São Paulo

 

Com 44 milhões de habitantes, ou cerca de 22% da população brasileira, é o estado mais populoso do Brasil, a terceira unidade política mais populosa da América do Sul (superado pela Colômbia e pelo restante da federação brasileira) e a subdivisão nacional mais populosa do continente americano. A população paulista é uma das mais diversificadas do país e descende principalmente de italianos, que começaram a emigrar para o país no fim do século XIX, de portugueses, que colonizaram o Brasil e instalaram os primeiros assentamentos europeus na região, de povos ameríndios nativos, de povos africanos e de migrantes de outras regiões do Brasil. Outras grandes correntes imigratórias, como de árabes, alemães, chineses, espanhóis e japoneses, também tiveram presença significativa na composição étnica da população local.

 

A área que hoje corresponde ao território paulista já era habitada por povos indígenas desde aproximadamente 12000 a.C. No início do século XVI, o litoral da região começou a ser visitado por navegadores portugueses e espanhóis. No entanto, apenas em 1532 o português Martim Afonso de Sousa iria fundar a primeira povoação de origem europeia — a vila de Cananéia, na atual Vale do Ribeira. No século XVII, os bandeirantes paulistas intensificaram a exploração do interior da colônia, o que acabou por expandir os domínios territoriais dos portugueses na América do Sul. No século XVIII, após a instituição da Capitania de São Paulo, a região começa a ganhar peso político. Após a independência, durante o Império, São Paulo começa a se tornar um grande produtor agrícola (principalmente de café), o que acaba por criar uma rica oligarquia rural regional, que iria se alternar no comando do governo brasileiro com as elites mineiras durante o início do período republicano. Sob o regime de Vargas, o estado é um dos primeiros a iniciar um processo de industrialização e sua população se torna uma das mais urbanas da federação. (Wikipédia)

1 Região-Administrativa-RA-Governo-Estado-de-SaoPaulo.png

São Paulo, centro financeiro do Brasil, está entre as cidades mais populosas do mundo, com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica. Há prédios simbólicos como a catedral neogótica, o Edifício Martinelli, um arranha-céu inaugurado em 1929, e o Edifício Copan, com suas linhas curvas projetadas pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer. A igreja em estilo colonial do Pátio do Colégio marca o local onde os padres jesuítas fundaram a cidade em 1554.

O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil, quase 22% da população do país habita em terras paulistas. Muitos migram para lá em busca de melhores oportunidades de qualificação e emprego e, talvez, seja justamente por abrigar tanta gente, de tantos lugares diferentes, que São Paulo tenha se tornado essa megalópole tão diversa culturalmente.

A cidade por si só já tomará uma boa parte do tempo de quem quer conhecer o Estado. O Estado de São Paulo subdivide-se em 645 municípios, distribuídos em 42 regiões de governo, 14 regiões administrativas e três regiões metropolitanas: de São Paulo, da Baixada Santista (que tem a conformação espacial da RA de Santos) e de Campinas (contida na RA do mesmo nome).

Como podem verificar, será impossível conhecer todas elas. Assim sendo, estaremos listando e falando sobre as mais importantes para o turismo.

São Paulo Capital

Pra começar, conheça a Avenida Paulista de ponta a ponta, centro financeiro do Brasil e visite o MASP, que é uma das principais atrações da Avenida Paulista e seu acervo é considerado um dos melhores do Brasil. A entrada é gratuita às terças e em toda primeira quinta do mês. As segundas não abrem, o Mirante do SESC, com uma espetacular vista da Av Paulista, o Monumento Tomie Ohtake, o Itaú Cultural, cujas paredes nas escadas decoradas por figuras de plantas e animais, já vale a visita.

Continue sua visita com o Instituto Moreira Sales, gratuito, e o Centro Cultural Fiesp que tem em sua programação espetáculos de teatro, música e dança, e por isso requer agendamento prévio. O Japan House é dedicado a cultura japonesa, reunindo exposições e diversas lojas. Entrada gratuita.

O passeio pela Paulista é ideal aos domingos cuja via fica fechada ao trânsito. Vá ao Parque Trianon onde acontece a famosa feirinha de domingo.

Não pode esquecer de incluir uma visita ao Parque do Ibirapuera e ao Mercado Municipal e conhecer o famoso sanduiche de mortadela, dos quais falaremos no Post seguinte.

 

Para se hospedar na cidade, existem inúmeras opções para todos os gostos e bolsos. Sugerimos consultar os links abaixo:

 

www.booking.com

https://www.topensandoemviajar.com/onde-ficar-em-sp

 

MASP

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é um centro cultural e museu de arte, concebido em 1947 e idealizado pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand. Entre os anos de 1947 e 1990, o crítico e marchand italiano Pietro Bardi assumiu a direção do MASP a convite de Chateaubriand. Situado desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede, é considerado uma das mais importantes instituições culturais brasileiras.

 

50 MASP.png

Mirante do SESC

O Sesc Paulista foi inaugurado em 2018, somando-se aos diversos centros culturais ao seu redor. O prédio localizado no número 119 da Av. Paulista, ao lado do Itaú Cultural, conta com 17 andares dedicados às atividades culturais. O espaço oferece salas de espetáculo, áreas para exposições, filmes e peças. No último piso, estão os imperdíveis Café Terraço e Mirante do Sesc, com uma vista de tirar o fôlego.

Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h30; sábado e domingo, das 10h às 18h30

Site: sescsp.org.br/unidades/avenida-paulista/

51 MIRANTE DO SESC.jpg

Monumento Tomie Ohtake

A avenida Paulista ganhou uma obra artística que a deixou mais bonita e atraente. Uma escultura da artista plástica Tomie Ohtake (1913 a 2015). De manhã após o término da instalação muitas pessoas já paravam para tirar fotos e admirar nova escultura da artista plástica. A obra é pintada com tinta antipichação por fora, vermelho, e prateada por dentro.

A artista plástica nascida em Kyoto no Japão em 21 de novembro de 1913, chegou ao Brasil em 1936 aos 23 anos de idade, começou a pintar aos 40 anos, fiel ao abstracionismo, nos mais de 50 anos de carreira se tornou uma referência para as artes plásticas do país, com uma carreira premiada a artista plástica estava em atividade aos 101 anos quando faleceu em fevereiro deste ano.

52 Escultura_da_Tomie_Ohtake_na_Avenida_Paulista_07.jpg

Itaú Cultural

O Instituto Itaú Cultural, concebido por Olavo Egydio Setúbal e criado em 23 de fevereiro de 1987, tem por objetivo o mapeamento de manifestações artísticas e incentivar a pesquisa e a produção artísticas e teóricas relacionadas aos mais diversos segmentos culturais.

O Instituto Itaú Cultural tem vários objetivos, desde o mapeamento de manifestações artísticas e incentivar a pesquisa e a produção artísticas e teóricas relacionadas aos mais diversos segmentos culturais. Até mesmo incentivar, promover e pesquisar linguagens artísticas e eventos culturais, bem como preservar o patrimônio cultural do país, em atuação direta ou de forma associada. Nos ramos das artes visuais, cinema, dança, educação, jornalismo cultural, literatura, música, pesquisa, teatro, a bienal de arte e tecnologia.

O local consegue receber até três exposições (sempre gratuitas) simultaneamente, que normalmente trazem a trajetória de músicos, atores, fotógrafos, pintores, artistas, entre outras personalidades que contribuíram para o conhecimento nacional.

O Itaú cultural também tem programações de cinema, restaurantes e café além do amplo acervo de mais de trinta mil documentos falando sobre arte e cultura brasileira em livros, filmes e coleções de cd's e dvd's, que podem ser tanto alugados quanto usados no local. E ainda abriga o museu Itaú Numismática - Museu Herculano Pires também que pode ser visitado e possui uma média de 7 mil itens históricos.

53 Itaú Cultural DSC_2647.JPG

Escadaria do Itaú Cultural decoradas com imagens de plantas e animais

Instituto Moreira Sales

O Instituto Moreira Salles é uma instituição singular na paisagem cultural brasileira. Tem importantes patrimônios em quatro áreas: Fotografia, em mais larga escala, Música, Literatura e Iconografia. Notabiliza-se também por promover exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros. E gosta de Cinema. Suas atividades são sustentadas por uma dotação, constituída inicialmente pelo Unibanco e ampliada posteriormente pela família Moreira Salles. Presente em três cidades – Poços de Caldas, no sudeste de Minas Gerais, onde nasceu em 1992, Rio de Janeiro e São Paulo – o IMS, além de catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música, publica regularmente as revistas ZUM, sobre fotografia contemporânea do Brasil e do mundo, de frequência semestral, e serrote, de ensaios e ideias, quadrimestral.

 

54 imagem-10-expo-cinza-ext-a.jpg

Centro Cultural Fiesp

Bem no coração da Avenida Paulista, o Centro Cultural Fiesp oferece aos visitantes uma programação extremamente variada. O centro, parte da grande rede Sesi, oferece três espaços principais: Galeria de Arte do Sesi-SP, o Teatro do Sesi-São Paulo e o Espaço Mezanino. As exposições itinerantes, os espetáculos de teatro, música e dança têm entrada gratuita. Os ingressos são extremamente disputados e devem ser retirados com antecedência na bilheteria.

56 acentro Cultural FIESP.jpg

Japan House

A Japan House já virou referência na Avenida Paulista. Um ambiente inovador, que veio para combinar duas faces do Japão: as tradições milenares da terra do sol nascente, junto com o Japão do século 21, super tecnológico e moderno.

Quando a gente pensa em Japão, o que imediatamente vem à cabeça é a tradição milenar. Os samurais com suas espadas, as gueixas, a culinária e tantos outros costumes que vêm sobrevivendo aos séculos.

Por outro lado, não dá pra esquecer desse outro Japão, terra da inovação e que já contribuiu tanto para a evolução da humanidade em arquitetura, ciências e muito mais.

Se você é fã da cultura japonesa, precisa visitar a Japan House São Paulo, para conhecer esse ambiente único onde o Japão moderno e o tradicional convivem tão bem.

A Japan House funciona de terças a sábados das 10:00 às 22:00h, e aos domingos das 10:00 às 18:00h. Entrada gratuita.

57 Japan-House-1.jpg

Parque Trianon

O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Trianon, situa-se no bairro Cerqueira César, em São Paulo, tendo sido criado em 1892. Tem 48.600 metros quadrados de área e é um "oásis" para quem trabalha ou passa na turbulenta e frenética Avenida Paulista (fica na altura do seu n⁰ 1700), especialmente nos dias úteis. O piso das pistas e trilhas chama a atenção e distingue-o de outros parques pois é formado por belas pedras portuguesas. Aos domingos o parque chega a receber cerca de 8.000 visitantes.

Lá, podemos encontrar exemplares de araribá-rosa, canela-poca, cedro, jequitibá, pau-ferro, sapopemba, sapucaia e tamboril, além de abiurana, andá-açu, camboatás, guaraiúva e tapiá-guaçu. No sub-bosque há espécies exóticas introduzidas como palmeira-de-leque-da-china e seafórtia e mudas de espécies nativas plantadas para enriquecimento florístico. Foram registradas 135 espécies, das quais 8 estão ameaçadas como a cabreúva, o chichá e o palmito-jussara.

58 Parque Trianon 11083437454_6d2a0eea44_b.jpg

São Paulo 2

 

Dando continuidade, prosseguimos o passeio por locais imperdíveis na Cidade de São Paulo.

 

Parque do Ibirapuera

Somando nada menos que 14.000.000 de pessoas já tendo passado por ele, o Parque Ibirapuera é um dos pontos mais atrativos de São Paulo.
A razão pela qual há tantos visitantes por lá é que dá para fazer de tudo nesse parque: curtir a natureza, ver animais, fazer piquenique, praticar esportes, dançar e muito mais. Para quem curte leitura, há até um cantinho especial lá para isso.

O fato é que o Parque Ibirapuera, com seus 158 hectares, é um dos principais pontos turísticos de toda a América Latina e quem não o conhece precisa urgentemente fazer uma visita.

No meio da selva de pedra, o Parque do Ibirapuera reluz como uma grande área verde. Para muitos é o pulmão da capital paulista. Inaugurado em agosto de 1954, durante as comemorações dos 400 anos de São Paulo, o espaço abriga museus, planetário, restaurantes e muita área para prática esportiva. Chega a receber 150.000 visitantes por final de semana, cerca de 15 milhões de visitas por ano.

Mercado Municipal de São Paulo

Visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países, o oficialmente chamado Mercado Municipal Paulistano, conhecido por muitos apenas como Cantareira ou Mercadão é um dos mais tradicionais pontos turísticos da cidade.

