Pernambuco
A sua capital moderna, o Recife, inclui um porto, a cidade velha e a popular área balnear de Boa Viagem. Ao largo da costa, o arquipélago vulcânico de Fernando de Noronha possui uma linha costeira dentada, praias poucos urbanizadas e um parque marítimo. A sul do Recife, a praia de Porto de Galinhas, protegida por um recife, oferece piscinas naturais. A norte encontra-se Olinda, uma cidade colonial situada entre uma vegetação exuberante. Faz fronteira com cinco estados da mesma região: Alagoas e Bahia (sul), Piauí (oeste), Ceará (noroeste) e Paraíba (norte). Também é banhado pelo Oceano Atlântico, a leste.
A geografia de Pernambuco é marcada pela diferença entre o litoral, com vegetação tropical e clima úmido, e o interior, com vegetação xerófila e clima seco. A Caatinga e a Mata Atlântica são os biomas mais comuns em Pernambuco. A primeira ocorre com mais frequência no interior, por ser uma vegetação adaptada ao clima quente e seco. Já a Mata Atlântica pode ser encontrada nas áreas litorâneas, no leste do estado.
Rios como o São Francisco, Capibaribe, Ipojuca e Jaboatão são os principais do estado, com destaque para o Velho Chico (Rio São Francisco), que é de extrema importância para as áreas interioranas do estado que praticam a fruticultura.
As atividades industriais estão concentradas no litoral, região mais rica do estado, onde está disposta a maior parte das indústrias. Pernambuco possui diversos modais de transporte, com destaque para o rodoviário e o aquaviário. População: 9,3 milhões, conforme a estimativa do IBGE para 2015.
Cidades imperdíveis de Pernambuco 1
Recife - a capital
Fundada em 1537, Recife é um destino indispensável na lista de cidades turísticas para conhecer em Pernambuco, não só por ser sua capital, mas também por ser um lugar incrível, muito rico e cheio de cultura e beleza.
A cidade é conhecida por suas praias, como Boa Viagem, e por sua forte presença de música popular, incluindo o “Frevo” e o “Maracatu”. A cidade de Recife é também um importante centro econômico e financeiro do Nordeste.
É uma fusão fascinante entre tradição e modernidade, onde a rica herança histórica se mistura harmoniosamente com a energia contemporânea. Conhecida como a “Veneza Brasileira” devido aos seus inúmeros canais, Recife oferece uma experiência única aos visitantes.
Principais pontos turísticos
Onde comer em Recife
https://www.penaestrada.blog.br/restaurantes-em-recife/
https://www.viajareumprazer.com.br/restaurantes-em-recife/
https://viajeleve.net/restaurantes-em-recife/
Para curtir e conhecer melhor a Recife oferece, hospede-se:
https://www.booking.com/recife
https://www.momondo.com.br/hoteis/recife
https://www.trivago.com.br/pt-BR/odr/hot%C3%A9is-recife-brasil?search=200-59140
Nas imagens Marco Zero e as tres pontes, vista parcial da cidade, Marco Zero Boa Viagem e vista dos Rios Beberibe e Capibaribe e suas pontes.
Olinda
Olinda tem na exuberância cultural uma de suas marcas mais fortes, sendo a mais antiga entre as cidades brasileiras a receber o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Essa riqueza cultural leva, todos os anos, em média um milhão de visitantes à cidade, que se somam aos quase 390 mil habitantes locais. Com 481 anos de história, a cidade pernambucana prepara-se para os próximos pensando na mobilidade sustentável.
O centro histórico de Olinda, vizinho à cidade do Recife, remete ao início da colonização portuguesa no Brasil, no século XVI, quando se consolidou como sede da Capitania de Pernambuco, no período áureo da economia de cana de açúcar. O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico foi tombado pelo Iphan, em 1968. O reconhecimento da cidade como Patrimônio Mundial Cultural, pela Unesco, ocorreu em 1982 e refere-se a uma área de 1,2 km2 e cerca de 1.500 imóveis, os quais testemunham diferentes estilos arquitetônicos: edifícios coloniais do século XVI harmonizam-se às fachadas de azulejos dos séculos XVIII e XIX e às obras neoclássicas e ecléticas do início do século XX.
