Goiás

 

Goiás, um estado no centro do Brasil, alberga a savana acidentada, cidades da era colonial e uma agricultura de grande escala. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma reserva de montanhas paisagísticas com trilhos, rios, desfiladeiros e quedas de água. Fundadas durante o século XVIII, as cidades do ciclo de ouro de Pirenópolis e Goiás Velho (antiga capital do estado) distinguem-se pela arquitetura colonial portuguesa e pelas vibrantes festas cristãs.

 

O clima predominante em Goiás é o Tropical Semiúmido. Caracteriza-se por verões quentes e chuvosos, com pluviosidade concentrada entre os meses de outubro a abril, e invernos secos, com temperaturas relativamente mais baixas e que chegam aos 12 ºC nas parcelas meridionais do território. Os termômetros podem marcar valores elevados durante os meses mais secos do ano, variando na faixa dos 30 ºC aos 40 ºC.

 

As principais áreas elevadas ficam no nordeste de Goiás, na região da chapada dos Veadeiros, onde as cotas altimétricas ultrapassam os 1200 metros. Observa-se nessa área o ponto culminante do estado: o morro do Pouso Alto, com 1676 metros.

 

Cerca de 98% da área do estado de Goiás estão inseridos no bioma Cerrado, dispondo de cobertura vegetal característica desse domínio.

 

CRÉDITOS PARA httpswww.researchgate.net Figura-1-Mapa-de-Goias-distribuido-por-micro-e-mesorregioes-Fonte-Elaborado-pelos.jpg

CRÉDITOS PARA httpswww.researchgate.net Figura-1-Mapa-de-Goias-distribuido-por-micro-e-mesorregioes-Fonte-Elaborado-pelos

 

Hidrografia de Goiás

 

O território goiano faz parte de duas importantes bacias hidrográficas nacionais: a do Paraná, que abrange o sul, e a do Tocantins-Araguaia, que inclui a maior parte do centro e todo o norte do estado. Os dois cursos d’água que dão nome à segunda bacia têm a sua nascente situada em Goiás. Além desses, outros rios que banham o território goiano são: Aporé, Vermelho, Paraná, Paranaíba, Verde, Maranhão, Claro e Paranã.

 

Economia

 

A economia de Goiás está baseada na produção agrícola, na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, de confecções, mobiliária, metalurgia e madeireira. Agropecuária é a atividade mais explorada no estado.

Cidades imperdíveis de Goiás 1

 

Goiânia – sua capital

 

Capital do Estado de Goiás, Goiânia figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país. Município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo (precedido apenas de Edmonton, no Canadá, com taxa de 100 m²), a cidade destaca-se por implementar um modelo de desenvolvimento urbano aliado à consistente política de responsabilidade ambiental.

 

Na atualidade, Goiânia possui mais de 1,4 milhão de habitantes. É um importante centro de comércio e serviços do Brasil, além de possuir uma infraestrutura moderna e ser muito arborizada. Além disso, é bastante representativa no que toca aos elementos da cultura de Goiás, como a culinária.

A cidade possui uma altitude média de 700 metros, sendo o ponto mais elevado do município o Morro do Mendanha, com cerca de 841 metros de altitude. Situa-se em seu território um único rio, o Meia Ponte, um dos afluentes do Rio Paranaíba. Há também um conjunto de pequenos cursos de água que banham diversas partes da cidade.

Goiania_banner-CRÉDITOS PARA httpscommons.wikimedia.org.jpg

CRÉDITOS PARA httpscommons.wikimedia.org

 

O que ver e fazer em Goiânia

 

  • Centro Cultural Oscar Niemeyer - O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2006 e atualmente é um dos nomes mais lembrados pela população goianiense quando o assunto é cultura e lazer. O Complexo é composto pela Esplanada JK voltada para a prática de lazer e esportes, pela Biblioteca Infantil (funcionamento de terça a sexta, das 08 às 17hrs e aos finais de semana e feriados, das 10 às 16hrs), pelo Palácio da Música, onde ocorrem diversas apresentações culturais e pelo Monumento aos Direitos Humanos destinado à atividades de cineclubes e seminários.
1 Centro-Cultural-Oscar-Niemeyer-850x563-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.quintoandar.com.br.jpg