O Mercadão, é um importante mercado público localizado no Centro Histórico da cidade. Localiza-se em uma área próxima ao rio Tamanduateí, no bairro Mercado, antiga Várzea do Carmo, entre as ruas Cantareira, Comendador Assad Abdalla e as avenidas Mercúrio e do Estado.

Antes de satisfazer o paladar, comece o passeio apreciando a riqueza arquitetônica do edifício. Projetado por Felisberto Ranzini e construído pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o local levou nove anos para ser inaugurado, em 1933.

Indiscutivelmente este sanduíche é um dos principais chamarizes de turistas para o Mercadão. Presente desde sua inauguração, o lanche chegou pelas mãos do casal de imigrantes portugueses Horácio Gabriel e Maria de Deus Ferreira, donos do Hocca Bar, também conhecido por “O Famoso” e para os amantes de queijo vão enlouquecer com a enorme diversidade encontrada no Mercadão. Há para todos os gostos e bolsos.

Impossível resistir aos aromas dos temperos que invadem alguns dos corredores do mercado. O Mercadão oferece um oceano de peixes e frutos do mar fresquinhos para quem quer preparar refeições que farão sucesso no dia a dia. Depois das compras, se bater aquela fome vá de japonês. No mezanino, o Japa 25, box 8, tem pratos deliciosos, caprichados e com preços justos.

Rua 25 de Março - Compras

Podemos afirmar que São Paulo é o principal destino comercial do país. Entre vários atributos, a cidade possui o maior polo de comércio da América da Latina: a Rua 25 de março, que recebe cerca de 500 mil pessoas diariamente, que buscam diversidade e preço baixo. Este número ultrapassa 1 milhão de visitantes por dia em vésperas de festividades, como o Natal, ou em datas especiais, como o Dia das Mães e o Dia das Crianças.

É que as lojas desse endereço têm preços bem baratos e que, assim, chamam a atenção de milhares de brasileiros.

Vale destacar que, por lá, existem lojas de tudo: roupas, semijoias, eletrônicos, objetos de casa e decoração, fantasias (perfeitas para o Carnaval e Halloween), artigos de festas e muito mais.

A fama do local desperta também a curiosidade dos turistas, tendo se tornado parada obrigatória para muitos dos visitantes da cidade que curtem compras e agitação. Se é esse o seu caso, coloque um calçado confortável e prepare-se para um dia repleto de compras, aventuras e descobertas.

1 Rua_25_de_março_(2008).jpg

Catedral da Sé

Construído e instalado no ano de 1591, o primeiro projeto da Catedral da Sé foi feito em taipa de pilão, sistema rudimentar de construção de paredes e muros que consiste em comprimir a terra em formas de madeira no formato de uma grande caixa, onde o material a ser socado é disposto em camadas. O local escolhido para a "Velha Sé", como a igreja era chamada, foi definido pelo cacique Tibiriçá, primeiro índio a ser catequizado pelo padre José de Anchieta.

No ano de 1745, a chamada “Velha Sé” teve sua categoria elevada à catedral. No ano de 1913 que foi iniciada a construção da Catedral da Sé como é conhecida atualmente.

A Catedral Metropolitana de São Paulo, a famosa Catedral da Sé, é um dos principais pontos turísticos da capital paulista. Localizada no centro histórico da cidade, a igreja chama a atenção pela sua grandeza e pela sua história, que se iniciou no século XVI. A beleza arquitetônica da construção é uma das grandes responsáveis por tornar a igreja um dos cartões-postais da cidade e por fazer dela a queridinha dos cliques de quem visita a região.

Além disso, nas proximidades da Catedral Metropolitana de São Paulo, você encontra muitas opções de bares, restaurantes, lanchonetes, farmácias, lojas e livrarias. Assim, pode aproveitar a visita à Catedral da Sé para conhecer outros lugares próximos. Como a igreja fica na região central da cidade, você só precisa tomar um pouco de cuidado e evitar expor objetos de valor ou falar ao celular em público.

3 Catedral_da_Sé_de_São_Paulo.jpg

Marco Zero da Cidade de São Paulo

Inaugurado em 18 de setembro de 1934, o Marco Zero foi elaborado vários anos antes, precisamente em 1921, quando o local ainda era conhecido popularmente como “Largo da Catedral” que ainda encontrava-se em obras.

O projeto e local de construção do monumento surgiu das mãos do Dr. Américo Netto, à época diretor da Associação Paulista de Boas Estradas (órgão extinto no final dos anos 20).

Entretanto o Marco Zero caiu no esquecimento e só voltou a ser discutido no final de 1933, quando o braço paulista do Touring Club do Brasil procurou a prefeitura para sugerir a instalação do marco, que foi prontamente aceito.

O monumento foi pensado com a intenção de organizar um sistema. O marco zero, portanto, tornou-se o ponto de referência na ordenação numérica de quilometragem das vias que se iniciam na capital paulista, assim como medição de linhas ferroviárias, aéreas e numeração telefônica.

O Marco Zero não só assume uma respeitável região turística do município. Inicialmente assume uma finalidade do qual o particular nome já identifica, representando o centro geográfico da prefeitura, em que todas as medições de distâncias das placas toponímicas paulistanas se introduzem.

Solar da Marquesa de Santos

Construído na segunda metade do século XVIII, em taipa de pilão, o solar foi adquirido da herdeira do brigadeiro Joaquim José Pinto de Morais Leme pela marquesa de Santos, em 1834, após o rompimento de ruas relações com D. Pedro I. Em 1880, a Mitra adquiriu-o e transformou-o em sede do Palácio Episcopal. Em 17/11/1909, suas dependências passaram a pertencer à “The San Paulo Gas Company” até ser desapropriado pela Prefeitura Municipal. Sua estrutura interna foi alterada com a demolição de algumas paredes em reformas sucessivas, entre 1890 e 1909 e recebeu acréscimos externos, nas décadas de 30 e 40. A fachada é em estilo neoclássico, provavelmente posterior a 1860, dividida em três partes desiguais por duas pilastras. As envazaduras do térreo são simplificadas em relação às do superior que são encimadas por frontões triangulares e em arco. Foi restaurada na década de 1960 e, em 1992, pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

As primeiras referências em documentos ao Solar da Marquesa de Santos são datadas do período entre 1739 e 1754, que mostram a existência de quatro casas na Rua do Carmo (atual Rua Roberto Simonsen) pertencentes a André Alvares de Castro. Houve uma provável junção de duas dessas casas de taipa de pilão, que teria originado o Solar, de acordo com os registros daquele século e análises de arquitetura elaboradas pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH).

6 Fachada_do_Solar_da_Marquesa_de_Santos_07.jpg

Pateo do Colégio

Em meio aos arranha-céus e à efervescência de negócios que ocorrem na cidade, o centro guarda também o Pateo do Colégio, berço dessa que se tornou uma das maiores metrópoles do mundo. Foi o local onde São Paulo nasceu, a partir da construção de uma pequena cabana de pau a pique onde se reuniam 13 jesuítas, entre eles José de Anchieta e o padre Manoel da Nóbrega, empenhados em catequizar os nativos.

É uma obra apostólica pertencente à Companhia de Jesus. Composto pelo Museu Anchieta, Auditório Manoel da Nóbrega, Galeria Tenerife, praça Ilhas Canárias (Café do Pátio), Igreja Beato José de Anchieta (abriga o fêmur de José de Anchieta), a Cripta Tibiriçá e a Biblioteca.

7 Patio do Colégio.jpg

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Com cerca de 4 mil peças, o acervo da Pinacoteca do Estado reúne trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, e também abriga obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. O prédio ocupado pela Pinacoteca foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, e hoje abriga em seus salões restaurados importantes exposições, como as de Rodin e Miró. O Pavilhão das Artes, localizado no Parque do Ibirapuera (linkar), também faz parte da Pinacoteca do Estado.

É um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911

Endereço: Praça da Luz, 2 - R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada)

Horário de funcionamento:

- De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)

- Quintas-feiras estendidas na Pina Luz: das 10h às 20h (entrada gratuita a partir das 18h. Recomenda-se a chegada até 19h).
- Pina Estação, Pina Luz, Pina Contemporânea têm entrada gratuita aos sábados.

São Paulo 3

 

 

Beco do Batman

O Beco do Batman em São Paulo é um tradicional endereço do graffiti paulistano, escondido entre as vielas da boêmia Vila Madalena. O lugar é o paraíso para os amantes de arte urbana e com o passar do tempo, ganhou fama tornando-se um museu a céu aberto em SP., mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, fica localizada uma galeria de grafite, próxima à estação Clínicas do Metrô. Com ruas estreitas, a visita ao local pode ser mais proveitosa se o visitante for a pé ou de bicicleta.

O Beco do Batman começou com um único grafite do Homem Morcego, que apareceu na calada da noite entre duas ruas da Vila Madalena. O nome do autor da obra permanece um mistério até hoje, mas outros artistas começaram a preencher os muros dessas travessas estreitas e hoje você pode passear por uma verdadeira galeria de arte urbana ao ar livre. Desde 2015, carros não são permitidos no Beco, então aproveite para caminhar à vontade e conferir os grafites nos 140 metros de muros e paredes.

Bairro da Liberdade

O bairro da Liberdade não pode faltar no seu roteiro em São Paulo, são tantas atrações pra aproveitar o clima oriental, que até mesmo quem mora na cidade pode ficar na dúvida de o que fazer no bairro.

No entanto, muitos relacionam o bairro somente com a cultura japonesa, mas há também, forte presença dos imigrantes e tradições chinesas, coreanas, tailandesas e tawainesas. Assim, conheça mais sobre o Bairro da Liberdade em São Paulo, veja o que fazer por lá, onde comer, onde se hospedar e muito mais.

Além do comércio, encontrado nas ruas, como lojas, restaurantes e mercados, há também uma forte cena cultural oriental no bairro. Festivais e comemorações tradicionais, danças típicas e eventos especializados, acontecem em diferentes épocas do ano. Há também os festivais de animes (animações e desenhos japoneses) atraindo milhares de fãs e simpatizantes do assunto. Um exemplo é o Festival Verão Otaku, realizado pela CCSP (Centro Cultural São Paulo).

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento é um local histórico e religioso localizado no Largo de São Bento, no Centro da cidade, O local é um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento. Sua estrutura atual começou a ser construída entre 1910 e 1912, a partir do projeto criado pelo arquiteto alemão Richard Berndl (1875-1955).

O mosteiro é conhecido por estar sempre de portas abertas. Hoje, por volta de 45 monges fazem missas e trabalham pela comunidade. O coro de canto gregoriano transmite uma serenidade impressionante aos fiéis. Além disso, o Mosteiro de São Bento recebe hóspedes, sendo um dos mais famosos o papa Bento XVI. Ele se hospedou nas instalações em 2007, durante sua visita ao Brasil.

São dependentes do Mosteiro de São Bento de São Paulo, o Mosteiro de São Bento de Sorocaba, fundado em 1667 e o Mosteiro de São Bento de Jundiaí de 1668. Além destes, foram fundados mais dois: Santana do Parnaíba (1643) e Santos (1650).

Sampa Sky

Um dos pontos turísticos queridinhos do momento em São Paulo é o Sampa Sky. O espaço abriu ao público em 2021 e não precisou de muito tempo para ganhar o coração dos paulistanos. Localizado no 42º andar do Mirante do Vale, edifício mais alto do centro de São Paulo, o ponto turístico mais sensacional da cidade que conta com um espaço de 700m2 e a melhor vista da cidade. Para a sensação de flutuar sobre as ruas e avenidas, dois decks de vidro que se estendem para fora da fachada, permitindo que o visitante conheça São Paulo de um ângulo jamais visto. E não para por aí: o disputado café assinado pela 3 Corações e o novo bar criado pela Corona completam a experiência de maneira ainda mais saborosa.

Os ingressos para o mirante estão à venda através do site e custam a partir de R$40.

Então, se você quer visitar, anote também o horário de funcionamento:

Terça a sexta, das 11h às 18h30

Sábados, das 9h às 18h30

Domingos, das 9h às 16h

12 sampa-sky-httpsabravidro.org.brsampa-sky-e-nova-atracao-internacional-de-sao-paulo.jpg

sampa-sky-httpsabravidro.org.brsampa-sky-e-nova-atracao-internacional-de-sao-paulo

Edifício Itália

O Edifício Itália, cujo nome oficial é Circolo Italiano, localizado na Avenida Ipiranga, número 344, é o segundo maior prédio da cidade de São Paulo e um dos maiores do Brasil, com 165 metros de altura a partir do nível da rua, distribuídos em 46 andares e dezenove elevadores. Ocupado em sua maior parte por escritórios, o edifício abriga também, em seus três primeiros andares, a associação Circolo Italiano, nome oficial do edifício. Com seu mirante localizado no 42º andar, o Edifício Itália oferece uma vista de 360 graus de São Paulo, permitindo aos visitantes apreciarem a grandiosidade da cidade. Do mirante, é possível ver a Avenida Paulista, a Serra da Cantareira, o Parque do Ibirapuera, o Estádio do Pacaembu e outros pontos turísticos de São Paulo.

