Tocantins
Tocantins é um estado no centro do Brasil. Caracteriza-se pelo cerrado (prado seco e matagais), rios vastos e plantações de soja. A capital moderna, Palmas, foi construída propositadamente no centro geográfico do estado e está rodeada de colinas arborizadas. Ligeiramente a sudeste de Palmas, Taquaruçu do Porto é um destino de ecoturismo conhecido pelas trilhas de caminhada e pelas quedas de água.
O Tocantins foi o último estado brasileiro a ser criado, tendo sido estabelecido no ano de 1988. Está localizado na Região Norte do país e conta com 1,5 milhão de habitantes.
Clima do Tocantins
O tipo climático predominante no Tocantins é o tropical. Na região conhecida como Bico do Papagaio, no extremo norte do estado, há ocorrência do clima equatorial úmido.
No geral, o primeiro tipo possui uma estação seca bastante proeminente, que vai do mês de maio ou junho até outubro, quando se inicia o período chuvoso. Este se prolonga até o mês de abril. As médias pluviométricas anuais variam entre 1.200 e 1.800 mm, enquanto as temperaturas são elevadas mesmo no inverno, ficando acima dos 18º C.
No norte do estado, sob o clima equatorial, os volumes de chuva são maiores, podendo superar os 2.000 mm.
Relevo
O estado é composto também por depressões e planícies fluviais. Destacam-se as planícies do Rio Tocantins e do Rio Araguaia, sendo esta a mais abrangente em área, localizada no sudoeste tocantinense. O ponto mais elevado do estado é a Serra das Traíras, próximo à divisa com Goiás, com 1.340 metros de altitude.
Vegetação
As espécies vegetais características do Cerrado se espraiam por quase todo o Tocantins. Da mesma forma como acontece com o clima, apenas uma pequena parcela do norte do território está inserida no bioma amazônico, por onde se estende uma faixa de transição entre os dois domínios. Próximo da fronteira leste com o Pará e norte com o Maranhão, é possível observar a presença de florestas.
1 TOCANTINS-CRÉDITOS PARA httpswww.redalyc.org75257033004_gf3
Cidades imperdíveis do Tocantins
Palmas - sua capital
A capital mais jovem do Brasil não pode ficar de fora da nossa lista. O turismo em Palmas inclui várias cachoeiras, praias fluviais e pontos turísticos ideais para prática de esportes, como trilhas, tirolesa e até voo livre. É uma boa opção de sede para quem tem pouco tempo de viagem disponível: boa infraestrutura, bom aeroporto e muitas cidades interessantes em suas redondezas.
O que ver em Palmas
Praça dos Girassóis - Considerada uma das maiores praças do mundo, a Praça dos Girassóis, situada no marco central de Palmas e no centro geodésico do Brasil, abriga os três poderes tocantinenses: poder executivo – Palácio Araguaia, poder legislativo – Palácio João D’Abreu, e poder judiciário – Palácio Rio Tocantins. A partir da praça, tendo-se como referência o Palácio Araguaia, foram projetadas ruas e avenidas do Plano Diretor da Capital.
CRÉDITOS PARA httpswww.worldpackers.comid3pdvcknixzcyxykolm
Palácio Araguaia - O Palácio tem uma arquitetura moderna e imponente, já que ocupa uma área de 14 mil metros quadrados. Na Fachada, é marcante a presença dos arcos, em tijolos de tonalidade marrom, fazendo uma referência à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, construída pelos escravos no período colonial.
CRÉDITOS PARA httpswww.ogirassol.com.br-foto _20230725103738
PAINEL INTERIOR DO PALÁCIO-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.brpalacio-araguaia
Memorial Coluna Prestes - O Memorial, uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer que homenageia a passagem da Coluna Prestes pela região. Inaugurado em 2001, esse edifício, cuja arquitetura carrega os inconfundíveis traços curvilíneos de Niemeyer, possui um salão de exposições, auditório com 99 lugares, salas de vídeo e pesquisas, além de um acervo com documentos e objetos relacionados a esse movimento político. Ao lado, Luiz Carlos Prestes também é lembrado na obra “O Cavaleiro da Luz”, uma estátua de bronze de autoria do artista plástico Maurício Bentes.
CRÉDITOS PARA httpsturismo.to.gov.br1644431516LgDhLkixwS
Praia da Graciosa - Porta de entrada da Capital, a Graciosa é a principal praia da cidade. Revitalizada no primeiro semestre de 2016, conta com uma excelente estrutura para receber turistas e moradores, com estacionamento e rampas de acessibilidade. São 520 metros de orla que comportam bares e restaurantes, quadras de esporte, banheiros, playground, marina com atracadouro, píer e vista para a Ponte da Amizade.