 Centro-Cultural-Oscar-Niemeyer-850x563-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.quintoandar.com.br

 

  • Memorial do Cerrado - Eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia, O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade.
2 memorial-do-cerrado-feat-CRÉDITOS PARA httpswww.topensandoemviajar.png

memorial-do-cerrado-feat-CRÉDITOS PARA httpswww.topensandoemviajar

 

  • Museu Pedro Ludovico Teixeira - O museu que leva o nome do homem que construiu Goiânia já conta muito da história de Pedro Ludovico Teixeira: o local foi residência do ex-governador e guarda, além dos registros históricos da pessoa pública, cenas da vida íntima e familiar, com a esposa, Gercina Borges Teixeira, e os filhos, que nos remetem a uma Goiânia ainda em formação.
3 MUSEU PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA-CRÉDITOS PARA httpswww.outdooractive.com.brvariant.jpg

MUSEU PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA-CRÉDITOS PARA httpswww.outdooractive.com.brvariant

 

  • Praça Cívica - Oficialmente chamada de Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, a popular Praça Cívica, localizada no Setor Central, é um dos pontos históricos e mais importantes de Goiânia. Além de um dos principais pontos turísticos. A conclusão de todo o complexo de obras da Praça Cívica foi em 1933, mesmo ano em que ocorreu o lançamento da pedra fundamental da cidade, por esta razão é considerada o marco inicial da construção de Goiânia.
4 praca-civica-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br.jpg

praca-civica-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br

 

  • Parque Flamboyant - Parque está localizado no Jardim Goiás, próximo ao estádio Serra Dourada, o Parque Flamboyant Lourival Louza foi construído numa área de mais de 125 mil metros quadrados que pertencia ao Flamboyant Shopping Center.
5 PARQUE FLAMBOYANT-CRÉDITOS PARA httpswww.flickr.com 4281724984_49f9b72521_b.jpg

 PARQUE FLAMBOYANT-CRÉDITOS PARA httpswww.flickr.com 4281724984_49f9b72521_b

 

  • Parque Vaca Brava - O Parque Sulivan Silvestre, mais conhecido como Parque Vaca Brava, está localizado na cidade de Goiânia. Ocupa uma área de 79.800 metros quadrados e contém um extenso lago e um pequeno bosque com espécie nativa de fauna e flora.
6 Parque_Vaca_Brava.jpg
  • Parque dos Buritis - O Bosque dos Buritis é conhecido como um dos mais antigos parques da capital goiana. Isso porque ele foi projetado junto da planta original da cidade, na década de 20, sendo inaugurado em 24 de outubro de 1933, a data oficial de inauguração de Goiânia. O local, que possui mais de 140 mil metros quadrados, também foi considerado o primeiro patrimônio paisagístico da capital, pensado para servir como um espaço de preservação da fauna e flora nativa, além de oferecer opções de lazer para os moradores da capital. 
7 BOSQUE DOS BURITIS-CRÉDITOS httpswww.areasverdesdascidades.com.br PARA IMG_2399.jpg

 BOSQUE DOS BURITIS-CRÉDITOS httpswww.areasverdesdascidades.com.br PARA IMG_2399

 

  • Lago das Rosas - O Lago das Rosas é um parque e. sua área está localizada entre os bairros Centro e Oeste e por ser construído na década de 40 é o parque mais antigo de Goiânia. Seu nome se deve à um jardim de rosas que havia no local antes de construir tal espaço.
8 lago-das-rosas-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br.jpg

 lago-das-rosas-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br

 