No andar térreo do edifício há também um teatro e uma galeria de arte. Em dois pequenos prédios anexos encontra-se um antigo clube (o Circolo Italiano, que ocupava a área antes mesmo da construção do prédio). Os demais andares são ocupados por escritórios. Do lado de fora do edifício, há uma escultura do artista italiano Pericle Fazzini, o Cavalo Rampante, doado para o Circolo Italiano pelo governo italiano em 1974.

13 São_Paulo_-_Terraço_Itália.jpg

Estação da Luz

A Estação da Luz, que se encontra em um espaço de 7500 metros quadrados do antigamente bem frequentado Jardim da Luz, em São Paulo, foi projetada pelo Barão de Mauá para suceder a primeira estação, a qual data de 1867. Foi edificada entre os anos de 1895 e 1901 e hoje é parte integrante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo, constituindo-se em um dos principais centros metro-ferroviário da cidade.

A Estação da Luz foi aberta ao público em 1º de março de 1901 e é onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminster. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos, mas não demorou muito para que o novo marco da cidade fosse considerado uma sala de visitas de São Paulo. Todas as personalidades ilustres que tinham a capital como destino eram obrigadas a desembarcar no local. Empresários, intelectuais, políticos, diplomatas e reis foram recepcionados em seu saguão e por lá passavam ao se despedirem.

 

Bairro do Ipiranga

Um dos bairros mais tradicionais da cidade é conhecido por ter sido o palco da Proclamação da Independência do país, mas há mais para se ver por lá. O bairro do Ipiranga, localizado na Zona Sul de São Paulo, é um dos bairros mais antigos do município. Ele ainda abriga importantes pontos históricos, como o Museu do Ipiranga e o Parque da Independência, em frente ao edifício do museu.

Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também conhecido como Museu do Ipiranga ou Museu Paulista, é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo, cuja sede é um monumento-edifício que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista.

O museu foi inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895 com o nome Museu de História Natural. Este importante símbolo da Independência do Brasil está vinculado à Universidade de São Paulo desde 1963, como uma instituição científica, cultural e educacional que exerce pesquisa, ensino e extensão com atuação no campo da História.

É responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro “Independência ou Morte”, pintado pelo artista Pedro Américo, em 1888, recebendo em média 350 mil visitas anuais. 

Os jardins do Parque da Independência, no estilo colonial, são um convite para muitas fotos em meio a azaleias, topiárias de buxo e palmeiras, além do viveiro de plantas.

Ao todo, sua flora e fauna é uma das mais ricas da capital, com mais de 180 espécies de plantas que podem ser admiradas pelos visitantes, mas são os saguis, passarinhos e papagaios que roubam a cena no local.

 

Bairro do Bixiga

Andando pelas ruas do Bixiga no fim de semana é comum ver as pessoas circulando por bares, restaurantes e lojas de antiguidades, seja a passeio, tirando fotos ou explorando o bairro. Nos últimos anos o lugar, que conserva muito bem sua fama de boêmio e sempre foi muito conhecido pelas cantinas tradicionais, vem respirando novos ares graças a alguns entusiastas “bixiguentos” (quem nasceu e cresceu no Bixiga) que criaram eventos e festas para revigorar a dinâmica do bairro. O movimento tem chamado a atenção de pessoas de todos os cantos de São Paulo, principalmente os mais jovens.

Fundado em 1º de outubro de 1878, o bairro do Bixiga – um dos mais tradicionais de São Paulo – tem uma importância histórica e cultural muito ampla para a capital paulista.

Localizado na região do Centro, desde a rua Major Diogo até as Avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Luís Antônio, o bairro foi formado por imigrantes italianos recém-chegados ao Brasil e seus moradores cultivam até hoje suas origens, principal motivo pelo qual ganhou fama.

Apresenta uma diversidade inacreditável e isso se deve ao fato de ser um dos bairros mais boêmios e, ao mesmo tempo, mais religiosos da capital. Suas cantinas, feiras e tudo o que envolve seu lado mais tradicional, fazem deste um dos bairros mais icônicos da cidade.

Cidades Imperdíveis de São Paulo

 

 

No Estado de São Paulo existem inúmeras cidades que devem ser visitadas devido aos atrativos que oferecem. São cidades litorâneas recheadas de sol e mar e cidades do interior com muitas histórias e atrativos. Vamos visitar cada uma delas mostrando o que ver, o que comer e onde se hospedar.

 

No Litoral Norte destacamos algumas:

 

Ubatuba

Encravada entre a serra e o mar, Ubatuba é um dos mais espetaculares e bem preservados destinos do Litoral Norte de São Paulo. E serão necessárias muitas viagens para conhecer as mais de cem praias que recheiam o cenário recortado desse pedacinho da Serra do Mar. Ubatuba encanta com praias ainda desertas e de natureza quase intocada, muitas com acesso fácil e outras com lindas trilhas em meio à Mata Atlântica.

É certamente um destino turístico completo, bem estruturado, com mais de 100 praias, ilhas, cachoeiras, trilhas e caminhadas ecológicas e paraísos para você conhecer.

O verão, que é quando todo mundo quer ir para Ubatuba, é justamente o período com mais chuva. Segundo o site, os meses mais chuvosos vão de novembro a março. É também quando se encontram as maiores temperaturas. A notícia boa é que as chuvas se concentram no período da tarde, então devemos aproveitar as manhãs bem ensolaradas do verão.

Para se hospedar você consultar:

www.booking.com

www.kaiak.com.br

www.hoteis.com

www.tripadvisor.com.br

Caraguatatuba

Uma cidade de encantos e belezas, música e poesia, mar e cachoeira, mata e areia. Um lugar onde se têm o melhor do turismo, a integração de culturas! Onde caiçaras de coração ou de berço trocam suas vivências em lindas tardes à beira mar ao pôr do sol enquanto contemplam o pescador tecendo sua rede ou saboreiam uma pipoca ouvindo uma música de bandinha no bucólico coreto da Praça. Mas tem mais! Caraguatatuba tem muito mais! Tem o maior centro comercial e de serviços do litoral norte!  Shoppings com grandes lojas, excelente rede hoteleira e uma incrível gastronomia! Que contempla desde pratos típicos da nossa culinária até os mais requintados sabores internacionais.

É uma das maiores Estâncias Balneárias do Litoral Norte Paulista. De um lado, o Oceano Atlântico banhando as praias, do outro fica a Serra do Mar coberta pela Mata Atlântica. O município faz divisa com: São Sebastião, Ubatuba, Natividade da Serra, Paraibuna e Salesópolis. Na orla é possível avistar Ilhabela. Fazem parte do território da cidade a Ilha do Tamanduá e o Ilhote da Cocanha. As praias tem nomes advindos da língua indígena tupi guarani e o significado descreve as belezas naturais de cada uma delas: Massaguaçu quer dizer grande massa de água; Mococa, roça ou plantação; e Tabatinga recebeu este nome por causa de sua areia branca e fina. Tem praias selvagens como a Brava, com boas ondas para surfistas, e badaladas como Martin de Sá, ponto de encontro dos jovens de dia e a noite. Quem viaja com crianças encontra na Tabatinga, Prainha e Cocanha as águas mais tranquilas da região, além de bares e quiosques que capricham nos pratos e petiscos à base de frutos do mar.

Para se hospedar você consultar:

www.booking.com

www.kaiak.com.br

www.hoteis.com

www.tripadvisor.com.br

 

Que tal fazer uma bela refeição, boa ou barata, não importa. Aí vai uma sugestão:

https://viajandocomamalarosa.com.br/onde-comer-em-caraguatatuba-melhores-restaurantes/

https://restaurantguru.com.br/Caraguatatuba

https://partiuferiado.com.br/restaurantes/caraguatatuba-sao-paulo/

Ilha Bela

Uma ilha paradisíaca no litoral paulista: a “Ilha Bela” faz jus ao nome com magníficas praias, esportes náuticos e ecoturismo, hospedagem de qualidade, gastronomia e tudo sobre mais. São mais de 30 praias para conhecer e visitar, algumas com fácil acesso e bem urbanizadas, outras mais selvagens apenas por barco e trilha.

Sua orla tem 130 km, toda rodeada por Mata Atlântica, sendo que 85% de sua área é preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, onde o turista desfruta de trilhas na floresta, praias desertas, piscinas naturais, cachoeiras e uma infinidade de espécies de animais e plantas.

O título de “Capital Nacional da Vela” se origina dos fortes ventos que ocorrem no canal formado entre a ilha e o continente, propiciando a navegação com vela.

Ilhabela está entre os destinos litorâneos mais procurados por moradores de todo o estado de São Paulo. Entretanto, nem só de paulistas vive o arquipélago. Ilhabela desperta paixões em turistas de todo o Brasil, que veem no lugar uma ótima oportunidade de aliar conforto, preço acessível, pousadas incríveis e bons serviços. Tudo cercado por excelentes praias.

Quer pernoitar na Ilha? Quer fazer uma boa refeição?

https://www.ilhabela.com.br/

https://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g609135-Ilhabela_State_of_Sao_Paulo-Vacations.html

https://www.booking.com

São Sebastião

São Sebastião tem praias para todos os gostos; calmas, agitadas, estruturadas e desertas. Da badalada Maresias, repleta de jovens e surfistas; às selvagens e escondidas como a Juréia.

A cidade de São Sebastião preserva núcleos históricos no centro. Possui um lindo casario colonial, com destaque para Igreja Matriz de São Sebastião, o Museu de Arte Sacra, o Convento da Nossa Senhora do Amparo e o Convento Franciscano.

Apenas 200 km separam a maior cidade do Brasil das encantadoras praias de São Sebastião. As estradas sinuosas que passam em meio à Serra do Mar ajudam, ainda no percurso, a entrar no clima e preparam o corpo para relaxar. É hora de deixar o terno e o salto alto de lado e aproveitar a viagem. Além das belas paisagens, o balneário também tem uma ótima estrutura para receber os turistas, com excelentes restaurantes, hotéis, casas noturnas e clubes de praia.

Praias que você não pode deixar de conhecer.

Praias das Calhetas - Considerada por muitos turistas e moradores como a praia mais bonita do balneário, a Praia das Calhetas é vizinha de outras importantes atrações, como Maresias. Por ser pequena e escondida, tem pouco movimento, ideal se você procura sossego em um cenário rodeado pela natureza.

Praia de maresias - A Praia de Maresias é bastante conhecida em todo o litoral norte paulista. A orla de cerca de 5 km de extensão abriga o Instituto Gabriel Medina, criado pelo premiado surfista. O local pretende estimular a prática do surfe no Brasil e desenvolver novos talentos para a modalidade. Maresias, aliás, tem ondas perfeitas para os surfistas e para os amantes de esportes aquáticos, recebendo campeonatos de surfe.

Praia de Juquehy - Localizada a cerca de 25 km de Maresias, a Praia de Juquehy é um dos destaques de São Sebastião. A praia tem uma extensa orla e um mar calmo de águas translúcidas. É perfeita para caminhadas noturnas e para contemplar o pôr do sol. Além disso, é na Praia de Juquehy que fica o conceituado Badauê, focado em culinária mediterrânea e frutos do mar. A região também oferece boas opções para a noite, como o famoso Banana’s Beach Club e o Chopp com Escama.

Praia de Guaecá - A Praia de Guaecá fica a apenas 10 km do centro histórico da cidade e é uma das preferidas dos turistas que gostam de locais menos movimentados. Considerada tranquila, segura e limpa, a praia alterna períodos de águas calmas com dias de mar agitado e ondas perfeitas para o surfe.

Praia da Baleia - A Praia da Baleia é perfeita para mergulhos. Com águas límpidas, o local é envolto pela vegetação nativa da Mata Atlântica e tem uma orla que se estende por cerca de 4 km. A faixa de areia da praia é extensa e batida.

Praia de Boiçucanga - Ótimo lugar para ver o pôr do sol em São Sebastião. A menos de 10 km da agitada Maresias, Boiçucanga concentra alguns centros comerciais, como o Beira Praia Shopping, com diversas lojas, praça de alimentação e supermercado.