CRÉDITOS PARA httpswww.istockphoto.comistockphoto-1151612571-612x612
Monumento aos Dezoito do Forte - Inaugurado em 05 de outubro de 2001, o monumento homenageia a revolução contra a República Velha. As 18 estatuas representam a guarnição de soldados que manteve de pé o Forte de Copacabana e a Escola no Realengo.
Monumento aos Pioneiros de Palmas - O Monumento Súplica dos Pioneiros, também de Maurício Bentes faz homenagem aos primeiros moradores de Palmas que ajudaram a construir a cidade. A obra é feita em bronze e retrata uma família de nove personagens: pai, mãe, filhos, filhas e um carneiro. As esculturas são enormes e impressionam pela beleza.
CRÉDITOS PARA httpswww.to.gov.br135609
Onde comer em Palmas
https://www.eucurtoaorla.com.br/top-3-melhores-restaurantes-da-orla-de-palmas/28
https://viajandocomamalarosa.com.br/melhores-restaurantes-com-espaco-kids-em-palmas-to/
https://www.encontrapalmas.com.br/r/restaurantes-em-palmas.shtml
Onde se hospedar
https://www.booking.com/palmas
https://www.kayak.com.br/Palmas-Hoteis.30355.hotel.ksp
https://www.trivago.com.br/pt-BR/odr/hot%C3%A9is-palmas-brasil?search=200-60836
Parque Estadual do Jalapão
O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158 970,95 ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins.
Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão é um lugar de descobertas surpreendentes. Em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, surgem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas.
Neste cenário, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão. Seria um deserto, se a região não fosse também um paraíso das águas e um lugar onde a presença de flores e animais exóticos salta aos olhos. Um convite à contemplação e à aventura.
Localizado na região este do Tocantins, a 180 km da Capital, o Jalapão ocupa uma área de 34 mil km². Os municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins compõem a região, que é uma unidade de conservação ambiental do Tocantins e tem temperatura média de 30º C. [https://www.to.gov.br/jalapao]
Para aprtoveitar tudo e não perder nada, você pode recorrer a tours organizados que possuem três opções:
A pioneira Korubo hospeda seus passageiros por quatro noites num (superconfortável) acampamento permanente (ou safari camp) à beira do rio Novo, 60 km antes de Mateiros (ou 100 km depois de Ponte Alta). Os deslocamentos são feitos num caminhão transformado em ônibus, inspirado em overlands africanos, com um deck de observação em cima da cabine. O programa envolve três dias. Endereço: ROD.-TO 245, - Lote 09 Loteamento Ponte Alta 3ª Etapa, Mateiros - TO
Telefone: (11) 4063-1502 ou Whatsapp (11) 98222-5028
E-mail: korubo@korubo.com.br
A NorteTur faz o itinerário circular, com duração de 3 a 6 dias, usando jipes Ford Amazon ou Toyota Land Cruiser. O roteiro de 4 dias entra por Novo Acordo; no caminho de ida há uma parada na Praia do Borges e outra na Pedra da Catedral, com pernoite em pousada em São Félix do Tocantins. 63 99213-3063
A Venturas tem o roteiro mais longo — e aventureiro. São 6 dias, incluindo 3 dias de rafting pelo rio Novo e pernoites em diferentes acampamentos ao longo do percurso. Os deslocamentos por terra são feitos no Mamute, um caminhão adaptado.
Rua Plínio de Morais, 422 - Sumaré
São Paulo - SP - CEP 01252-030
Fone: 11 3879-9494
E-mail: atendimento@venturas.com.br
O que ver e fazer no Jalapão
Fervedouros - Tidos como algumas das grandes estrelas do Jalapão, os fervedouros são aqueles lagos cercados pela natureza do cerrado. Sempre muito bonitos e com areias finas, são um genuíno oásis, com águas que brotam das nascentes e se misturam à areia, permitindo, assim, que os visitantes boiem sem qualquer esforço. Ou seja: é impossível afundar e alcançar o fundo, mesmo que você não saiba nadar. Existem alguns fervedouros que todo mundo precisa visitar pelo menos uma vez. São eles: Bela Vista, Alecrim, Rio Sono, Buritis, do Ceiça e Buritizinho.