  • Jardim Botânico - O Jardim Botânico de Goiânia é a maior área verde da cidade. Fundado em 1978, o parque fica no bairro Pedro Ludovico. Nele abriga-se um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Possui lago e pista de caminhada e em breve contará com um borboletário.
  • Feira da Lua - Roupas, sapatos, acessórios, brinquedos, artesanatos e comidas variadas. Itens que parecem não ter muita relação entre si se encontram todos os sábados na Praça Tamandaré, durante a Feira da Lua. A atração é uma das principais e mais conhecidas entre as feiras especiais da capital, realizada semanalmente no Setor Oeste, região central de Goiânia.
9.7 FEIRA DA LUA-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br743e8d1bdd573d65c4d983f353a6ec13.jpg

 FEIRA DA LUA-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br743e8d1bdd573d65c4d983f353a6ec13

 

Caldas Novas

 

É conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, por suas águas quentes que brotam naturalmente do solo, com temperaturas que variam entre 34ºC e 58ºC.

 

Quando de sua entrada pelos sertões dos guaiases em 1722, Bartolomeu Bueno da Silva, o filho, descobriu na fralda da serra um ribeirão que mais tarde recebeu o nome de Caldas. Sendo quente suas águas, chamou-lhe a atenção, passando então a acompanhar seu curso até a nascente, que era em uma serra.

 

Encontrando ali vestígios de ouro, contornou a serra, vindo assim a descobrir mais fontes termais para o lado do ocidente. Após encontrar o ouro, Bueno prosseguiu viagem, deixando praticamente esquecidas as águas termais, que mais tarde não deixaram de ser procuradas por doentes.

 

A cidade oferece uma variedade de atrações, incluindo:

Parques aquáticos: Caldas Novas abriga alguns dos maiores parques aquáticos do Brasil, como o Hot Park, o Water Park e o DiRoma Acqua Park. Esses parques oferecem piscinas, toboáguas, brinquedos aquáticos e outras atrações para todas as idades.

 

Hotéis e pousadas: A maioria dos hotéis e pousadas de Caldas Novas oferece piscinas de águas termais. Algumas delas são abertas ao público, enquanto outras são exclusivas para hóspedes.

 

Atividades culturais: Caldas Novas também oferece uma programação cultural diversificada, com shows, festivais, exposições e apresentações artísticas.

10 pontos turísticos imperdíveis

 

Cachoeira da Cascatinha - a Trilha da Cascatinha, com pouco mais de 700 metros de extensão, percorridos em aproximadamente meia hora. O final do caminho reserva a beleza de um dos locais privilegiados do parque, a Cascatinha, que encanta os visitantes com sua queda d’água de quatro metros, formando uma piscina natural onde o banho é liberado apenas em determinadas épocas do ano.

9 CACHOEIRA DA CASCATINHA-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.brd1c31d0c0bf8784404b70e463de59f13.jpg

CACHOEIRA DA CASCATINHA-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.brd1c31d0c0bf8784404b70e463de59f13

 

Casarão dos Gonzaga - Foi construído como casa térrea por Orcalino Santos e posteriormente passado a seu cunhado, Coronel Gonzaga, que o transformou em um sobrado e nele passou a morar. Hoje abriga o centro de apoio ao artesão e a cultura local. Casarão dos Gonzaga é de fato um monumento histórico que preserva parte da história riquíssima de Caldas Novas.

9.2 CASARÃO DOS GONZAGA-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.brbce80e67de4ac7ed93c326525c7465db.jpg

CASARÃO DOS GONZAGA-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.brbce80e67de4ac7ed93c326525c7465db

 

Lago Corumbá - Situado a 7 Km do centro da cidade, possui aproximadamente 62Km² de águas represadas, local com natureza abundante, proporciona passeio ecológico de barco além de clubes, hotéis, bares, etc. Lago de Corumbá é um dos melhores pontos turísticos de Caldas Novas que proporciona excelente ponto de encontro dos praticantes de esportes náuticos

 

9.3 LAGO CORUMBÁ-CRÉDITOS PARA httpswww.portalcaldas.com.bra6585e3ec8bc49ccdd2d08d247e715de.jpg

LAGO CORUMBÁ-CRÉDITOS PARA httpswww.portalcaldas.com.bra6585e3ec8bc49ccdd2d08d247e715de

 

Balneário Municipal Pedro Cordeiro Tupã - Com quase dois séculos de história, as primeiras banheiras de lajes de pedra construídas na cidade foram feitas por Martinho Coelho e seu filho Antônio Coelho, no intuito de facilitar o excesso ao banho aos visitantes que para cá vinham em busca de tratamento terapêutico.