O que ver em Olinda
Onde comer
https://www.queroviajarmais.com/restaurantes-em-olinda/
https://www.hoteis.com/go/brasil/blog-os-melhores-restaurantes-em-olinda
https://www.essemundoenosso.com.br/onde-comer-em-olinda/
Onde se hospedar
Na verdade, quem tem poucos dias para explorar a região, é perfeitamente possível se hospedar em Recife e dedicar apenas um dia da programação para visitar a cidade histórica. Neste caso, ficar em Olinda não é uma necessidade.
Imagens do Centro Histórico de Olinda e sua Igreja Matriz de Nossa Senhora do Mote.
Caruaru
Caruaru está a 130 km de Recife, capital de Pernambuco, e localizada no Agreste Central do estado e na região do Planalto da Borborema, com altitude média de 554 metros acima do nível do mar. Seu ponto urbano culminante é o Monte Bom Jesus, com 630 metros de altitude, também um dos principais locais turísticos. Carrega o título de Princesa do Agreste. O clima semiárido do município apresenta uma temperatura que, em geral, varia entre 17 °C e 32 °C. Ao norte do território, encontra-se a zona de domínio da caatinga xerófila, territorialmente maior e mais seca, e, ao sul do território, existem os brejos, onde as chuvas são mais frequentes, a vegetação mais exuberante e por onde passa o Rio Ipojuca.
Caruaru abriga cerca de 365 mil habitantes e tem como principal atividade econômica o Comércio e Serviços, seguido da Indústria, com destaque para o setor de confecções. Caruaru representa a 1ª economia das cidades do interior de Pernambuco e a 6ª maior economia do estado.
Uma viagem por Caruaru vai incluir visitar museus, lojas de artesanato e até se aventurar por reservas naturais, assim como as montanhas nos arredores da cidade. Quem pretende viajar em junho, ainda tem a maior festa junina do mundo para aproveitar, por isso recomendamos fortemente visitar a cidade nesse período.
Não deixe de ver
Onde comer em Caruaru
https://conheca.caruaru.pe.gov.br/site/restaurante
https://restaurantguru.com.br/Caruaru
https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g1784979-Caruaru_State_of_Pernambuco.html
Se hospede para aproveitar mais a cidade
https://www.booking.com/caruaru
https://www.kayak.com.br/Caruaru-Hoteis.52207.hotel.ksp
https://www.hotel.com.br/hoteis-em-caruaru.html
Cidades imperdíveis de Pernambuco 2
Petrolina
Uma das melhores cidades para viver no Nordeste, Petrolina é um destino incrível para visitar também. É por isso que vamos falar o que fazer em Petrolina, sua cultura viva, cultivo de frutas e produção de vinhos premiados no Brasil. Além disso, a cidade está às margens do Rio São Francisco fazendo do sertão um lugar com praias e ilhas no interior de Pernambuco.
Às margens do Rio São Francisco, o famoso Velho Chico, Petrolina é uma cidade que encanta qualquer pessoa em busca de tranquilidade, belezas naturais e muita cultura brasileira. Com opções de passeios para toda a família, ela traz na sua bagagem histórica tudo aquilo que adoramos no nosso país: música, comida boa e natureza exuberante.
A vila recebeu a denominação de Petrolina em homenagem ao imperador D. Pedro II, que ocupava, então, o trono do Brasil. Há uma versão segundo a qual o topônimo seria uma dupla homenagem, com a junção do nome do imperador, em sua forma latina (Petrus), ao da imperatriz Tereza Cristina, resultando em Petrolina.
Pontos turísticos em Petrolina
Rota dos Vinhos - Atualmente, o Vale do São Francisco abriga a vinícola Botticelli, em Santa Maria da Boa Vista (PE); as vinícolas Bianchetti, Mandacaru e Terroir do São Francisco, e a vitivinícola Rio Sol (Santa Maria), em Lagoa Grande (PE); a Vitivinícola Quintas São Braz, em Petrolina (PE); e a vinícola Terra Nova, em Casa Nova (BA).
Centro de artes Ana das Carrancas - Ana Carrancas foi uma artesão bastante conhecida da região e seu acervo está quase completo no Centro de Artes da cidade.
