Goiás
Goiás, um estado no centro do Brasil, alberga a savana acidentada, cidades da era colonial e uma agricultura de grande escala. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma reserva de montanhas paisagísticas com trilhos, rios, desfiladeiros e quedas de água. Fundadas durante o século XVIII, as cidades do ciclo de ouro de Pirenópolis e Goiás Velho (antiga capital do estado) distinguem-se pela arquitetura colonial portuguesa e pelas vibrantes festas cristãs.
O clima predominante em Goiás é o Tropical Semiúmido. Caracteriza-se por verões quentes e chuvosos, com pluviosidade concentrada entre os meses de outubro a abril, e invernos secos, com temperaturas relativamente mais baixas e que chegam aos 12 ºC nas parcelas meridionais do território. Os termômetros podem marcar valores elevados durante os meses mais secos do ano, variando na faixa dos 30 ºC aos 40 ºC.
As principais áreas elevadas ficam no nordeste de Goiás, na região da chapada dos Veadeiros, onde as cotas altimétricas ultrapassam os 1200 metros. Observa-se nessa área o ponto culminante do estado: o morro do Pouso Alto, com 1676 metros.
Cerca de 98% da área do estado de Goiás estão inseridos no bioma Cerrado, dispondo de cobertura vegetal característica desse domínio.
CRÉDITOS PARA httpswww.researchgate.net Figura-1-Mapa-de-Goias-distribuido-por-micro-e-mesorregioes-Fonte-Elaborado-pelos
Hidrografia de Goiás
O território goiano faz parte de duas importantes bacias hidrográficas nacionais: a do Paraná, que abrange o sul, e a do Tocantins-Araguaia, que inclui a maior parte do centro e todo o norte do estado. Os dois cursos d’água que dão nome à segunda bacia têm a sua nascente situada em Goiás. Além desses, outros rios que banham o território goiano são: Aporé, Vermelho, Paraná, Paranaíba, Verde, Maranhão, Claro e Paranã.
Economia
A economia de Goiás está baseada na produção agrícola, na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, de confecções, mobiliária, metalurgia e madeireira. Agropecuária é a atividade mais explorada no estado.
Cidades imperdíveis de Goiás 1
Goiânia – sua capital
Capital do Estado de Goiás, Goiânia figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país. Município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo (precedido apenas de Edmonton, no Canadá, com taxa de 100 m²), a cidade destaca-se por implementar um modelo de desenvolvimento urbano aliado à consistente política de responsabilidade ambiental.
Na atualidade, Goiânia possui mais de 1,4 milhão de habitantes. É um importante centro de comércio e serviços do Brasil, além de possuir uma infraestrutura moderna e ser muito arborizada. Além disso, é bastante representativa no que toca aos elementos da cultura de Goiás, como a culinária.
A cidade possui uma altitude média de 700 metros, sendo o ponto mais elevado do município o Morro do Mendanha, com cerca de 841 metros de altitude. Situa-se em seu território um único rio, o Meia Ponte, um dos afluentes do Rio Paranaíba. Há também um conjunto de pequenos cursos de água que banham diversas partes da cidade.
CRÉDITOS PARA httpscommons.wikimedia.org
O que ver e fazer em Goiânia
Centro-Cultural-Oscar-Niemeyer-850x563-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.quintoandar.com.br
memorial-do-cerrado-feat-CRÉDITOS PARA httpswww.topensandoemviajar
MUSEU PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA-CRÉDITOS PARA httpswww.outdooractive.com.brvariant
praca-civica-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br
PARQUE FLAMBOYANT-CRÉDITOS PARA httpswww.flickr.com 4281724984_49f9b72521_b
BOSQUE DOS BURITIS-CRÉDITOS httpswww.areasverdesdascidades.com.br PARA IMG_2399
lago-das-rosas-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br
FEIRA DA LUA-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br743e8d1bdd573d65c4d983f353a6ec13
Caldas Novas
É conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, por suas águas quentes que brotam naturalmente do solo, com temperaturas que variam entre 34ºC e 58ºC.
Quando de sua entrada pelos sertões dos guaiases em 1722, Bartolomeu Bueno da Silva, o filho, descobriu na fralda da serra um ribeirão que mais tarde recebeu o nome de Caldas. Sendo quente suas águas, chamou-lhe a atenção, passando então a acompanhar seu curso até a nascente, que era em uma serra.
Encontrando ali vestígios de ouro, contornou a serra, vindo assim a descobrir mais fontes termais para o lado do ocidente. Após encontrar o ouro, Bueno prosseguiu viagem, deixando praticamente esquecidas as águas termais, que mais tarde não deixaram de ser procuradas por doentes.
A cidade oferece uma variedade de atrações, incluindo:
Parques aquáticos: Caldas Novas abriga alguns dos maiores parques aquáticos do Brasil, como o Hot Park, o Water Park e o DiRoma Acqua Park. Esses parques oferecem piscinas, toboáguas, brinquedos aquáticos e outras atrações para todas as idades.