9.4 BALNEÁRIO MUNICIPAL-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br8f673028a5022855715087ce395ca223.jpg

BALNEÁRIO MUNICIPAL-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br8f673028a5022855715087ce395ca223

 

Parque Estadual da Serra de Caldas - Esse é um dos pontos turísticos de Caldas Novas que está cercado de lindas paisagens naturais onde se desenvolve o turismo ecológico. O Parque Estadual da Serra de Caldas oferece trilhas pelo cerrado e belíssimas cachoeiras, além de conservar o manancial termal, e para quem gosta de estar próximo da natureza, pois além de cerrado preservado, nele é possível visitar um museu de animais empalhados. Os visitantes podem optar também por fazer trilhas. 

 

9.5 PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS-CRÉDITOS httpsfunatura.org.brPARAfoto_40-740x520.jpg

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS-CRÉDITOS httpsfunatura.org.brPARAfoto_40-740x520

 

Monumento das Águas DiRoma - O monumento às águas termais é o símbolo da valorização das fabulosas Águas Quentes. O Monumento às Águas é aberto à visitação gratuita, e mostra, além das belas cascatas e jardins, uma magnífica escultura.

 

9.6 MONUMENTO DAS ÁGUAS DIROMA - CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br05317f9e80852fc2eb229e8f5cab03a2.jpg

 MONUMENTO DAS ÁGUAS DIROMA - CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br05317f9e80852fc2eb229e8f5cab03a2

 

Feira do Luar - a Feira do Luar é uma feira muito conhecida em Caldas Novas, o lugar fica bastante movimentado. A feira oferece comidas e bebidas, artesanatos, bijuterias, roupas, lembranças de viagem etc. Pode ser uma boa alternativa para quem quer conhecer a culinária local ou fazer uma uma rfefeição por um valor acessível. A feira acontece aos sábados, domingos e segundas-feiras, a partir das 18h.

R. Cel. Cirilo, Caldas Novas

9.7 FEIRA DA LUA-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br743e8d1bdd573d65c4d983f353a6ec13.jpg

FEIRA DA LUA-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br743e8d1bdd573d65c4d983f353a6ec13

 

Santuário Nossa Senhora da Salette - O Santuário está aberto a toda e qualquer pessoa residente em Caldas Novas, bem como aos visitantes e peregrinos que vierem buscar atendimento pastoral ou expressar a sua fé cristã. As atividades ordinárias no Santuário são: Celebrações de Missas; atendimento de confissões; orientação espiritual; aconselhamento; bênção de objetos religiosos; explanação do Fato da Salette e acolhimento de peregrinos tanto isoladamente como em grupos; Retiros, momentos de oração a pedido de grupos e comunidades sejam comunicados com antecedência aos Padres que servem ao Santuário.

 

9.8 SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA SALETTE-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br613d838ec488cdf7d1b59c5e3690e238.jpg

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA SALETTE-CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br613d838ec488cdf7d1b59c5e3690e238

 

Lagoa Termas Parque - O Lagoa Termas Parque é um dos pontos mais bonitos de Caldas Novas, com bosques, piscinas termais, sauna, camping, brinquedos radicais, piscinas infantis, áreas de descanso e um belo paisagismo. Suas águas podem chegar a 50º e fica a 6 km do centro de Caldas Novas. Dentro do Lagoa Termas Parque encontra-se a Lagoa do Pirapitinga, ou Lagoa Quente, lugar onde as águas termais de Caldas Novas foram descobertas. Fica no Lagoa Termas Parque a única nascente de água termal de Caldas Novas, a qual protegemos com carinho.