Onde comer em Petrolina
https://cardapio.menu/list/61387013/restaurantes-petrolina
https://restaurantguru.com.br/Petrolina
https://restaurantguru.com.br/great-location-Petrolina-m9642
Vai precisar se hospedar para ver tudo
https://www.booking.com/petrolina
https://www.kayak.com.br/Petrolina-Hoteis.54043.hotel.ksp
https://www.hotel.com.br/hoteis-em-petrolina.html
Imagens da vista parcial da cidade, Catedral de Petrolina, Rio São Francisco, navegando no Vapor do Vinho.
Cabo de Santo Agostinho
É um município, distante 45 minutos da capital, dono de um grande acervo histórico com suas igrejas e casarões coloniais, além de contar com ruínas que levam os turistas a uma viagem no tempo e nos acontecimentos. Para os amantes de aventuras, existem muitos atrativos, o local atrai surfistas do mundo todo, além dos apaixonados por trilhas para passeios incríveis. Agora se o que você procura é paz e sossego aqui também tem lugar para você.
É evidente que os mais ativos podem andar de tirolesa, fazer uma caminhada para visitar a histórica Igreja de Nazaré, tomar um banho de argila em Itapuama, ou fazer snorkelling na Praia da Enseada dos Corais. Mas Santo Agostinho é, na sua essência, sinônimo de praia.
Um pouco de história
Os relatos indicam que o desbravador espanhol Vicente Yáñez Pinzón chegou ao cabo em janeiro de 1500, sob comando da Coroa Espanhola.
Pedro Álvares Cabral, por sua vez, só desembarcou na região de Porto Seguro em abril daquele ano, dando enfim início à colonização portuguesa.
A partir daí a região se tornou um grande polo de produção de cana de açúcar e por muito tempo representou a riqueza econômica pernambucana.
O que ver em Cabo de Santo Agostinho
Onde comer em Cabo
https://restaurantguru.com.br/Cabo-de-Santo-Agostinho
https://restaurantguru.com.br/self-service-Cabo-de-Santo-Agostinho-m9658
https://www.minube.com.br/sitio-preferido/-----bar-do-paulista-a3639018
Hospede-se a aproveite o máximo
https://www.booking.com/cabo-de-santo-agostinho
https://www.hoteis.com/de1705166/hoteis-em-cabo-de-santo-agostinho-brasil/
https://www.kayak.com.br/Cabo-De-Santo-Agostinho-Hoteis.48331.hotel.ksp
Imagens Praia de Calhetas, ruinas do Forte Castelo do Mar, sítio histírico e Praia de Gaibu.
Garanhuns
Garanhuns é um município brasileiro do agreste do estado de Pernambuco, distante 230 quilômetros da capital pernambucana, Recife. Ocupa uma área de 458,552 km², Pertence a Região Geográfica Intermediária de Caruaru e é o principal e mais populoso município da Região Geográfica Imediata de Garanhuns.
A melhor época para ir a Garanhuns é entre os meses de junho a outubro. Isso porque, as temperaturas caem em média 13º fazendo com que o clima fica bem mais agradável. Sem contar que é neste período em que a visitação a cidade aumenta, porque é realizado o principal festival da região.
O que ver e fazer em Garanhuns
Onde comer
https://restaurantguru.com.br/Garanhuns
https://cardapio.menu/list/47113955/restaurantes-garanhuns
https://restaurantguru.com.br/great-location-Garanhuns-m9642
Onde pernoitar
https://www.booking.com/garanhuns
https://www.kayak.com.br/Garanhuns-Hoteis.13608.hotel.ksp
https://www.expedia.com.br/Garanhuns-Hoteis.d6295981.Guia-de-Hoteis
Portal da Cidade, bairro de Heliópolis, relógio de flores, Cristo e Seminário São José.
CIDADES IMPERDÍVEIS DE PERNAMBUCO 3
Fernando de Noronha
O arquipélago de Fernando de Noronha é formado por duas Unidades de Conservação federais: o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha.
No Parque Nacional a visitação é organizada conforme orientações disponíveis nesse site.
A Área de Proteção Ambiental é onde se encontram as estruturas diversas da ilha de apoio ao visitante como pousadas, restaurantes, escolas e hospital. A gestão da infraestrutura da ilha é realizada pela Autarquia Territorial do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (ATDEFN), regida dentro do Estado de Pernambuco.