Hotéis e pousadas: A maioria dos hotéis e pousadas de Caldas Novas oferece piscinas de águas termais. Algumas delas são abertas ao público, enquanto outras são exclusivas para hóspedes.
Atividades culturais: Caldas Novas também oferece uma programação cultural diversificada, com shows, festivais, exposições e apresentações artísticas.
10 pontos turísticos imperdíveis
Cachoeira da Cascatinha - a Trilha da Cascatinha, com pouco mais de 700 metros de extensão, percorridos em aproximadamente meia hora. O final do caminho reserva a beleza de um dos locais privilegiados do parque, a Cascatinha, que encanta os visitantes com sua queda d’água de quatro metros, formando uma piscina natural onde o banho é liberado apenas em determinadas épocas do ano.
CACHOEIRA DA CASCATINHA-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.brd1c31d0c0bf8784404b70e463de59f13
Casarão dos Gonzaga - Foi construído como casa térrea por Orcalino Santos e posteriormente passado a seu cunhado, Coronel Gonzaga, que o transformou em um sobrado e nele passou a morar. Hoje abriga o centro de apoio ao artesão e a cultura local. Casarão dos Gonzaga é de fato um monumento histórico que preserva parte da história riquíssima de Caldas Novas.
CASARÃO DOS GONZAGA-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.brbce80e67de4ac7ed93c326525c7465db
Lago Corumbá - Situado a 7 Km do centro da cidade, possui aproximadamente 62Km² de águas represadas, local com natureza abundante, proporciona passeio ecológico de barco além de clubes, hotéis, bares, etc. Lago de Corumbá é um dos melhores pontos turísticos de Caldas Novas que proporciona excelente ponto de encontro dos praticantes de esportes náuticos
LAGO CORUMBÁ-CRÉDITOS PARA httpswww.portalcaldas.com.bra6585e3ec8bc49ccdd2d08d247e715de
Balneário Municipal Pedro Cordeiro Tupã - Com quase dois séculos de história, as primeiras banheiras de lajes de pedra construídas na cidade foram feitas por Martinho Coelho e seu filho Antônio Coelho, no intuito de facilitar o excesso ao banho aos visitantes que para cá vinham em busca de tratamento terapêutico.
BALNEÁRIO MUNICIPAL-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br8f673028a5022855715087ce395ca223
Parque Estadual da Serra de Caldas - Esse é um dos pontos turísticos de Caldas Novas que está cercado de lindas paisagens naturais onde se desenvolve o turismo ecológico. O Parque Estadual da Serra de Caldas oferece trilhas pelo cerrado e belíssimas cachoeiras, além de conservar o manancial termal, e para quem gosta de estar próximo da natureza, pois além de cerrado preservado, nele é possível visitar um museu de animais empalhados. Os visitantes podem optar também por fazer trilhas.
PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS-CRÉDITOS httpsfunatura.org.brPARAfoto_40-740x520
Monumento das Águas DiRoma - O monumento às águas termais é o símbolo da valorização das fabulosas Águas Quentes. O Monumento às Águas é aberto à visitação gratuita, e mostra, além das belas cascatas e jardins, uma magnífica escultura.
MONUMENTO DAS ÁGUAS DIROMA - CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br05317f9e80852fc2eb229e8f5cab03a2
Feira do Luar - a Feira do Luar é uma feira muito conhecida em Caldas Novas, o lugar fica bastante movimentado. A feira oferece comidas e bebidas, artesanatos, bijuterias, roupas, lembranças de viagem etc. Pode ser uma boa alternativa para quem quer conhecer a culinária local ou fazer uma uma rfefeição por um valor acessível. A feira acontece aos sábados, domingos e segundas-feiras, a partir das 18h.
R. Cel. Cirilo, Caldas Novas
FEIRA DA LUA-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br743e8d1bdd573d65c4d983f353a6ec13
Santuário Nossa Senhora da Salette - O Santuário está aberto a toda e qualquer pessoa residente em Caldas Novas, bem como aos visitantes e peregrinos que vierem buscar atendimento pastoral ou expressar a sua fé cristã. As atividades ordinárias no Santuário são: Celebrações de Missas; atendimento de confissões; orientação espiritual; aconselhamento; bênção de objetos religiosos; explanação do Fato da Salette e acolhimento de peregrinos tanto isoladamente como em grupos; Retiros, momentos de oração a pedido de grupos e comunidades sejam comunicados com antecedência aos Padres que servem ao Santuário.
SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA SALETTE-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br613d838ec488cdf7d1b59c5e3690e238
Lagoa Termas Parque - O Lagoa Termas Parque é um dos pontos mais bonitos de Caldas Novas, com bosques, piscinas termais, sauna, camping, brinquedos radicais, piscinas infantis, áreas de descanso e um belo paisagismo. Suas águas podem chegar a 50º e fica a 6 km do centro de Caldas Novas. Dentro do Lagoa Termas Parque encontra-se a Lagoa do Pirapitinga, ou Lagoa Quente, lugar onde as águas termais de Caldas Novas foram descobertas. Fica no Lagoa Termas Parque a única nascente de água termal de Caldas Novas, a qual protegemos com carinho.