Praia de Toque Toque Grande - Fica a 15 km do centro do balneário, é vizinha da Praia das Calhetas e abriga uma vila de pescadores. O acesso à praia é feito pela rodovia Rio-Santos. Na beira da rodovia, fica a Cachoeira de Toque Toque.

 

Quer pernoitar neste paraíso?

https://www.booking.com

 

 

 

 

Quer saborear frutos do mar:

https://restaurantguru.com.br/seafood-Sao-Sebastiao-m29

 

 

Cidades Imperdíveis de São Paulo 2

 

No Estado de São Paulo existem inúmeras cidades que devem ser visitadas devido aos atrativos que oferecem. São cidades litorâneas recheadas de sol e mar e cidades do interior com muitas histórias e atrativos. Vamos visitar cada uma delas mostrando o que ver, o que comer e onde se hospedar. Continuamos nosso passeio, agora, pelo litoral sul.

 

No Litoral Sul destacamos:

 

Bertioga

Por sua proximidade com São Paulo, Bertioga acaba entrando na mira de muitos paulistanos quando o assunto é sombra e água fresca. Há quem prefira viajar um pouco mais e seguir rumo às preciosas praias do litoral norte, mas quem faz parada em Bertioga também não se arrepende.

A cidade possui 33 quilômetros de praias ideais para aquele banho de mar com a família e para a prática de vários esportes. Além disso, é rodeada por uma exuberante Mata Atlântica preservada, o que faz as praias de Bertioga serem extremamente belas.

Bertioga fica a 126 km de distância de São Paulo em uma localização privilegiada. A cidade fica na Baixada Santista e é a ponte entre os dois litorais, sul e norte do estado.

No link abaixo você encontrará opções de lazer, hospedagem e alimentação:

https://emalgumlugardomundo.com.br/o-que-fazer-em-bertioga/

https://centrodeferias.sescsp.org.br/

 

Guarujá

Guarujá é conhecida como a “Pérola do Atlântico”, devido às suas belas praias e belezas naturais. São 22 km de litoral, com 27 praias, em geral, com águas limpas. Algumas são bastante urbanizadas como Enseada e Pitangueiras, e outras selvagens, acessíveis apenas por trilhas ou barco. Distante cerca de 97 km da capital paulista.

Entre as 27 praias, você vai encontrar praias agitadas e com muitos banhistas como a Praia da Enseada e a Praia das Pitangueiras. Além das mais lindas praias desertas do Guarujá, que entre elas estão: Praia do Iporanga, das Conchas e a Prainha Branca, por exemplo.

 

Atrações irresistíveis no Guarujá:

Praia do Guarujá

A Praia do Tombo é muito procurada por surfistas por causa das ondas agitadas e conta com boa estrutura para banhistas. A Praia das Astúrias também é bastante frequentada, conta com quiosques e ambulantes e tem águas tranquilas

Museu da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

O Museu da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande é uma atração imperdível para quem gosta de história. Em 1964, foi reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional.

Mirante do Morro da Campina

O Mirante do Morro da Campina é para quem quer dar um descanso à alma. Localizado no Morro do Maluf, entre a Praia da Enseada e a Praia das Pitangueiras.

Acqua Mundo

O Acqua Mundo conta com 49 áreas que representam diferentes habitats marinhos e terrestres e é um bom programa para crianças e adultos.

Mirante da Caixa D'Água

O Mirante da Caixa D’Água, também conhecido como Mirante do Morro das Galhetas, tem uma vista maravilhosa da Praia das Astúrias e da Praia do Tombo.

Feira de Artesanato das Astúrias

A Feira de Artesanato das Astúrias é uma boa opção para quem quer comprar lembrancinhas e conferir algumas peças feitas por artistas locais.

Pavilhão da Maria Fumaça

O Pavilhão da Maria Fumaça é uma das atrações mais famosas da cidade. A relíquia, que já funcionou por mais de 50 anos transportando passageiros entre Guarujá e Vicente de Carvalho, mantém viva parte da história da região.

Forte dos Andradas

O Forte dos Andradas fica no Morro do Manduba, entre os bairros do Tombo e do Jardim Guaiúba, e foi criada para defender o acesso ao Porto de Santos, que, naquela época, era o maior porto de exportação do país.

Bares e restaurantes na Praia da Enseada

Os bares e restaurantes na Praia da Enseada são uma boa pedida para quem quer saborear peixes e frutos do mar, e há variedades que atendem até os gostos mais exigentes.

Piscina Natural de Sorocotuba

A Piscina Natural de Sorocotuba é considerada um lugar secreto do Guarujá, e não é para menos: o acesso acontece por uma trilha de nível moderado, porém mal sinalizada, com alguns barrancos e árvores caídas.

 

Vai pernoitar para curtir um pouco mais a cidade?

https://www.booking.com

https://airbnb.com.br

https://www.dicasondeficar.com.br/onde-ficar-no-guaruja-sp/

 

Quer aproveitar a comida típica da região?

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g303610-Guaruja_State_of_Sao_Paulo.html

https://viajandocomamalarosa.com.br/onde-comer-no-guaruja-melhores-restaurantes/

https://www.juicysantos.com.br/comida/7-restaurantes-no-guaruja-bons-e-baratos/

 

Santos

Cidade de praia, privilegiada pelo sol e pelo mar de águas calmas, mas com infraestrutura de metrópole e repleta de belezas e atrações para todas as idades, o ano todo. Santos se destaca por sua orla de 7 km de praias e seu clima tropical, oferecendo avançada infraestrutura turística e uma grande diversidade de pontos turísticos.

Fundada em 1546, Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil e comemora seu aniversário no dia 26 de janeiro. Chamada de Enguaguaçú pelos índios guaianases que ocupavam a área antes da chegada dos colonizadores, a região deu origem à ocupação territorial que hoje compreende o estado de São Paulo.

Sendo uma das cidades brasileiras com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a cidade de Santos é também uma das mais antigas do Estado de São Paulo. Além disso, tem o maior jardim de orla de praia do mundo, sete universidades, supermercados, museus, centros culturais, bibliotecas, teatros e cinemas.

Na orla se destaca o maior jardim de praia do mundo, registrado no Livro dos Records, com 5.335 metros de comprimento, repleto de flores e 1.700 árvores cuidadosamente tratadas.

 

Confira algumas dicas de barzinhos:

  • Arapuka Gastrobar – Rua Azevedo Sodré, 123, Gonzaga
  • Hiná Fish & Lounge – Av. Saldanha da Gama, 44, Ponta da Praia
  • Naus – Rua Tolentino Filgueiras, 55, Gonzaga
  • Quiosque Burgman (cerveja artesanal) – Orla da praia nos canais 2, 4 e 5

 

Para quem não bebe, mas gosta de sair para comer:

  • Chopp do Gonzaga – Av. Ana Costa, 510/512
  • Bodegaia da Pompéia – Rua República Argentina, 80, Pompeia
  • Cantina Liliana – Av. Washington Luiz, 302, Gonzaga

 

Alguns pontos turísticos imperdíveis:

 

Morro do José Menino – Itararé

Local de prática do voo livre, oferece uma bela vista panorâmica que abrange toda a Baía de Santos.

Aquário Municipal de Santos

É considerado o ponto turístico mais visitado da cidade. É também o segundo do estado, perdendo apenas para o Zoológico de São Paulo.

Jardim Botânico de Santos

O Jardim Botânico Chico Mendes é um parque ecológico destinado a preservar diferentes espécies de plantas e cultivar as mudas que abastecem os jardins da praia e ruas da cidade.

Terminal Marítimo de Passageiros de Santos

Santos é a cidade onde há mais escalas de transatlânticos no Brasil, na temporada 2010/2011, 22 navios fizeram 310 cruzeiros em Santos. Na Ponta da Praia, próximo à Ponte dos Práticos, os transatlânticos podem ser observados a apenas 100 metros de distância.

Museu do Café do Brasil e Bolsa do Café

O mais belo e imponente edifício da cidade, a Bolsa Oficial de Café de Santos, é uma construção em estilo eclético, cujas obras foram concluídas em 1922. O prédio abriga o Museu do Café Brasileiro, através de fotos, documentos e equipamentos. Abre de terça a sábado, de 9h às 17h, e domingos, de 10h às 17h

Museu da Pesca

O Museu de Pesca oferece a seus visitantes uma visão geral dos principais grupos marinhos do Brasil e de várias partes do mundo. Possui o maior acervo de conchas do país, com 21 mil exemplares.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Capela da Ordem 3ª de N. Senhora do Carmo

Construídas a partir de 1760 e tombadas pelo IPHAN, são consideradas o mais belo conjunto arquitetônico colonial de Santos. É composto por duas igrejas entrepostas por uma torre de sinos revestida de azulejos portugueses.

Teatro Guarany

É um dos maiores patrimônios históricos de Santos. Construído durante o reinado do imperador D. Pedro II, foi o primeiro teatro de luxo da cidade e seu interior era totalmente coberto por afrescos e pinturas de Benedito Calixto.

Cadeia Velha de Santos

Com construção de 1866, o prédio em estilo Brasil Império tem mais de 2 mil metros de área construída em pedra e cal. Possui grande valor histórico.

Santuário de Santo Antônio do Valongo

Conjunto arquitetônico formado pela igreja e pelo convento. Anexa à Igreja, com entrada pela nave da Igreja de Santo Antônio, está a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, datada de 1689.

Paço Municipal – Prefeitura de Santos

O Palácio José Bonifácio foi inaugurado em 1939, na passagem do centenário da elevação da Vila de Santos à categoria de cidade. Com arquitetura inspirada no palácio de Versailles em Paris, possui acabamento em mármore italiano e jacarandá-da-baía, com lustres de cristal da Bohemia.

Catedral de Santos

Sua construção iniciou em 1909, mas só em 1951 estava inteiramente concluída. Possui afrescos de Benedito Calixto e imagens do Sagrado Coração na Capela do Santíssimo.

Pinacoteca Benedito Calixto

O último remanescente dos antigos e luxuosos palacetes da orla da praia, que pertencia a um barão do café, por si só já é uma atração. Construído em 1900, o casarão foi reformado e ampliado em 1921, com rico acabamento em estilo art nouveau.

 

Onde comer e onde se hospedar:

 

https://www.dicasondeficar.com.br/onde-ficar-em-santos-sp/

https://www.hoteis.com/go/brasil/os-melhores-restaurantes-em-santos

https://www.queroviajarmais.com/restaurantes-em-santos/

 

São Vicente

De acordo com os registros históricos, Antonio Rodrigues, João Ramalho e Mestre Cosme Fernandes, o 'Bacharel' foram os primeiros portugueses a viver em São Vicente. Provavelmente eles eram tripulantes da armada de Francisco de Almeida e desembarcaram aqui em 1493. João Ramalho era casado com a índia Bartira, filha do poderoso Cacique Tibiriçá. Antonio Rodrigues também se casou com uma índia, filha do Cacique Piquerobi. Mestre Cosme era dono do Japuí e do Porto das Naus, onde construiu um estaleiro muito conhecido pelos navegadores da época.

Com quase 500 anos, São Vicente foi a primeira vila do país, fundada em 22 de janeiro de 1532 por Martim Afonso de Souza, se tornando a cidade mais antiga do Brasil. Do local também saíram as primeiras expedições para o interior, inclusive a que fundou a cidade de São Paulo.

Apesar disso, sua economia tem como ponto principal o turismo de veraneio. Uma vez que o município está situado próximo a Santos e Praia Grande. Disponibilizando refrescância, diversão e belas praias. Além de belezas arquitetônicas e culturais.

 

Pontos que devem ser visitados

https://www.viajali.com.br/sao-vicente/

https://naturam.com.br/sao-vicente/

https://www.turismo.sp.gov.br/landingpage/2058/sao_vicente

 

Onde pernoitar, caso queira

https://boking.com

https://hoteis.com

Praia Grande

Na alta temporada recebe cerca de 1,4 milhão de turistas, mais de cinco vezes a sua população fixa. É a segunda cidade que mais recebe turistas em todo o estado de São Paulo, só fica atrás da capital, São Paulo. Dentre as cidades da Baixada Santista, talvez Praia Grande seja a mais procurada! E muita gente se apaixona e decide ficar por lá de uma vez. Distante 79 km da capital.

A cidade de Praia Grande tem uma das praias mais movimentadas do Brasil, tendo sido eleita pelo Ministério do Turismo como a 4ª cidade que mais recebe turistas no país durante a temporada de verão, depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Na alta temporada, recebe cerca de 1,86 milhão de turistas (mais de cinco vezes a sua população fixa, que também vem se expandindo depressa: com crescimento de 56 000 habitantes entre 2000 e 2009, Praia Grande recebeu o título de "a cidade que mais cresce no Brasil").