Fervedouro dos Buritis
Fervedouro Parque Jalapão
Cachoeira da Formiga - Com uma temperatura perfeita para se refrescar do calor do Jalapão, a Cachoeira da Formiga é simplesmente deslumbrante. Dona de águas cristalinas e com um cenário ao redor que é tomado pelo verde da natureza, ela também conta com uma piscina natural logo após sua queda d’água.
Cachoeira da Velha - Devido ao grande volume de água, não é possível se banhar, por questões de segurança. Cachoeira da Velha atrai aqueles visitantes que estão a fim de um pouco de adrenalina. Porque nela é possível praticar esportes radicais, como rafting, por exemplo.
Prainha do Rio Novo - A Prainha fica bem pertinho da Cachoeira da Velha e tem uma boa faixa de areia fina, assim como águas límpidas e doces que são ideais para relaxar e se refrescar.
CRÉDITOS PARA httpswww.segueviagem.com.br Prainha-do-Rio-Novo-Jalapao-Tocantins-shutterstock_593545043
Pedra Furada - É um dos principais pontos turísticos do Jalapão. A sua formação de arenito foi criada a partir de buracos deixados após anos de ventos e chuvas, que marcaram para sempre o formato do conjunto de blocos de arenito.
Cânion Sussuapara - Originado em meio à vereda do cerrado, com belos cenários e um ar mais “selvagem”, o Cânion é uma estreita fenda caracterizada por seus paredões com 12 metros de altura e vegetação composta por plantas e musgos. Mais ao fundo, é possível se banhar em uma pequena piscina e uma cascata de cinco metros de água gelada. Fica a 12 km de Ponte Alta, porta de entrada para o Jalapão.
Dunas do Jalapão - Para visitar as dunas, você não precisa pagar nada, já que a entrada no parque é gratuita. É preciso caminhar por uma área demarcada, para a preservação ambiental do Jalapão. Existem também algumas regras que precisam ser seguidas para que a visita seja proveitosa para todos e para manter o local preservado.
Algumas dessas regras são:
- andar a pé pelas dunas;
- não fumar ou consumir bebidas alcoólicas;
- cuidar do próprio lixo;
- não retirar plantas ou flores do local; entre outras.
Cumprindo todas as regras, é possível aproveitar o local para descansar, conhecer atrações incríveis e ainda tirar muitas fotos para tornar a experiência inesquecível.
Além disso, o parque funciona até às 17h30, podendo visitá-lo das 7h às 11h da manhã e depois das 14h às 17h30. Para manter a segurança dos visitantes enquanto estão se deslocando até a saída, pode-se sair do parque até às 18h30. [CRÉDITOS PARA https://jalapao.com/as-incriveis-dunas-do-jalapao/]
Onde comer no Jalapão
https://diegotourjalapao.com.br/restaurantes-em-jalapao/
https://abelaeobigode.com.br/onde-comer-no-jalapao/
https://turismo.mateiros.to.gov.br/restaurantes/
Onde se hospedar
https://www.booking.com/jalapao
https://www.penaestrada.blog.br/onde-ficar-no-jalapao/
https://viajandocomlivia.com.br/onde-ficar-no-jalapao/
Cantão
O Cantão é uma unidade de proteção integral onde estão presentes três grandes rios, mais de 800 lagoas e onde há o encontro de três ecossistemas: Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado, formando um lugar sem igual em termos de biodiversidade.
As trilhas aquáticas e terrestres e a observação de pássaros e raras espécies de animais e plantas, tornam a região muito propícia ao turismo ecológico e à pesca esportiva. Compõem a região os municípios de Araguacema, Caseara e Pium.
Ali, ‘no canto’ do estado mais novo do Brasil, fronteira com o Pará, o imponente rio Araguaia encontra-se com os rios Coco e Javaés, formando um lindíssimo delta, localizado na transição (ecótono) dos 2 mais importantes biomas brasileiros: Cerrado e Floresta Amazônica.
Para quem curte viajar para lugares em meio à natureza e que misturem calmaria com aventura, o Parque Estadual do Cantão Tocantins é uma escolha certeira. Ainda pouquíssimo visitado e até mesmo conhecido, é um paraíso repleto de belezas naturais e rica biodiversidade, além de ótima hospitalidade e vários atrativos.
CRÉDITOS PARA httpstodosdestinos.com parque-do-cantao
Quando ir
O período das cheias na região do Cantão vai de dezembro a março e é uma excelente época para quem quer observar as várias espécies de pássaros que vivem por ali.