CRÉDITOS httpsreservecaldasturismo.com.brPARA reserve-caldas-turismo-destaque-lagoa-termas-parque-e-lagoa-ecopraia-em-caldas-novas-5da614a86816d_0
Jardim Japonês - Além das águas quentes e parques aquáticos, Caldas Novas oferece diversas opções de lazer para visitantes. Uma delas é o Jardim Japonês, um espaço que convida para momentos de reflexão, paz de espírito e equilíbrio. O local, construído por um paisagista japonês na década de 80, atrai anualmente quase 200 mil turistas. Jardim Japonês é um lugar de Grande significado esrpitualista, utilizando elementos da natureza como: pedras, plantas e águas, fazenda, diversos arranjos, trazendo um ambiente bem atrativo.
CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br47ef3b5fde7267ee1e4064d7e6133f26
Onde comer em Caldas Novas
https://restaurantguru.com.br/great-location-Caldas-Novas-m9642
https://caldasnovas.blog/restaurantes-em-caldas-novas-com-brinquedoteca
https://www.cupomzeiros.com/viagens/melhores-restaurantes-em-caldas-novas/48554/
Vai se hospedar, então aí vai,
https://booking.com/caldas-novas
https://www.trivago.com.br/pt-BR/odr/hot%C3%A9is-caldas-novas-brasil?search=200-57318
https://www.kayak.com.br/Caldas-Novas-Hoteis.52161.hotel.ksp
Cidades imperdíveis de Goiás 2
Rio Quente
Está próximo ao município de Caldas Novas, cidade turística que junto a Rio Quente formam a maior estância hidrotermal do mundo. Em relação à dimensão territorial o município tem uma agricultura pouco significativa, sua renda é quase totalmente oriunda do turismo.
Como seu foco maior é a economia turística, recebe um número cada vez maior de turistas estrangeiros de países como: Japão, Estados Unidos, Argentina, México, Inglaterra, Portugal, Itália, Argentina, França segundo pesquisas locais. Rio Quente possui a 2ª maior renda per capita do Brasil.
A cidade de Rio Quente foi emancipada em 1988 depois de um longa briga política para poder se desmembrar de Caldas Novas e após votação popular, através de um plebiscito deixou de ser povoado Caldasnovense e se tornou a cidade de Rio Quente emancipada. Situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro a março, com uma temperatura média anual de 28 C, oferecendo aos seus visitantes excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo.
A extensão territorial da cidade é grande em vista do seu número de habitantes, mas que vem crescendo constantemente. Os bairros do município se encontram distantes uns dos outros o que causa a impressão da cidade ser pequena também geograficamente.
Os principais bairros da cidade são:
O município conta ainda com grandes condomínios, hotéis, grandes prédios, chalés, resorts, pousadas, parques, recantos, áreas verdes protegidas pelo Ministério do Meio Ambiente e loteamentos demarcados para a construção de empreendimentos imobiliários. [Wikipédia]
Fundada na década de 1960, a antiga Pousada do Rio Quente foi pioneira na região das águas termais de Goiás. O local nasceu com um hotel de madeira com apenas 20 quartos e pequenas piscinas e hoje se tornou um complexo de turismo e um dos grandes pontos de interesse do Centro-Oeste brasileiro, inclusive, dando nome ao que mais tarde viria a ser uma cidade.
Hoje, a cidade vive do turismo – e não é à toa, esse é o único lugar no mundo com nascentes de águas quentes que brotam do solo por um processo geotérmico natural, sem a presença de vulcão ou aquecimento artificial. Foram justamente as águas quentinhas que fizeram com que a região se tornasse uns dos polos turísticos mais importantes do país.
O Processo geotérmico é responsável pelo aquecimento das águas, porque a Serra de Caldas possui fissuras, que ao serem penetradas pelas águas das chuvas, e essas águas descem até o subsolo e ao alcançar o lençol freático, chegam com temperatura altíssima, daí sobem com pressão adquirem temperatura quente média de 38 Cº.
As águas termais são águas aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, que é o calor da própria terra, ou por ação de vulcões. Elas brotam no solo com temperaturas maiores do que a do corpo humano, ou seja, com cerca de 36,5°C e 37,5°C, e, em alguns casos, podem ser muito mais altas do que isso.
RIO QUENTE-CRÉDITOS PARA httpsrioquente.go.gov.brIMG_04032021_091208_1100_x_640_p
POUSADA-CRÉDITOS PARA BOOKING.COM 116423507
CRÉDITOS PARA httpswww.essemundoenosso.com.br parque-das-fontes-destaque
CRÉDITOS PARA httpswww.umviajante.com.br parque-das-fontes-rio-quente-resorts-goias-4
Onde comer em Rio Quente
https://www.rioquente.com.br/explorar/restaurantes
https://www.cupomzeiros.com/viagens/restaurantes-em-rio-quente/49666/
https://bareserestaurantes.strelo.com.br/melhores/bares-e-restaurantes/rio-quente-go
Hospede-se com estilo
https://www.booking.com/rio-quente
Pirenópolis
Esta charmosa cidade colonial preserva seu patrimônio histórico e cultural, com ruas de paralelepípedos, igrejas centenárias e casarões coloniais. Pirenópolis também é conhecida por suas cachoeiras deslumbrantes, como as cachoeiras do Abade e do Veado, que oferecem ótimas oportunidades para ecoturismo e aventuras ao ar livre. Distante 124km da capital Goiânia.