São muitas as praias para você curtir em Praia Grande:

-Do Boqueirão

-Da Aviação

-Do Canto Forte

-Da Guilhermina

-Solemar

O que você fazer para aproveitar mais o seu passeio:

-Fazer a Trilha do Laranjal

-Fazer um piquenique no Portinho (área de lazer com churrasqueiras)

-Visitar a Fortaleza de Itaipú

-Visitar a Praça da Paz, com suas enormes esculturas de personagens famosos.

-Ir nas Feira de Artesanatos, sendo quatro ao todo regularizadas pele Prefeitura:

         -Da Guilhermina na Praça Portugal

         -Do Bairro Orion

         -Do Bairro Caiçara

         -Da Solemar

 

Para se hospedar, acesse os links abaixo:

https://booking.com

https://viajandocomamalarosa.com.br/onde-ficar-na-praia-grande-litoral-sp/

https://guiadonomadedigital.com/onde-ficar-em-praia-grande-sp/

 

Pare para relaxar e comer até se fartar:

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g1172381-Praia_Grande_State_of_Sao_Paulo.html

https://viajandocomamalarosa.com.br/onde-comer-na-praia-grande-sp-melhores-restaurantes/

https://www.chavesnamao.com.br/melhores-bairros/sp-praia-grande/melhores-restaurantes-de-praia-grande/

 

Mongaguá

Mongaguá é uma das estâncias balneárias da Baixada Santista. Além das praias, num total de 6, possui áreas preservadas, com trilhas, parques ecológicos e cachoeiras. Está distante de São Paulo 93km.

Uma das maiores atrações turísticas de Mongaguá é a Plataforma de Pesca, estrutura de concreto armado, em forma de “T”, com 400 metros ao mar. Além de pescadores, atrai surfistas não só da cidade, mas também das praias vizinhas, bem como de diversos lugares do Brasil.

 

Não deixe de ver:

  • Poço das Antas
  • Parque Ecológico “A Tribuna”
  • Morro da Padroeira
  • Feira de Artesanato do centro da cidade
  • Praça de Eventos Dudu Samba
  • Teatro Raul Cortez

 

Para aproveitar mais, fique um pouco mais por aqui:

 

https://booking.com/mongagua

https://www.airbnb.com.br/rooms/16976566?source_impression_id=p3_1691582533_P2yMu0hbb5ZTzleI

https://trivago.com.br/mongagua

 

Uma parada para almoçar ou jantar, quem sabe!

 

https://restaurantguru.com.br/fish-Mongagua-m102

 

Itanhaém

A segunda cidade mais antiga do Brasil é um excelente lugar para quem busca uma temporada de descanso ou uma vida tranquila à beira-mar. Itanhaém foi fundada em abril de 1532, depois apenas de São Vicente, que data de janeiro do mesmo ano. A 110 quilômetros da capital paulista, Itanhaém é bastante procurada como destino de férias por quem vive em grandes cidades, como São Paulo e Campinas. Há também quem, em busca de qualidade de vida, prefira morar na cidade praiana e se deslocar diariamente para a capital para trabalhar. Com pouco mais de cem mil habitantes, Itanhaém também tem registrado um importante crescimento nos últimos anos. Localizada entre a Serra e o Mar, Itanhaém oferece 26 km de praias entre formações rochosas, ilhas e rios que cortam a cidade.

Itanhaém oferece um pacote completo. Lá você encontra turismo religioso, ecológico, náutico, fluvial e histórico, e é claro a praia de Itanhaém. Portanto, atrações não faltarão, independente da época do ano em que você deseje ir.

 

Curta suas belas praias

  • Da Gaivota
  • Cibratel
  • Da Gruta
  • Das Conchas
  • Dos Sonhos Itanhaém
  • Dos Pescadores
  • Da Saudade
  • Do Itanhaém Centro
  • Do Suarão

 

O tempo é curto e quer ficar mais um ou dois dias?

https://booking.com/itanhaem

https://www.queroviajarmais.com/pousada-em-itanhaem/

https://kayak.com.br

 

Para almoçar ou jantar, consulte:

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g780029-zfp58-Itanhaem_State_of_Sao_Paulo.html

https://restaurantguru.com.br/Itanhaem

 

Peruíbe

A área é reconhecida pelas belas e extensas praias, pelo turismo ecológico e pelo turismo rural. Estamos falando de uma cidade litorânea. É claro que em Peruíbe existem muitas opções de passeio e lazer, mas sabemos que o principal motivo para que as pessoas a visitem é a existência de belas praias.

Peruíbe é um destino de praia que reúne praias para todos os gostos, em meio a um belo cenário natural. Tem praias de águas calmas, outras com boas ondas para o surf, áreas de camping, além de agitada vida noturna na cidade.

 

Conheça algumas de suas praias

  • Praia do Centro - O centro de Peruíbe é bastante urbanizado e repleto de restaurantes, bares, comércios e pousadas.
  • Prainha - A Prainha tem um mar esverdeado e é envolta por uma natureza muito preservada. O mar é cercado por rochas, combinando com a configuração montanhosa da região.
  • Praia do Guaraú - Essa praia em nada se parece com as do centro: é muito rústica, tanto em estrutura, como em visual. As hospedagens são mais como acampamentos e pousadas para quem busca tranquilidade e calmaria.
  • Praia do Caramborê - A Praia do Caramborê é um espetáculo de preservação ambiental. Já faz parte da Reserva Ecológica da Juréia e seu acesso é feito apenas por trilhas.
  • Praia da Barra do Una - A última praia de Peruíbe, já quase na fronteira com a inexplorada Iguape, é a Barra do Una. Ela também tem difícil acesso, via estradas de terra, sendo bastante difícil ir com um carro comum. O espetáculo por ali é o encontro entre rio e mar.

É claro que em se falando de praias, existem muitos outros em seu litoral de 32km de orla.

 

Outras atrações para curtir em Peruíbe:

 

  • Cachoeira Paraíso e do Poço Azul
  • Reserva Ecológica da Juréia – área de preservação ambiental.
  • Lamário de Peruíbe – jazida de lama negra, de origem vulcânica e que faz bem para a pele.
  • Aquário de Peruíbe - possui mais de 15 tanques de água doce e salgada que abrigam mais de 80 espécies de animais vivos, entre peixes, crustáceos, anfíbios e répteis.
  • Mini porto e mercado de peixes.
  • Ruínas de Abarebebê - A Igreja de São João Batista foi erguida na segunda metade do século XVI e suas ruínas hoje são puro encanto.

 

Durma em Peruíbe para aproveitar mais o que a cidade oferece

https://booking.com/peruibe

https://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g780030-Peruibe_State_of_Sao_Paulo-Hotels.html

 

Almoço ou jantar, diversas são as possibilidades

https://restaurantguru.com.br/Peruibe

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g780030-Peruibe_State_of_Sao_Paulo.html

 

Iguape

Iguape é uma cidadezinha pitoresca, com construções históricas, cercada pela natureza protegida e com diversas atrações culturais. Fundada em 1538, Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil. Localizada no Litoral Sul do estado, no Vale do Ribeira, seu nome vem da língua tupi e significa “na enseada do rio”. O município, também conhecido como Princesa do Litoral, já foi chamado de Bom Jesus da Ribeira e Bom Jesus de Iguape. Está a 220km da Capital.

Umas das maiores e poucas reservas ecológica do Brasil está na Estância Turística de Iguape e conhecida nacionalmente pela a tradicional Festa do Bom Jesus de Iguape e pelo famoso Carnaval. O centrinho histórico do destino é marcado por uma praça com coreto, bem no estilo de cidade do interior. Ao redor, as casas coloridas de arquitetura colonial completam o cenário, construído no século XVIII e que perduram até hoje no local.

 

Para aproveitar alguns dias em Iguape

  • Centro Histórico - possui um dos maiores conjuntos de construções coloniais preservadas de São Paulo, com diversas casas, casarões e igrejas, que proporcionam um excelente passeio histórico e cultural. A Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape localizada na principal praça da cidade, a Praça da Basílica, é uma atração muito visitada.
  • Monumento do Cristo Redentor – Morro do Espia - O Mirante do Cristo Redentor, localizado no Morro do Espia, possui belí­ssima vista de Iguape, do Mar Pequeno e da Ilha Comprida.
  • Praia da Juréia - Se você gosta de praias mais afastadas, preservadas e cercadas pela Mata Atlântica, você não pode deixar de ir até a Praia da Juréia.
  • Aproveitar a culinária local - você vai encontrar pratos como caldeiradas, moquecas e caiçaras como peixe cozido com banana verde, tainha recheada e bolinho de marisco branco.
  • Artesanato local - você pode encontrar o artesanato tradicional de Iguape no Mercado de Artesanato e Cultura, antigo Mercado Municipal, gerenciada pela AAPCI (Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape).
  • Curtir anoite nesta cidade tranquila. Veja calendário de atrações como shows de blues, rock, eventos literários e culturais.
  • Se gostar de fazer trilhas, existem algumas opções.

Onde pernoitar

https://www.booking.com/iguape

https://www.momondo.com.br/hoteis/iguape

https://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g2348869-c2-Iguape_State_of_Sao_Paulo-Hotels.html

 

Onde almoçar ou jantar

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g2348869-Iguape_State_of_Sao_Paulo.html

https://restaurantguru.com.br/Iguape

https://cardapio.menu/list/73810537/restaurantes-iguape

 

Ilha Comprida

Rica em biodiversidade, Ilha Comprida mantém o cenário perfeito para os amantes da natureza, que desejam se afastar das grandes movimentações turísticas para viver momentos relaxantes durante os merecidos dias de folga. A história de Ilha Comprida confunde-se com as origens dos povoados de Iguape e Cananéia que, ainda no período Pré-Colonial do Brasil, foram ocupadas por degredados europeus aliados aos povos indígenas da região

Ao longo de seus 74 km de extensão, a Ilha Comprida abriga nada menos que sete biomas diferentes, do mangue à restinga.

 

Sugestões de passeios na Ilha Comprida

  • Boqueirão do Norte - A praia mais movimentada de Ilha Comprida é também a mais agitada pelos turistas. É a primeira visão de quem chega na ilha por Iguape. Conte com infraestrutura completa, grande e larga faixa de areia e um mar convidativo ao surf.
  • Boqueirão do Sul - Já a Boqueirão do Sul é uma praia muito procurada por visitantes vindo de Cananéia. Possui infraestrutura boa para receber seu público, sendo mais frequentada por famílias e casais.
  • E muitas outras para serem visitadas. https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g3384054-Activities-c61-t52-Ilha_Comprida_State_of_Sao_Paulo.html

 

Onde comer – opções para todos os gostos e bolsos

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g3384054-Ilha_Comprida_State_of_Sao_Paulo.html

https://partiuferiado.com.br/restaurantes/ilha-comprida-sao-paulo/

https://visiteilhacomprida.com.br/experienca/gastronomia

 

Onde pernoitar

https://booking.com/ilha-comprida

https://www.tripadvisor.com.br/SmartDeals-g3384054-Ilha_Comprida_State_of_Sao_Paulo-Hotel-Deals.html

https://www.hoteis.com/de1783028/hoteis-em-ilha-comprida-brasil/

https://www.hoteis.com/de1783028/hoteis-em-ilha-comprida-

brasil/https://www.hoteis.com/de1783028/hoteis-em-ilha-comprida-brasil/

Cananéia

Cananéia é considerada por alguns historiadores portugueses e espanhóis a cidade mais antiga do Brasil, cinco meses antes da fundação de São Vicente, mas por falta de documentação oficial que comprove tal fato, São Vicente é oficialmente a cidade mais antiga do Brasil. É um dos melhores roteiros ecológicos do mundo. É ótima opção para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, passeios de barco, trilhas, ecoturismo, aventura e diversão. Está situada a cerca de 265 km da Capital São Paulo e é uma das cidades mais antigas do Estado.

Por ser tão antiga, carrega nas suas ruas histórias e lembranças de tempos passados, sendo um ótimo local para se explorar. Além disso, suas praias, ilhas, cachoeiras e espaços de natureza preservada também atraem muitos turistas.

 

O que não se pode perder

  • Visitar ilhas próximas a Cananéia - Cananéia e as ilhas vizinhas fazem parte do Polo Ecoturístico de Lagamar, que se estende por uma área de 200 quilômetros. A região é considerada um santuário ambiental repleto de espécies da fauna e da flora, com lagunas à beira-mar, vegetação de restingas e Mata Atlântica, além de mangues que são verdadeiros viveiros de peixes.
  • Centro histórico - Construções do iní­cio do século XIX dão um charme encantados à Cananéia, cenário dos tempos coloniais do Brasil.
  • Cachoeiras de Cananéia - O roteiro das cachoeiras em Cananéia inclui 4 belí­ssimas cachoeiras: Pitu, Mandira, Encanto e Rio das Minas. Recomentamos a companhia de um monitor ambiental por segurança e também para obter informações sobre cada cachoeira.
  • Gruta de Nossa Senhora de Fátima e Argolões de Bronze

 

Vamos dar uma parada para comer alguma coisa?