Durante o período de seca, as praias do rio Araguaia são as grandes atrações. Atraindo multidões até os imensos bancos de areia que se formam às margens do rio.
O que fazer
https://www.civitatis.com/br/tocantins/
https://www.entreverdes.com.br/destino/parque-do-cantao-e-ilha-do-bananal/
PRAIA DA TARTARUDA-CRÉDITOS PARA ae212ed5380187931db31a11b5d34361
Onde comer no Cantão
https://www.instagram.com/churrascariaportaldocantao/
Não existem muitas opções para realizar refeições próximas a Cantão. Por isso a necessidade de recorrer a agências de turismo ou guias, que poderão encontrar opções para isso.
Onde se hospedar
https://www.hoteis.com/de10544713/hoteis-proximos-a-parque-estadual-do-cantao-caseara-brasil/
https://www.hoteis.com/de10411648/hoteis-em-caseara-brasil/
Almas
A cidade de Almas situa-se a sudeste do Estado do Tocantins, sendo um dos municípios mais antigos do estado. Data de 29 de setembro de 1734, a chegada ao lugar dos primeiros moradores, tendo à frente o português Manoel Rodrigues de Araújo, que percorria a região a procura de ouro. Tempos depois chegou outro português, Bernardo Homem [considerado o fundador], que se estabeleceu na região por volta de 1920, dedicando-se a exploração de ouro e empregando largamente mão de obra escrava. Terminada, porém, a fase febril da extração do outro, o povoado entrou novamente em decadência por um longo tempo.
E assim como Natividade, é uma das cidades mais antigas do Tocantins, fazendo os turistas relembrarem a época do Brasil Colonial com suas construções históricas.
Almas está cheio de lugares especiais para você explorar. Por lá, você terá o privilégio de conhecer uma cachoeira com borda infinita, uma cidade de pedras e um dos atrativos mais lindos e conhecidos das Serras Gerais: o Cânion Encantado.
O que fazer em Almas
Cânion Encantado - Localizado a cerca de 70 km de Almas, o Cânion fica na comunidade de Serra Negra e é composto por dois paredões rochosos imensos, com aproximadamente 80 metros de altura. A trilha tem cerca de 5,2 km de ida e volta, levando cerca de 3 horas para fazer o percurso.
CANION ENCANTADO-CRÉDITOS PARA httpsemalgumlugardomundo.com.bro-que-fazer-em-almas-canion-encantado-prainha-do-elias-2
Cidade de Pedra e Cachoeira dos Pelados - Situada na mesma propriedade do Cânion Encantado, a Cidade de Pedra é um conjunto de rochas de arenito que mais se parecem com esculturas, que foram esculpidas devido à ação dos ventos e das chuvas durante milhares de anos. Ao final da trilha, após a Cidade de Pedras, você ainda pode tomar um banho bem gostoso nas águas cristalinas e esverdeadas da Cachoeira dos Pelados.
CIDADE DE PEDRAS-CRÉDITOS PARA httpscurtamais.com.brc067c04b4784cda435cd71740eee6a43
Arco do Sol - Muito parecido com a Pedra Furada no Jalapão, também é uma formação rochosa em tons rosados com uma abertura no meio. E o melhor horário pra visitar é no pôr do sol, que é um verdadeiro espetáculo para ser contemplado.
ARCO DO SOL-CRÉDITOS PARA httpsemalgumlugardomundo.com.bro-que-fazer-em-almas-arco-do-sol-4
Vale dos Pássaros: Cachoeira do Urubu Rei e Cachoeira da Cortina - abriga duas das cachoeiras mais lindas da cidade de Almas: a Cachoeira do Urubu Rei e a Cachoeira da Cortina, podendo tomar um banho delicioso nas duas. As duas cachoeiras ficam em propriedade particular, com 3,7 km de trilha a partir da famosa casa do seu Davi.
CACHOEIRA DO URUBU REI-CRÉDITOS PARA httpswww.minube.com.braec6e306e310175f327ac73dcd0213fa
CACHOEIRA DA CORTINA-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.brphoto2jpg
Cachoeira da Capivara e Cachoeira do Portal - Os atrativos mais recentes de Almas, a Cachoeira da Capivara e a Cachoeira do Portal foram abertas para o turismo em 2022, podendo ser visitadas em meio período.
CACHOEIRA DO PORTAL E CAPIVARA-CRÉDITOS PARA httpswww.canionencantado.com.br0e1ae9_64bd1a61366740128b09781503ce822d~mv2
Onde comer em Almas
https://paginasamarelas.cybo.com/BR/almas-(tocantins)/restaurantes/
https://blog.maxmilhas.com.br/dicas-de-viagem/restaurantes-palmas
Onde pernoitar
A Pousada e Restaurante Cerrado Nativo tem quartos muito confortáveis e contam com ar condicionado.