O casamento perfeito entre natureza exuberante e relíquias históricas encantadoras é apenas um dos muitos motivos que fazem de Pirenópolis um verdadeiro paraíso.
Com trilhas que passam pelo coração da floresta, mirantes e quedas d’água, Pirenópolis é a menina dos olhos de quem curte ecoturismo. É de se esperar: assim como a famosa Chapada dos Veadeiros, o destino reúne algumas das melhores oportunidades de desbravar o cerrado goiano.
Além disso, Pirenópolis também conquista corações de fãs de história, arquitetura e arte com suas construções antigas e museus. A cidade ainda é dona de uma agenda cultural animada, com celebrações tradicionais preservadas há muitas gerações, como a Festa do Divino.
PIRENÓPOLIS-CRÉDITOS PARA httpswww.expedia.com.brf22919664d81b0aa4fcae2bcfeceed34
CRÉDITOS httpsinfonet.com.brPARA piri-silvio
Pontos turísticos imperdíveis
Centro Histórico de Pirenópolis - As simpáticas ruas de paralelepípedo abrigam casarões coloniais de beleza impecavelmente preservadas e igrejas que são verdadeiros ícones da arquitetura do século 18. Por isso, separe um tempo para caminhar sem pressa por entre as construções e apreciar a magia que existe em cada cantinho da cidade. Pode começar seu tour pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário – sobre a qual falaremos mais daqui a pouco.
Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Rosário - O passeio pelo Centro Histórico de Pirenópolis se inicia na Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde se tem uma linda visão da cidade. A igreja é o maior e mais antigo monumento histórico do Estado de Goiás, construída no século XVIII, entre 1728 e 1732. Ela foi feita com alicerces de pedra e paredes de taipa de pilão, e tinha cinco altares ornamentados em ouro. Tombado como Patrimônio Nacional em 1941, o monumento é parada obrigatória em Pirenópolis.
Cine Pireneus - Antigo teatro da cidade, construído em 1919, o Cine Pireneus possuía arquitetura neoclássica até 1936. Naquele ano, ele passou por reformas e se tornou um cinema com arquitetura no estilo art déco.
O local funcionou por muitos anos exibindo filmes do cinema mudo. Atualmente, funciona como um espaço teatral, cinema, galeria e recebe apresentações musicais.
Museu do Divino - Antiga Casa de Câmara e Cadeia, o local foi reformado e hoje recebe visitantes em busca de conhecer sobre a Festa do Divino, evento tradicional de Pirenópolis. O acervo do Museu do Divino conta com imagens, objetos e maquetes ligados à festividade.
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim - Construída entre 1750 e 1754, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é considerada a mais bem ornamentada da região. Em seu altar mor há uma imagem de Jesus crucificado que foi trazida da Bahia por volta de 1755, em um comboio com mais de 200 escravos. A igreja está aberta para visitação e realiza missa todos os domingos.
Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu da Arte Sacra - Construída entre 1750 e 1754, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um belíssimo monumento da arquitetura colonial brasileira. Atualmente, funciona como Museu da Arte Sacra, onde é possível admirar seus belos altares inspirados na decoração barroca rococó.
Ponte do Rio das Almas - Uma parte do Centro Histórico de Pirenópolis é cortada pelo Rio das Almas, onde foi construída a charmosa Ponte de Carmo, durante os anos de 1899 e 1903. Inicialmente de madeira, a ponte foi reformada e atrai muitos turistas em busca de boas fotos.
Museu das Cavalhadas - Com um acervo que conta com imagens, objetos e vestimentas típicas das Cavalhadas, o museu conta a história dessa tradicional festa folclórica, que teve origem na idade média da Europa e foi trazida ao Brasil colônia.
Situada no sopé da Serra dos Pireneus e a apenas 120 km de Goiânia, Piri – como é carinhosamente chamada, é uma charmosa cidade do interior que encanta não só por suas serras e rica cultura, mas também por suas mais de 80 quedas d’água.
Vamos descobrir as 10 principais!
Cachoeira dos Dragões - A cachoeira está situada a 43km da cidade, com 27km pavimentados e 16km de estrada de terra, na região de Várzea do Lobo. Lá, também encontrará o Mosteiro Zen Budista Eisho-Ji.
Cachoeira do Abade - destaca-se com seus 22 m de queda, formando um poço espetacular com areia e nuances de verde. Localizada na nascente do Rio das Almas, a Reserva do Abade não só abriga essa maravilha, mas também outras quedas d’água e mirantes que revelam a beleza da região. Fica a 17km do centro.