Na cidade é possí­vel encontrar muitos vendedores com ostras frescas, abundantes na região, e vários restaurantes dentre os melhores do extremo sul do litoral paulista.

Festa da tainha

Realizada no meio do ano na Vila do Marujá, já é tradicional no municí­pio e, conta com muitos pratos tí­picos da região, incluindo, é claro, a tainha.

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g644403-Cananeia_State_of_Sao_Paulo.html

https://restaurantguru.com.br/Cananeia

 

Depois disso tudo, que tal se hospedar por aqui e curtir um pouco mais?

https://booking.com/cananeia

http://www.dicasdepousadas.com.br/anuncio/sp/cananeia/pousa-caicara-

 

Cidades Imperdíveis de São Paulo 3

 

 

O estado de São Paulo é enorme. O tamanho da população é igual ao da Argentina e maior que a do Reino Unido em área territorial. São 645 municípios. Há belas praias no litoral norte e sul de São Paulo. Já o interior tem diversos atrativos que proporcionam muito contato com a natureza, belas paisagens e ótima gastronomia. Separamos algumas cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer.

O interior de São Paulo conta com lugares extraordinários para quem gosta de viajar. Há destinos para todos os tipos de turistas, desde aquele que é mais tranquilo e deseja viajar apenas para relaxar até os aventureiros e os amantes da natureza.

Seu interior, com mais de 645 cidades, sempre esteve nos planos de viagem dos mais variados perfis de turistas. O amplo leque turístico agrada desde quem busca sossego em meio à natureza até quem procura diversão para as férias em família.

 

Cidades do interior

 

Águas de Lindóia

Fundada em 1938, a cidade de Águas de Lindóia já iniciou sua vida com a fama do poder das águas que ali se encontram. Embora a cidade não possua aeroporto, ela possui a distância de aproximadamente 158 quilômetros da capital de São Paulo e você pode escolher tanto vir de ônibus quanto carro. Desde a década de 60, a cidade atrai turistas nacionais e internacionais que buscam passeios desde banhos terapêuticos e tranquilidade até ecoturismo, trilhas e parque aquático com toboáguas de água mineral.

Em Águas de Lindóia, a Capital Termal do Brasil, você irá reconhecer na simplicidade e na espontaneidade das pessoas um dos maiores valores deste balneário que está tão próximo da Capital de São Paulo e tão distante do stress dos grandes centros urbanos. Numa área de 55 km2 de montes e vales na Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 945 metros e clima ameno, Águas de Lindóia possui uma diversificada rede hoteleira, com aproximadamente 7 mil leitos com salões e salas para receber eventos, congressos e feiras. Uma gastronomia diferenciada de altíssima qualidade em restaurantes e barzinhos, comércio de malhas, couro, roupas e acessórios, sapatos e deliciosos doces de frutas regionais e produtos da fazenda. Venha e apaixone-se pela “Capital Brasileira do Termalismo”.

 

Passe um fim de semana ou suas férias nesta cidade maravilhosa. Consulte:

https://www.booking.com/aguas-de-lindoia

https://www.dicasondeficar.com.br/onde-ficar-em-aguas-de-lindoia-sp/

https://emalgumlugardomundo.com.br/onde-ficar-em-aguas-de-lindoia/

 

Onde comer:

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g1598551-Aguas_de_Lindoia_State_of_Sao_Paulo.html

https://www.guiadoturismobrasil.com/gastronomia/3/SP/aguas-de-lindoia/936

https://restaurantguru.com.br/Aguas-de-Lindoia

 

Atibaia

Atibaia é um destino designado turisticamente como Estância Climática de Atibaia, localizado a 803 metros de altitude a apenas 65 km da capital paulista. Divide pontos turísticos urbanos e também fora da cidade, sendo seu principal destaque a Pedra Grande de Atibaia, situada ao lado da cidade, a 1418 metros de altitude.

Atibaia é um município considerado estância, devido ao clima, as temperaturas médias na cidade, em dias comuns, estão entre 8° graus de mínima a 28° de máxima. O município é muito fresco, repleto de vegetação e morros, além disso é cruzado por rios, sendo eles o Rio Atibaia, Ribeirão do Onofre, Ribeirão da Folha Larga e Ribeirão Itapetinga. Tornou-se uma cidade turística por conta disso. Abriga uma das maiores colônias japonesas e é conhecida, também, como a cidade das flores e das frutas.

 

Pontos turísticos

A principal atração turística é a Pedra Grande, localizada a 1.450 metros acima do nível do mar, conhecida por ter uma maravilhosa paisagem e uma rampa natural de decolagem.

O teleférico foi inaugurado em 2008, num dos pontos mais visitados e belos do município. O aparelho liga o Lago do Major à parte alta do município, num percurso de 550m.

Museu Municipal João Batista Conti - Foi fundado em 1953 e possui extenso acervo com seção de decretos do Brasil colônia e do império, fotos antigas de Atibaia, sala de folclore, artes sacras e outros componentes da história da cidade e do País.

Lago Major - O local, próximo a natureza, possui ilha de descanso, academia ao ar livre, pista de caminhada, quadra de areia e playground.

 

Hospede-se e aproveite um pouco mais esta pérola do interior de São Paulo

 

Confira algumas opções na cidade:

Bourbon Atibaia Resort – Opção de resort 5 estrelas na cidade

Faro Hotel – Opção com bom custo benefício na cidade

Pousada Sayonara – Boa opção econômica

Confira algumas opções na zona rural:

Eldorado Atibaia Ecoresort – Opção 4 estrelas

Riachi Pousada – Opção com bom custo benefício

Mais opções no destino

De uma paradinha para uma refeição ou um lanche

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g675018-Atibaia_State_of_Sao_Paulo.html

https://atibaianovo.com.br/gastronomia/restaurantes-em-atibaia/

https://restaurantguru.com.br/great-location-Atibaia-m9642

 

Barra Bonita

Barra Bonita é uma estância turística às margens do rio Tietê, distante 290 km da Capital, e detém um bom cenário com muito verde, atrativos históricos, naturais e comerciais, diversidade na hospedagem e na gastronomia, qualidade de artesanato e o principal: passeios em barcos turísticos para até 600 pessoas.

A cidade de Barra Bonita é um achado para aqueles que amam belas paisagens, descanso e irão se encantar ao descobrir que o Rio Tietê naquela região é limpo para banho.

O visitante ainda pode reservar tempo para conhecer a Praça do Artesanato, que funciona na avenida Pedro Ometto, s/n (em frente ao porto), de terça a domingo, inclusive aos feriados e o Museu Histórico Municipal Luiz Saffi. O espaço possui oito salas e expõe peças, fotos, objetos pessoais e industriais, além de documentos relacionados à história e evolução de Barra Bonita. O Museu tem entrada gratuita e permanece aberto durante a semana das 9h às 11h e das 13h às 17h e aos finais de semana e feriados das 9h às 17h.

 

Vai se hospedar, porque é inevitável

https://www.booking.com/barra-bonita

https://barrabonita.sp.gov.br/turismo/hoteis-e-pousadas

https://www.expedia.com.br/Barra-Bonita-Hoteis.d3000477492.Guia-de-Hoteis

 

Comer também é preciso

https://restaurantguru.com.br/Barra-Bonita

https://cardapio.menu/list/95535996/restaurantes-barra-bonita

https://www.listamais.com.br/categoria/BZD9-1306/restaurantes-em-barra-bonita-sp

Boituva

Conhecida como “Capital Nacional do Paraquedismo”, Boituva tem se tornado um dos destinos mais populares para os aventureiros de plantão. Ela está localizada a uma curta viagem de São Paulo, o que já facilita e muito o acesso dos visitantes que não querem ir muito longe para se divertir. Além disso, a cidade é um lugar interessante para se conhecer, dada a sua cultura, história e caráter únicos.

Além da capital do paraquedismo, são reconhecidos no estado como capital do balão. têm festivais, torneios e passeios pelo céu da cidade. Com agências de passeios e equipes altamente qualificadas, contam com uma fábrica privada de balões personalizados também.

Boituva atualmente é uma grande produtora de cana-de-açúcar, então não poderia faltar uma cachaça de ótima qualidade. Na cidade tem o famoso “Zé da Varge” que já ganhou prêmios com suas cachaças e ainda garantiu o 1° Lugar no estado de São Paulo.

Não deixe de passar no Cigano Lanches e provar um sanduba do tamanho de uma pizza família. Av. Palmiro Sartoreli, Nº 206 no bairro Vila Ginasia.

 

Visite também

Museu do tropeiro - o foco desse museu é contar um pouco da história dos tropeiros, que foram os responsáveis pelo transporte de mercadorias no passado. Atualmente, o acervo conta com mais de 700 itens diferentes que vão levar você e sua família num túnel do tempo na história do Brasil.

Fazenda Pinhal - Ideal para os amantes de cachaça. Durante esse passeio você aprenderá sobre todas as etapas da produção desse famoso destilado.

Parque Zoológico Eugênio Walter - São 136,000 metros quadrados de área, que abrigam cerca de 75 animais de 35 espécies distintas. Definitivamente um ótimo passeio para se fazer em família.

 

Depois do passeio, uma pausa para o almoço

https://partiuferiado.com.br/restaurantes/boituva-sao-paulo/

https://visiteboituva.com.br/restaurantes/

https://restaurantguru.com.br/Boituva

 

Precisa descansar a noite depois de curtir o dia?

https://booking.com/boituva

https://www.trivago.com.br/pt-BR/odr/hot%C3%A9is-boituva-brasil?search=200-60218

Botucatu

A cidade de Botucatu está situada no interior do estado de São Paulo. Seu nome tem como origem o termo que vem do tupi Ybytu-katu e que tem como significado “bons ares”. Esse apelido se dá porque a cidade é considerada mística, pois há muitas lendas que foram criadas em virtude das formações geográficas que são comuns no município. Distante 122 km da capital.

Uma das lendas remete ao período pré-cabralino. Durante essa época, o conto traz que a cidade era um ponto de passagem que tinha como destino Peabiru, uma trilha lendária que interligava as terras do Peru ao litoral Atlântico.

Quem vem a Botucatu não pode deixar de conhecer suas belezas naturais: o Rio Tietê, em cujas margens formam-se bairros pitorescos Rio Bonito, Mina, etc.; a Fazenda Lajeado (UNESP), a Igreja de Rubião Júnior; as dezenas de Cascatas e Cachoeiras, entre elas a "Véu da Noiva"; as formações geográficas que geram lendas como as Três Pedras, Gigante Adormecido e Cuesta e o Morro do Peru.

 

Onde pernoitar, caso seja necessário

https://www.booking.com/boituva

https://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g780026-Botucatu_State_of_Sao_Paulo-Hotels.html

https://www.airbnb.com.br/botucatu-brazil/stays

 

Para almoçar ou jantar, seguem opções

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g780026-Botucatu_State_of_Sao_Paulo.html

https://www.descubrabotucatu.com/onde-comer/

https://restaurantguru.com.br/Botucatu

 

Brotas

Brotas, é referência em ecoturismo e turismo de aventura, recheada de belezas naturais e atrações perfeitas para quem gosta de passar tempo de qualidade ao ar livre. Conhecida como a “Capital da Aventura”, há muito o que fazer em Brotas ligado à natureza, incluindo cachoeiras, trilhas e parques com atividades para todas as idades. Situa-se a 250 km da capital.

Brotas tem uma deliciosa dualidade entre a aventura e a calmaria do interior, com passeios que exploram as belezas da natureza de uma maneira carinhosa e te proporciona paz e relaxamento. E, rapidamente, o cenário pode mudar para um rafting completo ou para uma descida de tirolesa no meio de um reserva florestal inesquecível.

 

Você não pode deixar de ver

Eco Parque Cassorova - situado a menos de 30 km do centro da cidade, vai encontrar muitas belezas naturais, como a Cachoeira da Cassorova, com mais de 60 metros de queda, trilhas guiadas em meio à mata e circuito de aventura com tirolesa, arvorismo, piscinas, mirantes e muito mais.

Recanto das Cachoeiras - o complexo abriga duas cachoeiras com poços adequados para banho, a do Santo Antônio, com 20 metros de altura, e a da Roseira, com 55 metros de queda.

Areia que Canta - A infraestrutura moderna do espaço oferece fácil acesso a riachos de águas cristalinas, passeios a cavalo, arvorismo, tirolesa, flutuação e outras atividades.