O Arquipélago de Fernando de Noronha, distrito do Estado de Pernambuco, foi declarado Parque Nacional em 1988 e, em 2001, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial. Em diversos períodos políticos, Fernando de Noronha era o destino de presos políticos, como os ciganos (em 1739), os farroupilhas (em 1844) e os capoeiristas (em 1890). Em 1938, a ilha foi requisitada pela União para tornar-se oficialmente um presídio político. Atualmente, sua principal atividade econômica é o turismo.
O que ver e fazer em Noronha
= Enseada dos Tubarões
= Praia do Sancho
= Mirantes do Sancho e Golfinho
= Praia Cacimba do Padre
= Baía dos Porcos
= Praia do Cachorro (e Buraco do Galego)
= Praia da Conceição
= Praia do Bode
= Praia do Leão
Onde e o que comer em Noronha
https://jujunatrip.com/onde-comer-em-noronha/
https://viagemclub.com.br/melhores-restaurantes-de-fernando-de-noronha/
https://www.ondecomerebeber.com/melhores-restaurantes-fernando-de-noronha/
Para ver e curtir tudo, hospede-se
https://www.booking.com/fernando-de-noronha
https://magazine.trivago.com.br/onde-ficar-em-fernando-de-noronha/
https://www.hoteis.com/de1705576/hoteis-em-fernando-de-noronha-brasil/
Na sequência Vila dos Remédios, Parque Nacioal Marinho e Baia dos Porcos.
Porto de Galinhas
Porto de Galinhas, é um distrito localizado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, a cerca de 60 km de Recife. A vila é um dos melhores destinos de praia não apenas do Nordeste, mas do Brasil. Por 10 anos consecutivos, Porto de Galinhas foi eleita a praia mais bonita do Brasil pela Revista Viagem e Turismo. O título não é pra menos: além das belíssimas praias, o local reúne excelentes hotéis, gastronomia de alta qualidade, passeios inesquecíveis e um povo muito acolhedor.
É um destino para viajar o ano todo, pois o calor típico do Nordeste do Brasil pode se sentir todos os meses do ano! No entanto, os meses de verão são considerados alta temporada. É o período mais seco da região, quando a temperatura consegue passar com facilidade os 30ºC (86F). Na primavera e principalmente no verão, as praias estão lotadas e os preços costumam ser mais altos. Porém, é uma época fantástica para curtir diferentes momentos e festividades especiais, como o Réveillon na praia e o Carnaval.
O que ver e fazer em Porto
= Praia de Muro Alto - É uma das mais famosas da região. Localizada a aproximadamente 8 km da praia de Porto de Galinhas, ela possui águas mornas, rasas e cristalinas, atraindo muitos turistas.
= Piscinas Naturais de Porto de Galinhas - As piscinas naturais de Porto de Galinhas permitem que essa seja uma das praias mais famosas de Porto. Com sua beleza paradisíaca, as águas azuis e calmas marcam o local, já que é possível até mesmo observar os peixes que vivem ali.
= Pontal de Maracaípe - É o local onde acontece o encontro entre as águas do rios e do mar. Devido ao acesso ser restrito apenas para quem vai a pé ou de bugue.
= Praia de Cupe - A Praia de Cupe é uma opção que possui o mar calmo e tranquilo, sendo perfeita para passeios em família, especialmente para crianças.
= Praia de Maracaípe - A Praia de Maracaípe é localizada bem próxima da praia de Porto de Galinhas, sendo conhecida por abrigar visitantes de todos os gostos – tanto surfistas quanto pessoas que buscam tranquilidade.
= Praia da Vila de Porto de Galinhas - A Praia da Vila de Porto de Galinhas é um local surpreendente. Suas águas calmas e cristalinas atraem muitos turistas, especialmente aos finais de semana e no verão.
Onde comer em Porto de Galinhas
https://www.viajenaviagem.com/destino/porto-de-galinhas/onde-comer/
https://viagemclub.com.br/restaurantes-baratos-em-porto-de-galinhas/
https://nilotrip.com/8-restaurantes-incriveis-para-comer-em-porto-de-galinhas/
Onde se hospedar
https://www.booking.com/porto-de-galinhas
https://www.penaestrada.blog.br/onde-ficar-em-porto-de-galinhas/
https://www.hoteis.com/de1729481/hoteis-em-porto-de-galinhas-brasil/
Imagens que falam por si só sobre este paraíso que é Porto de Galihas!