CACHOEIRA DO ABADE-CRÉDITOS PARA -httpswww.viajantemovel.com.bre1476472485610
Cachoeira do Rosário - oferece tranquilidade com infraestrutura completa. A trilha circular de 1800 metros (ida e volta) possui opções de descida por escadaria ou caminho mais suave ao longo do rio. Limitada a 70 visitantes diários, é possível reservar com antecedência pelo site.
Cachoeira Santa Maria - facilmente acessível por uma trilha pavimentada de 500 metros, sendo adequada para todas as idades. Com poço de areia fina e guarda-vidas, é parte da Reserva Ecológica Vargem Grande, permitindo uma visita combinada com a Cachoeira do Lázaro. 12 km do centro.
CACHOEIRA DE SANTA MARIA-CRÉDITOS PARA httpswww.minube.com.br732331150ce0cb2fe92e8c0a5cd26132
Cachoeira Paraíso - é ideal para relaxar com excelente infraestrutura. Com duas cachoeiras, a Paraíso é de fácil acesso, situada perto do restaurante e estacionamento. Embora não tenha uma queda expressiva, o poço é profundo, oferecendo um espaço amplo e ensolarado para aproveitar o banho refrescante na água gelada.
Cachoeiras Bonsucesso - A trilha até a Cachoeira Bonsucesso proporciona uma viagem ao passado das fazendas de ouro de Goiás, com animais e estradas históricas. O complexo inclui seis cachoeiras, como a Açude, Landi, Palmito, Pedreira, Bonsucesso e Lagoa Azul, cada uma com características únicas. 5km do centro.
cachoeira BOSUCESSO-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br
Cachoeira da Meia-Lua - oferece um ambiente incrível para relaxar, com quedas d’água em zigue-zague e piscinas naturais. Localizada a apenas 8 km do centro, o acesso é pela Rodovia Parque dos Pireneus. 8km do centro.
CACHOEIRA DA MEIA LUA-CRÉDITOS PARA httpsmorroalto.tur.br2008-12-24_002
Cachoeira das Araras - Oferece infraestrutura completa com restaurante, banheiros, lanchonete, parquinho, mesas e área para camping.
Cachoeira Usina Velha - oferece uma experiência imperdível com sua queda de 10 metros em uma piscina cristalina, ideal para famílias. A trilha curta inclui uma charmosa ponte pênsil, e embora a infraestrutura seja mais simples, a proximidade e a beleza natural fazem da visita uma ótima opção. Fica a 4km do centro.
CRÉDITOS PARA httpsohhappyway.com cachoeira-usina-velha-pirenopolis-casal-poco
Cachoeira do Coqueiro - Parte da mesma propriedade, ambas estão localizadas na estrada que leva à Cachoeira do Abade e à Cachoeira do Lázaro, com ingresso conjunto. A trilha pavimentada de 600 metros ao longo do rio leva às cachoeiras. O complexo inclui restaurante, servindo PFs nos fins de semana, e bebidas durante a semana. Fica a 15km do centro.
Cachoeira-do-Coqueiro-CRÉDITOS PARA httpsacrosstheuniverse.blog.br
Onde comer em Piri
https://restaurantguru.com.br/self-service-Pirenopolis-m9658
https://www.carpemundi.com.br/onde-comer-em-pirenopolis-goias/
https://curtamais.com.br/goiania/pirenopolis-melhores-lugares/
Onde se hospedar
https://booking.com/pirenópolis
Cidades imperdíveis de Goiás 3
Alto Paraíso de Goiás
A cidade está situada na Chapada dos Veadeiros e, desde 2001, na Área de Proteção Ambiental - APA de Pouso Alto. Localiza-se a 230 km de Brasília e a 412 km de Goiânia. Localizada no Planalto Central do Brasil, em região caracterizada pelo bioma do cerrado, oferece diversas atrações naturais relacionadas ao ecoturismo.
Com uma mistura de várias “tribos”, formadas por pessoas que saíram da cidade grande em busca de um modo de vida alternativo, Alto Paraíso é uma cidade única e especial. Em pleno nordeste goiano, quem mora no local pode estar completamente por dentro do mundo lá fora, participar de acirrados e importantes debates ambientais, participar de uma meditação em algum templo ou fazer alguma terapia de autoconhecimento. Esses são apenas alguns exemplos das várias tendências culturais que a cidade abriga, formando um encontro entre o tradicional e o novo.
Com o advento do ecoturismo, Alto Paraíso encontra-se hoje equipada com pousadas, bares, restaurantes e serviços diversos, sendo esta atividade no momento responsável por visíveis melhorias e transformações na região.
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança. Protegendo uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.
Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, em uma viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.
O que ver em Alto Paraíso-5 opções imperdíveis
Vale da Lua - Recebe este nome devido à formação rochosa peculiar que parece a superfície da lua com várias crateras circulares e lisas. É um dos locais mais visitados da Chapada dos Veadeiros por ser um lugar místico. Foram milhões de anos que a natureza esculpiu este monumento, criando curvas perfeitas. No atrativo existem piscinas naturais que mais parece banheiras hidromassagem.