Parque dos Saltos - O parque inclui uma pequena represa, trilhas ecológicas, ponte com vista panorâmica do rio Jacaré-Pepira e três cachoeiras de águas cristalinas. Entrada free.

Cachoeira Tres Quedas – fica a 23 km do centro da cidade e o espaço protege três quedas d’água apropriadas para banho, além de tirolesa, arvorismo, cavalgada, trilhas, pesqueiro e até roteiro de buggy

Cachoeira Saltão - uma das mais belas cachoeiras no interior, com 75 km de altura em meio a um cenário natural deslumbrante, recortado por florestas e um imponente cânion.

Rio Jacaré-Pepira - Em suas águas é possível praticar rafting, boia cross, canoagem e caiaque, se estendendo por 9 km, com duração média de duas horas.

 

Passe alguns dias neste paraíso do interior paulista

A oferta de hotel e pousada em Brotas é um atrativo a mais para os viajantes: não é difícil encontrar acomodações em diferentes estilos e faixas de preço, embora as diárias sejam mais salgadas durante o verão, dada a alta demanda.

https://www.booking.com/brotas

https://brotas.com.br/hospedagem-em-brotas-sp/pousadas-economicas-em-brotas-sp/

https://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g793338-Brotas_State_of_Sao_Paulo-Hotels.html

 

Para almoçar ou jantar, consulte:

https://brotas.com.br/mais-sobre-brotas/gastronomia-e-compras-em-brotas-sp/

https://saopaulosemmesmice.com.br/onde-comer-em-brotas/

https://brotasonline.com.br/alimentacao-brotas/

 

Cidades Imperdíveis de São Paulo 4

 

 

O estado de São Paulo é enorme. O tamanho da população é igual ao da Argentina e maior que a do Reino Unido em área territorial. São 645 municípios. Há belas praias no litoral norte e sul de São Paulo. Já o interior tem diversos atrativos que proporcionam muito contato com a natureza, belas paisagens e ótima gastronomia.

 

Continuamos nosso passeio pelas cidades do interior paulista

 

 

Campos do Jordão

A 1628 metros de altitude, Campos do Jordão é o município mais alto do país. E juntamente com o clima típico da Serra da Mantiqueira, o charme característico da cidade faz com que seja carinhosamente apelidada como “Suíça Brasileira”. De fato, é impossível não se apaixonar por Campos do Jordão – a cidade é absolutamente encantadora e sinônimo de romance.

Campos do Jordão é um destino que cabe num final de semana ou feriado prolongado, mas a cidade oferece inúmeras atrações, uma gastronomia deliciosa e um clima tão charmoso que vão te fazer querer ficar muito mais,

Mas seria um erro reduzir Campos do Jordão aos esportes urbanos praticados no centrinho de Capivari — comer, beber, comprar, badalar e paquerar. A natureza é a maior estrela da região, seja em parques públicos, como o Horto Florestal, seja em espaços privados, como o jardim Amantikir. A Pedra do Baú oferece uma moldura permanente para a paisagem, e o Pico do Itapeva descortina a Mantiqueira em dias claros.

 

Você não pode deixar de conhecer

  • Parque Capivari – são diversas atrações, inclusive um lago para andar de pedalinho.
  • Morro do Elefante - o local pode ser acessado através de um passeio de carro ou também com o teleférico que parte do Parque Capivari. A vista da cidade é linda.
  • Visitar o Amantikir - ele é um parque com jardins muito bem cuidados, com diversas variedades de plantas e uma bela vista para as montanhas da região.
  • Romantik Dalen - decorada com guarda-chuvas, e hoje tem cadeados para selar o amor dos casais.
  • Bondinho ou Maria Fumaça - Dentro da área urbana da cidade, o passeio é uma ótima opção para se ter uma visão geral da cidade e agrada, principalmente, as crianças. Percurso de 30 minutos com entrada paga.
  • Tomar uma cerveja no Baden Baden - -cervejaria artesanal que nasceu em Campos do Jordão e abriga uma choperia no Capivari. Acabou se tornando um point da vida noturna na cidade e tem várias opções no cardápio.
  • Visite o Bosque do Silêncio - tem atrações como tirolesas, arborismo e minigolfe. O melhor, contudo, é caminhar pelas trilhas que cortam a mata, passando pelas passarelas de madeira, respirando ar puro e procurando avistar algum esquilo.

 

São muitos outros locais que deverá merecer a sua atenção. Portanto, consulte o/a recepcionista de seu hotel que lhe orientará sobre o que e porque visitar.

 

Para seu pernoite, os hotéis são para todos os gostos e bolsos

https://www.booking.com/campos-do-jordao

https://www.dicasdeviagem.com/pousadas-em-campos-do-jordao/

https://www.viciadaemviajar.com/campos-do-jordao-onde-ficar/

 

Uma paradinha para almoçar ou lanchar

https://www.viciadaemviajar.com/onde-comer-em-campos-do-jordao/

https://www.viajenaviagem.com/destino/campos-do-jordao/onde-comer/

https://centraldepousadas.com.br/blog/comer-barato-campos-do-jordao/

 

Cunha

A cidade serra entre São Paulo e Rio de Janeiro é um daqueles lugares charmosos que mais parece ter saído de um conto de fadas. Em meio a Serra do Mar, o destino é o refúgio perfeito para curtir atrações naturais e paisagens surpreendentes. Distante 223km da capital paulista e 307km do Rio de Janeiro.

Cunha é conhecida por seus Campos de Lavandas e vistas naturais maravilhosas,

Com um estilo inspirado no de Provence, no sudeste da França, o local atrai turistas que buscam uma paisagem incrível, além de conhecer de perto o plantio e cultivo das lavandas e seu processo de fabricação.

 

Locais que não se pode perder:

  • Lavandário - com entrada gratuita, é possível ver a plantação de lavandas em qualquer época do ano.
  • Pedra da Macela - A impressionante vista do alto da pedra, na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, alcança a Ilha Grande e as baías de Paraty e Angra dos Reis. São quase 1900 metros de altitude.
  • Parque Serra domar – possui trilhas e cachoeiras imperdíveis.
  • Ceramistas - caracterizado pela diversidade técnica e estética de sua produção, você pode adquir uma peça exclusiva e original.

 

Para conhecer tudo, hospede-se numa pousada charmosa

https://www.booking.com/cunha

https://www.dicasdeviagem.com/pousadas-em-cunha/

https://emalgumlugardomundo.com.br/onde-ficar-em-cunha/

 

Depois dos passeios, uma refeição local ou um lanche

https://www.carpemundi.com.br/onde-comer-em-cunha/

https://www.expedicoesemfamilia.com.br/2021/01/onde-comer-em-cunha-estrada-real.html

https://viajaresimples.com.br/news/onde-comer-em-cunha/

Ilha Solteira

Amarelos, brancos, rosas: na época da florada, os ipês colorem as ruas e enfeitam a longa ciclovia que atravessa a cidade. Conheça Ilha Solteira de um jeito diferente: pedalando. No fim da tarde, araras coloridas cruzam o céu em bandos e dividem espaço com o pôr do sol mais bonito que você já viu.

Às margens do Rio Paraná está a Praia Catarina, com infraestrutura toda voltada ao lazer e mergulho e, próxima dali, já na margem esquerda do rio São José dos Dourados, está a Praia Marina, onde a prática de windsurfe e jet-ski é a pedida. Esse Parque Balneário de mais de 100 hectares dividido nessas duas praias, Marina e Catarina, é parte dos atrativos de Ilha Solteira, uma estância turística localizada a 661 km de São Paulo.

 

Pontos turísticos

  • Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira - A Usina possui 20 máquinas geradoras de energia elétrica de 180 MW cada uma, situada no Rio Paraná e para quem quiser aprender um pouco de geração de energia é um ótimo passeio.
  • Praia da Catarina - lugar ideal para combater o calor muito quente região Noroeste paulista.
    Servem porções de peixes de boa qualidade, preço razoável.
  • Paredão do Porto - lugar agradável para contemplação e escutar histórias e estórias. Pôr do sol incrível. Com coragem, se pula do Paredão no rio Paraná! Mas tenha muito cuidado.
  • Parque da Mantiqueira - um lugar calmo, lindo, limpo, ótimo para passar uma tarde gostosa com a família.... amigos...ou mesmo uma tarde romântica. Perfeito para crianças, seguro e cercado
  • Centro de Conservação da Fauna Silvestre

 

 

Vai pernoitar? Pousadas.

https://www.booking.com/ilha-solteira

http://visiteilhasolteira.sp.gov.br/hospedagem/

https://melhorespousadas.tur.br/sp/ilha-solteira/pousadas

 

Tem que parar pra comer que ninguém é de ferro

https://restaurantguru.com.br/Ilha-Solteira

https://restaurantguru.com.br/self-service-Ilha-Solteira-m9658

http://visiteilhasolteira.sp.gov.br/en/where-to-eat/

Itu

Itu é conhecida como a “Cidade dos Exageros”, graças ao humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida (o Simplício). Além disso, a cidade é muito conhecida por sua história. Itu é considerada o berço da República Brasileira, por ter sediado a primeira Convenção Republicana do Brasil, em 1873.

Os 642 km² de Itu também reservam atrativos turísticos de cunho histórico, religioso, ecológico e gastronômico. O Mercado Municipal, por exemplo, inaugurado em 1905, construído com projeto de Ramos de Azevedo, apresenta espaços livres que constituem pequenas praças, onde se desenvolvem atividades.

 

Não deixe de ver

  • Praça Padre Miguel - também chamada de Praça da Matriz, está localizada na região central de Itu, por isso, é um bom ponto de partida para você iniciar o seu dia de passeios.
  • Praça dos Exageros - são diversos objetos gigantes, entre eles jogo de xadrez, joaninhas, formigas, jogo de lápis e o boneco do humorista ituano Simplício. Os mais importantes símbolos da cidade ficam na Praça da Matriz.
  • Igreja de Nossa Senhora da Candelária – o centro religioso foi fundado em 1780 e é tombado pelo Iphan devido a sua importância histórico-cultural. É possível admirar belas pinturas sacras e decorações em estilo barroco e rococó.
  • Museu Republicano - foi o cenário da primeira Convenção Republicana do Brasil, ou seja, ele possui um grande valor histórico. O espaço conta com um acervo de imagens, registros e obras artísticas que remontam o regime republicano no país, bem como a história da cidade.
  • Parque Maeda - o Parque é uma grande área de lazer que oferece diversas atividades, como playground, piscina, tobogã, jardim japonês e um ótimo restaurante.

 

 

Onde se hospedar

https://www.booking.com/itu

https://www.essemundoenosso.com.br/hoteis-e-pousadas-em-itu/

https://ilovetrip.com.br/pousadas-em-itu-sp/

 

Onde comer

https://ilovetrip.com.br/descubra-onde-comer-em-itu-para-todos-os-bolsos/

https://guiachef.com.br/restaurantes-e-bares-em-itu/

https://silvanacarvalho.com.br/blog/interior-paulista/itu-sp/os-10-melhores-restaurantes-de-itu/

Holambra

A Cidade das Flores pode até ser relativamente jovem, mas não é uma novata no quesito turismo e consegue oferecer aos visitantes bons hotéis, restaurantes e, é claro, atrativos turísticos, distante apenas a 130km da capital.

A história de Holambra tem início em 1948, quando os primeiros imigrantes começaram a chegar da Holanda e depois trouxeram algumas vacas da sua terra natal para o Brasil. No lugar chamado então Fazenda Ribeirão, os holandeses criaram a Cooperativa Agropecuária do Núcleo Holandês Holambra.

Esta linda e colorida cidade conta com muitas atrações, incluindo parques, campos de flores, museus, lojas de artesanato e restaurantes fabulosos, e, portanto, não é fácil decidir sobre o que fazer em Holambra, e foi pensando nisso que relacionamos abaixo o que ver, comer e onde pernoitar.

 

  • Portal de Holambra - ao chegar em Holambra a primeira coisa que você encontra é um belíssimo portal para te recepcionar. Vale a pena registrar este momento.
  • Tour pelos Campos de Flores - a cidade não fica coberta por flores apenas no decorrer da Expoflora, mas o ano inteiro, e o viajante pode conhecer os locais onde as plantas são cultivadas.
  • Moinho dos Povos Unidos - a construção em estilo holandês tem impressionantes 38 metros de altura. Cada pá mede cerca de 12 metros. Por isso, é possível avistá-la de longe. Suba até o topo, cinco andares, veja o museu e curta a linda vista dos campos floridos.
  • Passeie no Bonde das Flores - este passeio é feito através de um ônibus antigo te leva para conhecer as principais atrações da cidade em um city tour de 1 hora, com direito a guia turístico.
  • Guarda-Chuvas - o corredor fica em uma rua arborizada, onde você também encontrará monumentos e até um orelhão em formato de tamanco de madeira.