 

9.9 CRÉDITOS httpsreservecaldasturismo.com.brPARA reserve-caldas-turismo-destaque-lagoa-termas-parque-e-lagoa-ecopraia-em-caldas-novas-5da614a86816d_0.jpg

 CRÉDITOS httpsreservecaldasturismo.com.brPARA reserve-caldas-turismo-destaque-lagoa-termas-parque-e-lagoa-ecopraia-em-caldas-novas-5da614a86816d_0

 

Jardim Japonês - Além das águas quentes e parques aquáticos, Caldas Novas oferece diversas opções de lazer para visitantes. Uma delas é o Jardim Japonês, um espaço que convida para momentos de reflexão, paz de espírito e equilíbrio. O local, construído por um paisagista japonês na década de 80, atrai anualmente quase 200 mil turistas. Jardim Japonês é um lugar de Grande significado esrpitualista, utilizando elementos da natureza como: pedras, plantas e águas, fazenda, diversos arranjos, trazendo um ambiente bem atrativo.

9.10 CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br47ef3b5fde7267ee1e4064d7e6133f26.jpg

CRÉDITOS PARA httpswww.caldasnovasgo.com.br47ef3b5fde7267ee1e4064d7e6133f26

 

Cidades imperdíveis de Goiás 2

 

Rio Quente

 

Está próximo ao município de Caldas Novas, cidade turística que junto a Rio Quente formam a maior estância hidrotermal do mundo. Em relação à dimensão territorial o município tem uma agricultura pouco significativa, sua renda é quase totalmente oriunda do turismo.

 

Como seu foco maior é a economia turística, recebe um número cada vez maior de turistas estrangeiros de países como: Japão, Estados Unidos, Argentina, México, Inglaterra, Portugal, Itália, Argentina, França segundo pesquisas locais. Rio Quente possui a 2ª maior renda per capita do Brasil.

 

A cidade de Rio Quente foi emancipada em 1988 depois de um longa briga política para poder se desmembrar de Caldas Novas e após votação popular, através de um plebiscito deixou de ser povoado Caldasnovense e se tornou a cidade de Rio Quente emancipada. Situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro a março, com uma temperatura média anual de 28 C, oferecendo aos seus visitantes excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo.

 

A extensão territorial da cidade é grande em vista do seu número de habitantes, mas que vem crescendo constantemente. Os bairros do município se encontram distantes uns dos outros o que causa a impressão da cidade ser pequena também geograficamente.

 

Os principais bairros da cidade são:

 

  • Bairro Esplanada: onde se encontra o complexo turístico da cidade.
  • Bairros Solón Amaral I e II: Bairros onde se concentram a maioria da população. É o bairro que se expandiu na emancipação política do município e onde se encontra a Praça dos Ipês que é famosa pela sua decoração e como uma das praças públicas mais belas do estado de Goiás;
  • Fauna II: situado ao pé da Serra de caldas, foi construído junto a programas sociais e casas financiadas pela Caixa Econômica Federal.
  •  

O município conta ainda com grandes condomínios, hotéis, grandes prédios, chalés, resorts, pousadas, parques, recantos, áreas verdes protegidas pelo Ministério do Meio Ambiente e loteamentos demarcados para a construção de empreendimentos imobiliários. [Wikipédia]

 

Fundada na década de 1960, a antiga Pousada do Rio Quente foi pioneira na região das águas termais de Goiás. O local nasceu com um hotel de madeira com apenas 20 quartos e pequenas piscinas e hoje se tornou um complexo de turismo e um dos grandes pontos de interesse do Centro-Oeste brasileiro, inclusive, dando nome ao que mais tarde viria a ser uma cidade.

 

Hoje, a cidade vive do turismo – e não é à toa, esse é o único lugar no mundo com nascentes de águas quentes que brotam do solo por um processo geotérmico natural, sem a presença de vulcão ou aquecimento artificial. Foram justamente as águas quentinhas que fizeram com que a região se tornasse uns dos polos turísticos mais importantes do país.