Cachoeira do Segredo - A Cachoeira do Segredo é, sem dúvidas, o passeio que não pode faltar no seu roteiro de viagem na Chapada dos Veadeiros. Além de ter uma das trilhas mais incríveis da região, o local conta com piscinas naturais de água cristalina e cheia de peixinhos.
Cachoeiras – as principais
cachoeiras-dos-anjos-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br
Trilhas –
Mirantes
mirante-da-janela-2-CRÉDITOS PARA httpswww.google
Onde comer
https://paradiseranch.com.br/guia-o-que-comer-na-chapada-dos-veadeiros/
https://turismo.altoparaiso.go.gov.br/Ondecomer.php
https://cincocantos.com.br/onde-comer-na-chapada-dos-veadeiros/
Onde se hospedar
https://www.booking.com/alto-paraiso-de-goias
https://www.kayak.com.br/Alto-Paraiso-de-Goias-Hoteis.67230.hotel.ksp
https://www.hoteis.com/de147020/hoteis-em-alto-paraiso-de-goias-brasil/
Parque Estadual Terra Ronca
Oficialmente conhecida como Parque Estadual da Terra Ronca, este santuário natural foi criado para proteger e exibir a beleza do local deste enorme complexo de cavernas, famosas no Brasil e no mundo. Com uma área de mais de 57.000 hectares, este lugar é o lar de uma vasta biodiversidade e cerca de 150 cavernas catalogadas. E não estamos falando de qualquer caverna! Algumas delas estão entre as maiores e mais impressionantes do Brasil e até mesmo do mundo.
A parque-estadual-de-terra-ronca-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.guiaturisticodegoias.com.br
O PETeR abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul. Existe na área feições como cavernas, grutas e dolinas, além da riqueza da fauna e flora exclusivas do ambiente cavernícola, bem como espécies do Cerrado ameaçadas de extinção. Possui belezas cênicas como cascatas, cachoeiras e rios de águas cristalinas, com grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo.
parque-estadual-de-terra-ronca-goias-brasil-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.clubecandeias
ENTRADA DE UMA DAS CAVERNAS-CRÉDITOS PARA httpswww.goiasturismo.go.gov.brimages
CRÉDITOS PARA httpswww.goiasturismo.go.gov.brimages
O Parque Estadual do Terra Ronca é um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina, muitas delas ainda não mapeadas.
Essas formações geológicas atraem espeleólogos, turistas, aventureiros e curiosos de todas as partes do mundo, ávidos por conhecer as belezas naturais, os rios de águas cristalinas que formam lagos subterrâneos e os enormes salões internos das cavernas.
A vegetação do Parque é formada por Cerrado, Cerradão, Matas de Galeria e Veredas, sendo excelente habitat para uma vasta gama de espécies animais. A diversidade biológica é enorme: já foram registradas mais de 150 espécies de aves, e quase 50 de mamíferos na região. A região também é muito bem servida por rios, dos quais cinco pertencem à Bacia do Paraná.
Além das cavernas, Terra Ronca também tem cachoeiras e uma formação de morros, esculpidos pelo vento e pelas águas, que se parece com uma cidade de pedra.
Localizado nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos que ficam a aproximadamente 45km de Terra Ronca.
Onde comer em Guarani de Goiás
https://www.diariocidade.com/go/guarani-de-goias/guia/restaurantes/
Onde dormir em Guarani de Goiás
https://www.expedia.com.br/Guarani-De-Goias-Hoteis.d3000457732.Guia-de-Hoteis
https://www.booking.com/hotel/br/chale-da-arara-azul-fazenda-serra-negra-terra-ronca.bg.html
Aruanã
Aruanã está estrategicamente localizada no encontro dos rios Vermelho e Araguaia, na planície de um grande vale. A cidade de Aruanã possui uma vista privilegiada dos encantos do rio Araguaia - um dos mais belos rios do mundo. O Turismo de pesca esportiva, de aventura e ecológico são algumas das boas opções para você conhecer o município, incluindo o Turismo Étnico, devido à presença indígena Karajá na aldeia Buridina, a poucos metros do hotel. Aruanã é considerada “Cidade Portal do Araguaia”, ela oferece lazer em seus rios de lindas praias que atraem milhares de turistas de todas as partes do Brasil. Aruanã é escolhido como lugar de férias e descanso, para milhares de turistas, personalidades políticas, artistas e empresários, devido à exuberante beleza natural de seus rios e centenas de lagos. Estes são verdadeiros berçários que repovoam o rio Araguaia. Rios, praias, muita beleza, lazer e tranquilidade, fazem de Aruanã um lugar ideal para ser feliz. O Hotel SESI Aruanã está localizado bem à margem do rio Araguaia, onde também oferecemos estrutura completa para camping.