Pousada do Brandão traz acomodações um pouco mais modernas, mas sem perder o charme e o clima de interior.
Natividade
Natividade está localizada a 222,6 km da Capital, Palmas. Com grande influência da cultura portuguesa, natividade é bela por sua história e por sua cultura. Sua história é marcada pela extração de ouro e pela fabricação de joias artesanais pelos ouvir.
Com a chegada de imigrantes portugueses nessa região, no século XVIII, a procura de ouro, o Arraial de São Luiz foi edificado no topo da Serra, pelas mãos dos escravos, cerca de quarenta mil, trazidos por esses desbravadores. Em 1734, o Arraial foi fundado por Antônio Ferraz de Araújo.
Quando, em 1770, o ouro do lugar já não atendia mais a demanda, os moradores desceram a serra, vindo formar um novo Arraial chamado de Natividade, nome dado graças à devoção dos moradores por Nossa Senhora de Natividade.
O que ver e fazer em Natividade
CRÉDITOS PARA httpshpip.orgptNatividade_matriz
CRÉDITOS PARAhttpsww2.uft.edu.br Peças produzidas pelos ourives de Natividade são ricas em detalhes - Divulgação_Asccuna
Onde comer em Natividade
https://casaraorestaurante.menudino.com/
https://restaurantespertodemim.com/restaurantes-em_natividade-to/
https://www.planetabrasileiro.com/natividade-tocantins/bares
Onde dormir
https://hotel-serra-geral.hoteis-nortedobrasil.com/pt/
https://www.ferias.tur.br/pousadas/9890/natividade-to.html
https://www.instagram.com/hotel_july2022natividadeto/
Rio da Conceição
Conhecida como Rio das Éguas, os primeiros habitantes de Rio da Conceição foram os índios Xerentes. Anos mais tarde, por volta de 1915, Antônio Pedro de Carvalho, um boiadeiro vindo da Bahia com sua esposa Joana e seus filhos, começaram a aumentar a população da cidade.
A família ainda foi responsável por instalar a primeira casa comercial e assim contribuir com o desenvolvimento da região, que passou a se chamar Rio da Conceição.
Rodeada pelas serras e a paisagem árida do cerrado, Rio da Conceição tem uma comunidade bem pequena, algo em torno de 2 mil habitantes, e foi reconhecida como município somente em janeiro de 1993.
Hoje, recebendo turistas de todos os cantos, a cidade reserva cenários impressionantes e passeios imperdíveis para quem está explorando as Serras Gerais.
Distante cerca de 350km de Palmas.
O que fazer em Rio da Conceição
Cachoeira do Brejo Limpo - Cachoeira e 17 travessias do Brejo Limpo, fica dentro de um vale a 7km da cidade mais próxima (Rio da Conceição) um lugar incrível de natureza extremamente preservada, ótima aventura com belas paisagens numa trilha aquática fantástica.
CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.brcachoeira-das-17-travessias
Cachoeira do Cavalo Queimado - Um lugar com natureza ainda preservada que reúne diversos turistas nos fins de semana, além de moradores locais, a fim de se refrescar nas águas frias da cachoeira. O lugar não tem muita estrutura física, havendo apenas um barracão grande, onde famílias se reúnem para fazer churrascos e campings no fim de semana. O lugar é grande e cabe muita gente.
CRÉDITOS PARA httpswww.flickr.com6876256359_9b7a803060_b
Lagoa da Serra - Uma lagoa com águas cristalinas, ao fundo uma serra, possui quiosques em madeiras com mesas e bancos, área de camping e uma lanchonete que serve porções e bebidas e petiscos.
CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br lagoa-linda-com-agua
Onde comer
https://restaurantguru.com.br/Bar-E-Restaurante-Beira-Rio-Brazil-13
https://www.diariocidade.com/to/rio-da-conceicao/guia/restaurantes/
https://local.infobel.br.com/739/restaurantes-porto_alegre_do_tocantins/index_1.htm
Onde se hospedar
https://pousada-brandao.hoteis-nortedobrasil.com/pt/
https://www.diariocidade.com/to/rio-da-conceicao/guia/hoteis/
https://www.hotelinsite.com.br/cidades.php?id=4629&cidade=hoteis-em-rio-da-conceicao-TO