 

O Processo geotérmico é responsável pelo aquecimento das águas, porque a Serra de Caldas possui fissuras, que ao serem penetradas pelas águas das chuvas, e essas águas descem até o subsolo e ao alcançar o lençol freático, chegam com temperatura altíssima, daí sobem com pressão adquirem temperatura quente média de 38 Cº.

 

As águas termais são águas aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, que é o calor da própria terra, ou por ação de vulcões. Elas brotam no solo com temperaturas maiores do que a do corpo humano, ou seja, com cerca de 36,5°C e 37,5°C, e, em alguns casos, podem ser muito mais altas do que isso.

10 RIO QUENTE-CRÉDITOS PARA httpsrioquente.go.gov.brIMG_04032021_091208_1100_x_640_p.jpg

RIO QUENTE-CRÉDITOS PARA httpsrioquente.go.gov.brIMG_04032021_091208_1100_x_640_p

 

10.2  POUSADA-CRÉDITOS PARA  BOOKING.COM 116423507.jpg

POUSADA-CRÉDITOS PARA  BOOKING.COM 116423507

 

10.3 CRÉDITOS PARA httpswww.essemundoenosso.com.br parque-das-fontes-destaque.jpg

CRÉDITOS PARA httpswww.essemundoenosso.com.br parque-das-fontes-destaque

 

10.4 CRÉDITOS PARA httpswww.umviajante.com.br parque-das-fontes-rio-quente-resorts-goias-4.jpg

CRÉDITOS PARA httpswww.umviajante.com.br parque-das-fontes-rio-quente-resorts-goias-4

 

Pirenópolis

 

Esta charmosa cidade colonial preserva seu patrimônio histórico e cultural, com ruas de paralelepípedos, igrejas centenárias e casarões coloniais. Pirenópolis também é conhecida por suas cachoeiras deslumbrantes, como as cachoeiras do Abade e do Veado, que oferecem ótimas oportunidades para ecoturismo e aventuras ao ar livre. Distante 124km da capital Goiânia.

 

O casamento perfeito entre natureza exuberante e relíquias históricas encantadoras é apenas um dos muitos motivos que fazem de Pirenópolis um verdadeiro paraíso.

 

Com trilhas que passam pelo coração da floresta, mirantes e quedas d’água, Pirenópolis é a menina dos olhos de quem curte ecoturismo. É de se esperar: assim como a famosa Chapada dos Veadeiros, o destino reúne algumas das melhores oportunidades de desbravar o cerrado goiano.

 

Além disso, Pirenópolis também conquista corações de fãs de história, arquitetura e arte com suas construções antigas e museus. A cidade ainda é dona de uma agenda cultural animada, com celebrações tradicionais preservadas há muitas gerações, como a Festa do Divino.

11 1 PIRENÓPOLIS-CRÉDITOS PARA httpswww.expedia.com.brf22919664d81b0aa4fcae2bcfeceed34.jpg

PIRENÓPOLIS-CRÉDITOS PARA httpswww.expedia.com.brf22919664d81b0aa4fcae2bcfeceed34

 

11 2 CRÉDITOS httpsinfonet.com.brPARA piri-silvio.jpg

 CRÉDITOS httpsinfonet.com.brPARA piri-silvio

 

Pontos turísticos imperdíveis

 

Centro Histórico de Pirenópolis - As simpáticas ruas de paralelepípedo abrigam casarões coloniais de beleza impecavelmente preservadas e igrejas que são verdadeiros ícones da arquitetura do século 18. Por isso, separe um tempo para caminhar sem pressa por entre as construções e apreciar a magia que existe em cada cantinho da cidade. Pode começar seu tour pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário – sobre a qual falaremos mais daqui a pouco.

Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Rosário - O passeio pelo Centro Histórico de Pirenópolis se inicia na Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde se tem uma linda visão da cidade. A igreja é o maior e mais antigo monumento histórico do Estado de Goiás, construída no século XVIII, entre 1728 e 1732. Ela foi feita com alicerces de pedra e paredes de taipa de pilão, e tinha cinco altares ornamentados em ouro. Tombado como Patrimônio Nacional em 1941, o monumento é parada obrigatória em Pirenópolis.

12 3Pirenopolis_GO_Brasil_Igreja_Matriz_Na_Sa_do_Rosario01.jpg

Cine Pireneus - Antigo teatro da cidade, construído em 1919, o Cine Pireneus possuía arquitetura neoclássica até 1936. Naquele ano, ele passou por reformas e se tornou um cinema com arquitetura no estilo art déco.

O local funcionou por muitos anos exibindo filmes do cinema mudo. Atualmente, funciona como um espaço teatral, cinema, galeria e recebe apresentações musicais.

12 4Pirenopolis_GO_Brasil_Cjto_Arquitetonico_e_Hisorico03.jpg

Museu do Divino - Antiga Casa de Câmara e Cadeia, o local foi reformado e hoje recebe visitantes em busca de conhecer sobre a Festa do Divino, evento tradicional de Pirenópolis. O acervo do Museu do Divino conta com imagens, objetos e maquetes ligados à festividade.

12 5 MUSEU DO DIVINOcadeia.jpg

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim - Construída entre 1750 e 1754, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é considerada a mais bem ornamentada da região. Em seu altar mor há uma imagem de Jesus crucificado que foi trazida da Bahia por volta de 1755, em um comboio com mais de 200 escravos. A igreja está aberta para visitação e realiza missa todos os domingos.

12 6 IGRJA DE NOSSO SENHOR DO BOM FIM carmo.jpg

Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu da Arte Sacra - Construída entre 1750 e 1754, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um belíssimo monumento da arquitetura colonial brasileira. Atualmente, funciona como Museu da Arte Sacra, onde é possível admirar seus belos altares inspirados na decoração barroca rococó.

Ponte do Rio das Almas - Uma parte do Centro Histórico de Pirenópolis é cortada pelo Rio das Almas, onde foi construída a charmosa Ponte de Carmo, durante os anos de 1899 e 1903. Inicialmente de madeira, a ponte foi reformada e atrai muitos turistas em busca de boas fotos.

12 7 PONTE DO RIO DAS ALMAS 54_big.jpg

Museu das Cavalhadas - Com um acervo que conta com imagens, objetos e vestimentas típicas das Cavalhadas, o museu conta a história dessa tradicional festa folclórica, que teve origem na idade média da Europa e foi trazida ao Brasil colônia.

12 8 MUSEU DAS CAVALHADAS IMG_2375_1440w(540w360).jpg

Situada no sopé da Serra dos Pireneus e a apenas 120 km de Goiânia, Piri – como é carinhosamente chamada, é uma charmosa cidade do interior que encanta não só por suas serras e rica cultura, mas também por suas mais de 80 quedas d’água.

 

Vamos descobrir as 10 principais!

Cachoeira dos Dragões - A cachoeira está situada a 43km da cidade, com 27km pavimentados e 16km de estrada de terra, na região de Várzea do Lobo. Lá, também encontrará o Mosteiro Zen Budista Eisho-Ji.

 

11 3 CACHOEIRA DOS DRAGÕES - 10916382423_214ae1dd2a_b.jpg

Cachoeira do Abade - destaca-se com seus 22 m de queda, formando um poço espetacular com areia e nuances de verde. Localizada na nascente do Rio das Almas, a Reserva do Abade não só abriga essa maravilha, mas também outras quedas d’água e mirantes que revelam a beleza da região. Fica a 17km do centro.

11 4 CACHOEIRA DO ABADE-CRÉDITOS PARA -httpswww.viajantemovel.com.bre1476472485610.jpg

 CACHOEIRA DO ABADE-CRÉDITOS PARA -httpswww.viajantemovel.com.bre1476472485610

 

Cachoeira do Rosário - oferece tranquilidade com infraestrutura completa. A trilha circular de 1800 metros (ida e volta) possui opções de descida por escadaria ou caminho mais suave ao longo do rio. Limitada a 70 visitantes diários, é possível reservar com antecedência pelo site.