ARUANÃ-CRÉDITOS PARA httpswww.aruana.go.gov.brebc80f26a3c09e0a203194e6b84b1ba2
ARUANÃ-CRÉDITOS PARA httpswww.aruana.go.gov.br23832b7c845772d3ffcb4cd6eec90a4e
HOTEL SESI ARUANÃ-CRÉDITOS PARA httpswww.sesiaruana.com.br3f4c12c94bc6439b806f91a6cb4aaf7c
Onde comer
https://restaurantguru.com.br/Aruana
https://cardapio.menu/list/21569071/restaurantes-aruana
https://restaurantguru.com.br/fish-Aruana-m102
Onde dormir
https://www.booking.com/aruana
https://www.hotel.com.br/hoteis-em-aruana.html
https://www.hoteis.com/de10380565/hoteis-em-aruana-goias-brasil/
Caiapônia
A cidade de Caiapônia, no oeste de Goiás, é a terceira maior do estado em área territorial (8.635,129 km²). Em seu relevo peculiar estão vales, morros e nascentes de rios, que abastecem outros municípios. A junção de tudo isso provoca uma abundância de cachoeiras. Segundo a prefeitura, mais de 40 já foram catalogadas. A cidade tem um imenso potencial turístico graças às suas belezas naturais, que propiciam atividades como pedal, trilha, mountain bike e esportes radicais nas cachoeiras.
Ainda de acordo com IBGE, a cidade possui o 3° maior rebanho bovino de Goiás, é o 7° produtor de Soja e o 9° maior produtor de milho Safrinha. Além do grande potencial econômico vindo do agronegócio
Veja em Caiapônia
Morro do Gigante Adormecido - Destino procurado pelos turistas em busca de aventura, Caiapônia também tem seu lado místico. A cidade abriga a Gruta da Água Santa, que tem atraído visitantes religiosos que acreditam que a gruta é um lugar para reflexão e oração, e a Serra do Gigante Adormecido, paredão místico que envolve a cidade e abriga formações rochosas esculpidas pela natureza, como o Rosto do Gigante Adormecido e os monumentos das Torres, da Freira e da Muralha.
MORRO DO GIGANTE ADORMECIDO-CRÉDITOS PARA httpswww.flickr.com2235996105_78e1caa7dd_w
Cachoeira da Samambaia - Com 54 metros de queda, a Cachoeira da Samambaia é destino perfeito para a prática de rapel, além de contar com um visual incrível. Localiza-se a uma distância de 50 quilômetros de Caiapônia, a metade pela BR-158 e o restante por estrada de chão.
CACHOEIRA DA SAMAMBAIA-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.bras-corredeiras-mais-abaixo
Cachoeira do Abóbora - A cachoeira do Abóbora apresenta uma queda de 52 metros e é uma das mais belas de Goiás, com um farto volume d’água e um poço muito profundo. Para chegar, saindo de Caiapônia, você também seguirá pela BR-158, passando por uma estrada de terra. A trilha é mais pesada, com 30 minutos de caminhada. A Goiás Turismo recomenda o acompanhamento de um guia local.
CRÉDITOS PARA httpscommons.wikimedia.orgCachoeira_da_Abóbora
Santa Helena 1 e 2 - Cachoeira da Santa Helena à 78km do centro da cidade sendo 43km de asfalto e 35km de chão, com várias quedas e uma beleza incondicional, com vários poços de águas cristalinas próprias para banho, com águas cristalinas e praia propicia para banho e bronzeamento.
CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br cachoeira-paraiso-baliza
Gruta das Águas Santas - Localizada à 38km do centro, com águas cristalinas e uma vista incondicional. Com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em cima de uma pedra onde o turista faz a sua oração e goteira água do teto da gruta em frente a imagem. Trilha de 3km.
GRUTA DA ÁGUA SANTA-CRÉDITOS PARA httpsportal6.com.br 65092153_2213138858802396_3867187771634352128_n
Cachoeira do Coqueiro - Deslocando 60 km para Cachoeira do Rio Verdão com 30 metros de altura e um poço ao pé da cachoeira ótimo para banho e contemplação, uma trilha de 200 metros para Cachoeira do Coqueiro com 15 metros de altura e águas cristalinas próprias para banho e contemplação.
CRÉDITOS httpsguia.melhoresdestinos.com.brPARA cachoeira-do-coqueiro-e-cachoeira-garganta
Cachoeira Campo Belo - Deslocamento para Cachoeira do Campo Belo e caverna do índio Caiapó com trilha no cerrado de 3km fazendo observação de aves e plantas nativas no cerrado chegamos a cachoeira com 45metros de altura ao pé um lindo poço com águas cristalinas para banho. Andando mais um pouco chegamos a gruta dos índios Caiapós onde eles se escondiam dos colonos que queriam fazer eles de escravos.
CACHOEIRA CAMPO BELO-CRÉDITOS PARA httpspt.wikiloc.com24981415Master
Cachoeira Jalapa - A Cachoeira Jalapa está localizada a 16km do centro, com um belo poço para tomar banho e várias quedas.
CACHOEIRA JALAPA-CRÉDITOS httpswww.pulsarimagens.com.br PARA 17DIB393
Cachoeira do Lageado - Essa linda cachoeira possui uma queda bem menor, no entanto é mais propícia para quem quer tomar um banho e relaxar em um lugar de fácil acesso e tranquilo. O ambiente é bem organizado, com área gramada e lugar para pouso. Há também uma lojinha no local para alimentos e bebidas. Fica a pouco mais de 50 km do perímetro urbano da cidade, seguindo pela BR-158, virando à esquerda na GO-221 e depois à direita a GO-188.
