundantes zonas húmidas de Pantanal, a sul, com vida selvagem como jaguares, araras, lontras e caimões. A área é ladeada por fazendas de gado e é atravessada por canais de água e trilhos. O centro cultural de Terena da cidade narra a história do povo indígena, Terena.

 

As fazendas dão lugar a pousadas e hotéis no Pantanal que oferecem atividades características da região, como cavalgadas, trilhas, safáris e passeios noturnos para quem quer ver de perto os imensos jacarés, por exemplo.

 

Aquidauana - O rio de mesmo nome corta o município com suas águas mansas, as quais formam praias de água doce e paisagens incríveis, cenário perfeito para pescar ou praticar esportes náuticos. Aquidauana MS também abriga fauna e flora típicas do Pantanal que podem ser vistos nos principais parques naturais da cidade: Pirizal, João Dias e Lagoa Comprida.

 

Observação: para que possam aproveitar todas as atrações existentes no Pantanal, sugerimos consultar uma Empresa de Turismos com roteiros programados. Os preços oscilam entre 3, 4 e 7 mil reais.

Os pacotes de passeio pelo Pantanal podem incluir:

  • Transporte a partir de cidades próximas, como Campo Grande ou Cuiabá
  • Hospedagem em pousadas ou hotéis
  • Refeições
  • Guias especializados
  •  

Para se hospedar procure uma das cidades citadas acima: Corumbá, Miranda ou Aquidauana.

mapa 3.png

Acima , uma sequência de imágens deste paraíso.

Jardim

 

O município de Jardim/MS faz parte do Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, conhecido popularmente como Bonito, o principal centro de turismo do estado do Mato Grosso do Sul.

A cidade de Jardim foi fundada no ano de 1946, durante as obras da rodovia BR-060, que liga os municípios de Bela Vista (MS) e Brasília (DF).

O nome da cidade teve origem na Fazenda Jardim, local que se tornou um ponto estratégico para os soldados brasileiros durante a Guerra da Tríplice Aliança.

Sugerimos a que oferece pacotes para todos os gostos e bolsos.

 

https://bonitoecotour.com/pacotes-de-viagem-para-bonito-ms/

 

Acesse o link acima e confira os pacotes, hospedagens e refeições.

Conheça

 

Buraco das Araras – agricultores descobriram um enorme buraco — com cerca de 500 metros de circunferência e 127 metros de profundidade — que abrigava, e ainda abriga, inúmeras espécies de aves.

11 Wikipédia - Buraco_das_Araras_Jardim_MS_Brazil.jpg

Recanto Ecológico Rio da Prata - Destino de ecoturismo com snorkel, mergulho, passeios a cavalo e observação de pássaros. Destino de ecoturismo com snorkel, mergulho, passeios a cavalo e observação de pássaros.

12 CRÉDITOS PARA httpsvamocomigo.com  flutuação-rio-da-prata-destacada.jpg

CRÉDITOS PARA httpsvamocomigo.com  flutuação-rio-da-prata-destacada

 

Lagoa Misteriosa - O Lagoa Misteriosa é o nome popular de uma caverna alagada com cerca de 220 metros de profundidade localizado no município de Jardim.

13 CRÉDITOS PARA httpsbonitoecotour.com httpswww.acquaviagens.com.br flutuacao-lagoa-misteriosa-vista-de-fora.jpg

CRÉDITOS PARA httpsbonitoecotour.com httpswww.acquaviagens.com.br flutuacao-lagoa-misteriosa-vista-de-fora

 

Balneário Jardim Ecopark - é outro ponto turístico de Jardim, que vale a pena visitar. Situado às margens do Rio da Prata, o local compreende trechos de correnteza e tranquilos do renomado rio. Portanto, o resort oferece entretenimento para todas as faixas etárias e preferências.

14 CRÉDITOS PARA   eco-park-porto-da-ilha-–-ilha-do-padre_1.jpg

CRÉDITOS PARA httpsbonitoecotour.com httpswww.acquaviagens.com.br flutuacao-lagoa-misteriosa-vista-de-fora

 

Parque Nacional da Serra da Bodoquena - O Parque, criado em novembro de 2000, com 76.400 ha, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O parque abriga a maior extensão contínua de Mata Atlântica do estado. Isso sem falar das montanhas calcárias — diferentes de todas as outras montanhas da região — das florestas estacionais, savanas e fazendas alagoas.

15 PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA-CRÉDITOS PARA httpswww.brasil-turismo.com cachoeira.jpg

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA-CRÉDITOS PARA httpswww.brasil-turismo.com cachoeira

 

15.2 SERRA DA BODOQUENA-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.brimg-20190531-wa0052-largejpg.jpg

SERRA DA BODOQUENA-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.brimg-20190531-wa0052-largejpg

 

15.3 CRÉDITOS PARA httpswww.vivabonito.com.brserradabodoquena-3.png

 CRÉDITOS PARA httpswww.vivabonito.com.brserradabodoquena-3