11 4 CACHOEIRA DO ROSÁRIO DSCN3248.JPG

Cachoeira Santa Maria - facilmente acessível por uma trilha pavimentada de 500 metros, sendo adequada para todas as idades. Com poço de areia fina e guarda-vidas, é parte da Reserva Ecológica Vargem Grande, permitindo uma visita combinada com a Cachoeira do Lázaro. 12 km do centro.

11.5 CACHOEIRA DE SANTA MARIA-CRÉDITOS PARA 732331150ce0cb2fe92e8c0a5cd26132.jpg

CACHOEIRA DE SANTA MARIA-CRÉDITOS PARA httpswww.minube.com.br732331150ce0cb2fe92e8c0a5cd26132

 

Cachoeira Paraíso - é ideal para relaxar com excelente infraestrutura. Com duas cachoeiras, a Paraíso é de fácil acesso, situada perto do restaurante e estacionamento. Embora não tenha uma queda expressiva, o poço é profundo, oferecendo um espaço amplo e ensolarado para aproveitar o banho refrescante na água gelada.

11 6 CACHOEIRA PARAISO-CRÉDITOS PARA httpspousada.cachoeiraspirenopolis.com.br5e3f7c7996a24c3cb484cf3a7ce3a65f.jpg

Cachoeiras Bonsucesso - A trilha até a Cachoeira Bonsucesso proporciona uma viagem ao passado das fazendas de ouro de Goiás, com animais e estradas históricas. O complexo inclui seis cachoeiras, como a Açude, Landi, Palmito, Pedreira, Bonsucesso e Lagoa Azul, cada uma com características únicas. 5km do centro.

cachoeira BOSUCESSO-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br.jpg

cachoeira BOSUCESSO-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br

 

Cachoeira da Meia-Lua - oferece um ambiente incrível para relaxar, com quedas d’água em zigue-zague e piscinas naturais. Localizada a apenas 8 km do centro, o acesso é pela Rodovia Parque dos Pireneus. 8km do centro.

11 8 CACHOEIRA DA MEIA LUA-CRÉDITOS PARA httpsmorroalto.tur.br2008-12-24_002.jpg

CACHOEIRA DA MEIA LUA-CRÉDITOS PARA httpsmorroalto.tur.br2008-12-24_002

 

Cachoeira das Araras - Oferece infraestrutura completa com restaurante, banheiros, lanchonete, parquinho, mesas e área para camping.

11 9 Cachoeira_das_Araras_AGO_2008.jpg

Cachoeira Usina Velha - oferece uma experiência imperdível com sua queda de 10 metros em uma piscina cristalina, ideal para famílias. A trilha curta inclui uma charmosa ponte pênsil, e embora a infraestrutura seja mais simples, a proximidade e a beleza natural fazem da visita uma ótima opção. Fica a 4km do centro.

11 10-CRÉDITOS PARA httpsohhappyway.com cachoeira-usina-velha-pirenopolis-casal-poco.jpg

CRÉDITOS PARA httpsohhappyway.com cachoeira-usina-velha-pirenopolis-casal-poco

Cachoeira do Coqueiro - Parte da mesma propriedade, ambas estão localizadas na estrada que leva à Cachoeira do Abade e à Cachoeira do Lázaro, com ingresso conjunto. A trilha pavimentada de 600 metros ao longo do rio leva às cachoeiras. O complexo inclui restaurante, servindo PFs nos fins de semana, e bebidas durante a semana. Fica a 15km do centro.

11 11 Cachoeira-do-Coqueiro-CRÉDITOS PARA httpsacrosstheuniverse.blog.br.jpg

 Cachoeira-do-Coqueiro-CRÉDITOS PARA httpsacrosstheuniverse.blog.br