CACHOEIRA DFO LAJEADO-CRÉDITOS PARA httpswww.facebook.comimages
Cachoeira do Pântano - Possui uma queda de 35 metros e recebe esse nome por ser formada pelas águas do ribeirão do Pântano. Tem uma larga faixa de areia e um poço profundo. O acesso é difícil e o mais recomendado para chegar até lá é a contratação de um guia na cidade. Fica a 14 km da saída norte de Caiapônia, seguindo pela GO-221.
CACHOEIRA DO PANTANO-CRÉDITOS PARA httpswww.youtube.commaxresdefault
Onde comer em Caiapônia
https://restaurantguru.com.br/Caiaponia#restaurant-list
https://cardapio.menu/list/33272410/restaurantes-caiaponia
https://restaurantguru.com.br/lunch-Caiaponia-m9622
Vai pernoitar, hotéis
https://www.trivago.com.br/pt-BR/odr/hot%C3%A9is-caiap%C3%B4nia-brasil?search=200-57317
https://www.hoteis.com/de133391/hoteis-em-caiaponia-brasil/
https://www.expedia.com.br/Caiaponia-Hoteis.d6158303.Guia-de-Hoteis
Brasília
Brasília, inaugurada como capital do Brasil em 1960, é uma cidade planeada que se distingue pela sua arquitetura branca e moderna, essencialmente concebida por Oscar Niemeyer. Disposta em forma de avião, a sua "fuselagem" é o Eixo Monumental, 2 avenidas amplas flanqueadas por um enorme parque. No "cockpit" encontra-se a Praça dos Três Poderes, cujo nome provém das 3 agências do governo que a rodeiam.
Brasília está situada no Planalto Central e surgiu após anos de questionamentos históricos e geográficos sobre a transferência de poder político do litoral para o interior do país, em algum ponto central.
Fundada em 21 de abril de 1960, Brasília é palco de intensas transformações e repleta de diversidades, tanto do ponto de vista econômico, em relação à distribuição de renda, quanto do ponto de vista social, ao se analisar a população que contempla a capital e todo seu entorno, nas regiões administrativas.
Brasília é também a quinta concentração urbana mais populosa do Brasil. A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX.
A cidade possui o maior produto interno bruto per capita em relação às capitais (69 216,80 reais), o quarto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira. Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras. A política de planejamento da cidade, como a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, a construção da cidade através de enormes avenidas e a sua divisão em setores, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. O projeto da cidade a divide em blocos numerados, além de setores para atividades pré-determinadas, como o Setor Hoteleiro, bancário ou de Embaixadas.
Cidades Satélites de Brasília
Cidade-satélite é o antigo nome que se dá para as regiões administrativas localizadas no entorno de Brasília. Ao todo, são 19 e a maior é Taguatinga, seguida de Ceilândia e Sobradinho. Elas não têm autonomia política e, por isso, são dirigidas por administradores nomeados pelo governador local.
O estudo mostrou que Ceilândia é a líder populacional da região, com 350.347 moradores de população urbana. À frente de Samambaia e Taguatinga, com 247.629 e 210.498, respectivamente.
O que ver em Brasília
A Catedral Metropolitana - Nossa Senhora Aparecida ou simplesmente Catedral de Brasília, é um templo católico brasileiro, na qual se encontra a cátedra da Arquidiocese de Brasília, localizada na capital federal, ao sul da S1, no Eixo Monumental, região da Esplanada dos Ministérios.
O Memorial JK é um museu, mausoléu e centro cultural brasileiro construído para homenagear o 21º presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek de Oliveira. Ele está localizado no canteiro central do Eixo Monumental, em Brasília, na Zona Cívico-Administrativa, na Praça do Cruzeiro, a região mais alta do Plano Piloto.
Para quem vive ou visita Brasília, o Pontão do Lago Sul é local obrigatório. Atrativos não faltam ao maior centro de lazer e entretenimento da capital federal: cenário de cartão-postal, gastronomia variada, programação cultural e esportiva, amplo estacionamento e inúmeros serviços, além do seu clima quase praiano e do pôr-do-sol mais belo da cidade.
O Santuário Dom Bosco, também chamado pelo nome oficial, Santuário São João Bosco, é uma igreja católica de Brasília, dedicada ao segundo padroeiro da cidade, São João Bosco, o Dom Bosco, que teria profetizado a existência da capital brasileira no século XIX durante um sonho.
A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá.
Onde comerem Brasília
https://www.hoteis.com/go/brasil/br-melhores-restaurantes-brasilia
https://blog.123milhas.com/lugares-para-comer-em-brasilia-df-melhores-restaurantes/
https://viajamundo.co/dicas-de-viagem/onde-comer-em-brasilia/
Onde se hospedar
https://www.booking.com/brasilia
https://www.dicasondeficar.com.br/onde-ficar-em-brasilia-df/