 

O visitante precisará de mais de um dia para conhecer todas as atrações que Holambra oferece. Portanto, a sugestão e se planejar para ficar mais de um dia. Você tirar mais fotos e guardará muitas lembranças.

 

Onde se hospedar

https://www.booking.com/holambra

https://www.dicasondeficar.com.br/onde-ficar-em-holambra-sp/

https://www.fefapelomundo.com.br/onde-ficar-em-holambra/

 

Opções para almoço ou jantar

https://ckturistando.com.br/dicas-de-lugares-para-comer-em-holambra/

https://portaldeholambra.com.br/gastronomia-em-holambra-comidas-tipicas/

https://ilovetrip.com.br/descubra-onde-comer-em-holambra-melhores-opcoes/

 

Olimpia

Olímpia possui o maior parque aquático da América Latina. Se você sonha em conhecê-lo e passar uns dias em casal, com seus filhos ou amigos por ali, confira neste post, as principais informações sobre a cidade para você se planejar e ter uma experiência incrível na estância turística.

 

Visite as fontes termais e outros atrativos

  • Thermas dos Laranjais - o parque aquático mais visitado da América Latina. Este parque tem mais de 50 atrações para todas as idades, dentre elas, a primeira e maior montanha russa do Brasil.
  • Hot Beach - com atividades relaxantes que imitam uma praia de areia branca ou algo mais radical como tobogãs gigantes com quatro opções de descidas.
  • Vale dos Dinossauros - inaugurado em 2019, o parque reserva dinossauros animatrônicos que se mexem e fazem muito barulho para a diversão dos pequenos.
  • Museu de História e Folclore - são mais de 10 mil peças no acervo que representa os mitos do Brasil. Entre elas estão: roupas da folia de reis, instrumentos musicais, peças de barro e até mesmo uma locomotiva inglesa de 1892.
  • Orquidário Aguapay - fica em uma chácara e permite que os(as) visitantes confiram de pertinho todas as etapas para o cultivo de orquídeas.

 

 

Onde pernoitar em Olímpia

https://booking.com/olimpia

https://www.dicasdeviagem.com/resorts-em-olimpia/

https://todasasmaes.com/2021/02/09/hoteis-em-olimpia/

 

Uma paradinha para almoçar

https://rotasdeolimpia.com.br/onde-comer-em-olimpia/

https://www.viajali.com.br/restaurantes-em-olimpia/

https://guiaolimpia.com/gastronomia-onde-comer-em-olimpia-sp

Cidades Imperdíveis de São Paulo 5

 

 

Finalmente chegando ao final do nosso tour pelas cidades do Interior de São Paulo. Vamos conhecer as cinco últimas cidades.

 

Presidente Epitácio

Presidente Epitácio é um dos muitos municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Distante 557km da capital.

Desde julho de 1990 o município tem o título de estância turística e a diversidade de atrações passa pelo turismo fluvial, por vastas vegetações, ilhas, lagoas e muita pesca. Hoje com 44.389 pessoas, de acordo com a população estimada pelo IBGE/2020, é conhecida como "Joia Ribeirinha" que significa joia lapidada pelas águas e belas praias do Rio Paraná. É o detentor do título de "Pôr do sol mais bonito do Brasil".

 

Não deixe de visitar e aproveitar o que a cidade oferece

  • Tirolesa e paredão de escalada - Uma tirolesa de 100 metros e um paredão de escalada de 6,5 metros. Essas atrações são atividades de aventura, que atrai pessoas de todas as idades, proporcionando adrenalina e aventura.
  • Prainha da orla – passeios de baeco e banana boat. Programa para todos os sábados e domingos.
  • Turismo Religioso – Evento de procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.
  • Ponte Hélio Serejo - construída devido a necessidade da elevação da via de acesso entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, formando assim o grande Lago.
  • Colônia Arpad Falva - Em 1920 instalou-se no município um grupo de pessoas composta por famílias provenientes da Hungria. Com seus usos e costumes, produziram um acervo próprio de sua cultura, com destaque para a edificação da Igreja de Santo Estevão, de 1934. É uma construção simples, com forte influência da arquitetura romana.
  • Praça da Matriz - a praça da matriz é uma área de grande ponto de encontro dos munícipes e turista, pois o local conta com uma fonte luminosa musical, o marco zero da cidade.
  • Casa do Artesão - A casa do artesão de Presidente Epitácio é composta pela associação de artesões. Por conta disso existe uma variedade muito grande de artesanato e uma variedade de estilo.

 

 

Onde se hospedar

https://www.booking.com/presidente-epitacio

https://www.hoteis.com/de1903236/hoteis-em-presidente-epitacio-brasil/

https://www.hoteisepousadas.tur.br/presidente-epitacio/

 

E para comer?

https://presidenteepitacio.com.br/gastronomia/restaurantes/

http://tucunarerestaurante.com.br/

https://restaurantguru.com.br/Presidente-Epitacio

Águas de São Pedro

Águas de São Pedro é um município paulista localizado entre Piracicaba e Brotas. Embora seja o menor município territorial do estado, Águas de São Pedro possui uma interessante atividade turística, pois é uma das onze cidades paulistas considerados como estâncias hidrominerais. Distante 180km da Capital. Apesar de seu tamanho compacto, sua história é merecedora de grande destaque. Afinal, é a única cidade brasileira projetada e construída com a finalidade de ser uma estância hidromineral.

 

Não deixe de ver

  • Thermas Water Park- é para curtir o ano todo, 3 das 5 áreas em que o parque é dividido contam com águas quentes.
  • Fonte da Juventude - local que vale a pena conhecer quando estiver na cidade, fica no centro da cidade e tem 3 fontes de águas medicinais, está sempre muito limpo, sendo local ideal para fotos.
  • Monumento das Águas – local no centro da cidade com lagos e chafarizes ideais para tirar muitas fotos. A noite, iluminação especial.
  • Calçadão – para descansar um pouco.

 

Existem algumas outras atividades que podem ser exploradas, tais como: arvorismo, trilhas e tirolesa.

 

Quer pernoitar para aproveitar mais o dia seguinte?

https://www.booking.com/aguas-de-sao-pedro

https://emalgumlugardomundo.com.br/pousadas-em-aguas-de-sao-pedro/

https://www.queroviajarmais.com/pousadas-em-aguas-de-sao-pedro/

 

Onde comer

https://www.daparaviajar.com.br/viagens-nacionais/onde-comer-em-aguas-de-sao-pedro/

https://restaurantguru.com.br/Aguas-de-Sao-Pedro

https://instaviagem.com/guia/onde-comer/brasil/aguas-de-sao-pedro

 

Aguas-de-sao-pedro-thermas-1 - créditos para httpswww.cidadesdomeubrasil.com.brSPaguas_de_sao_pedro

 

1 aguas-de-sao-pedro-thermas-1 - créditos para httpswww.cidadesdomeubrasil.com.brSPaguas_de_sao_pedro.jpg
1.2 créditos para httpswww.thermas.com.brdestino.jpg

 créditos para httpswww.thermas.com.brdestino

 

1.3 Aguas-de-Sao-Pedro-como-e-o-clima-Fonte Eduardo Shiroma  Wikimedia Commons  CC BY 3.0.jpg

Créditos para Aguas-de-Sao-Pedro-como-e-o-clima-Fonte Eduardo Shiroma  Wikimedia Commons  CC BY 3.0

 

1.4 Thermas Water Park.png

Créditos para Thermas Water Park

São Roque

Famosa pelas vinícolas, a cidade de São Roque vai muito além da sua Rota do Vinho, e vai te proporcionar outros passeios imperdíveis. E se você ainda não sabe o que fazer em São Roque, a gente vai te mostrar.

Clima rural de interior, comida boa, cultivo de uvas, cultura italiana e portuguesa, degustação de vinho, paisagens incríveis e muita diversão em família.

 

O que ver e fazer em São Roque

  • Portal de São Roque – inicie o passeio pelo Portal e depois se direcione para a Rota do Vinho.
  • Bela Aurora Vinícola e Cafeteria - localizada antes da Estrada do Vinho, na Rodovia Raposo Tavares, no km 56,5, essa vinícola é bem charmosa, e conta com uma plantação de videiras e de café, e ambas podem ser visitadas.
  • Estação Ferroviária de São Roque - construída em 1930, a estação tinha como objetivo levar os passageiros até a Estação Ferroviária de Sorocabana. Mas posteriormente passou a funcionar somente para trens de carga. Hoje está desativada.
  • Morro do Cruzeiro – mirante com vista privilegiada da cidade. Imperdível!
  • Igreja Matriz de São Roque - construída em 1935, a Igreja é a maior igreja do Brasil dedicada ao Santo.
  • Sítio Santo Antônio - o Sítio Santo Antônio é uma das construções mais importantes de São Roque, construído pelo irmão do fundador da cidade, e por isso tem um grande valor histórico. 
  • Roteiro do Vinho São Roque - a Rota do Vinho São Roque é a principal atração da cidade, recebendo turistas de todos os cantos do Brasil, principalmente os amantes de vinho.

A Rota se estende por três caminhos, que são:

  • Estrada do Vinho 
  • Estrada dos Venâncios  
  • Rodovia Quintino de Lima 

Pela rota, são mais de 30 estabelecimentos, que incluem vinícolas, adegas, armazéns, empórios, fazendas, restaurantes com muita diversidade no cardápio, lojas de compras e até mesmo atividades de lazer.  

Existem outros pontos que você pode explorar, mas relacionamos aqui os principais.

 

Onde se hospedar

https://www.booking.com/sao-roque

https://rotadeferias.com.br/onde-ficar-em-sao-roque/

https://emalgumlugardomundo.com.br/onde-ficar-em-sao-roque/

 

Onde fazer suas refeições

https://documentodeviagem.com/onde-comer-em-sao-roque/

https://www.mundoviajante.com/restaurantes-em-sao-roque-sp/

https://partiuferiado.com.br/restaurantes/sao-roque-sao-paulo/

 

Serra Negra

Serra Negra é uma cidade muito mais do que geograficamente estratégica. A montanha, o charme do centrinho de compras, o clima puro e rico em oxigenação, a grande infraestrutura em hotelaria de lazer e eventos, a gastronomia, a qualidade dos produtos e serviços, a originalidade dos imigrantes italianos, a hospitalidade das pessoas, a beleza natural; enfim, tudo em Serra Negra está preparado para receber.

Fundada em 1828, encravada na Serra da Mantiqueira, a 150 km de São Paulo e a 927m de altitude com picos de até 1.300m está a Estância Turística Hidromineral de Serra Negra, com boa infraestrutura turística e de rara beleza natural. Rodeada por montanhas, a vegetação que se compõe com cafezais é exuberante, formando um cenário de extraordinária beleza natural.

 

Não deixe de visitar

  • Fontana di Trevi de Serra Negra - localizada na região central da cidade , próxima à praça João Zelante e à prefeitura, a réplica da Fontana di Trevi foi inaugurada em maio de 2023 e rapidamente se tornou um dos pontos mais procurados pelos turistas.
  • Teleférico - é uma forma interessante e divertida de desfrutar da beleza natural da região, além de ter uma vista panorâmica da cidade. O trajeto é feito em cadeirinhas individuais e dura cerca de 15 minutos até o Pico da Fonseca.
  • Cristo Redentor - tem uma altura total de 18 metros, com 6 metros de pedestal e 12 metros de estátua. Localizado em um ponto estratégico para apreciar a vista da cidade e a paisagem.
  • Disneylândia dos Robôs - a Disneylândia dos Robôs é um ponto turístico único, repleto de robôs que se movimentam, inventos e engenhocas.
  • Praça João Zelante - é um local conhecido pela concentração de bons restaurantes, além de estar próxima da Réplica da Fontana di Trevi e da Rua Coronel Penteado, rua das compras.
  • Igreja Nossa Senhora do Rosária - a igreja é realmente muito bonita, com pinturas no teto, mosaicos e vitrais, que foram criados pelo artista italiano Antonio Maria Nard. Além disso, as pinturas do altar-mor e quadros da Via-Sacra são do pintor paulista, Enrico Bastiglia.

 

Existem mais alguns lugares imperdíveis para se visitar. Então, um dia só em São Roque é pouco. Procure um hotel ou uma pousada, descanse e siga em frente.

 

Hotéis e pousadas

https://www.booking.com/serra-negra

https://www.dicasondeficar.com.br/onde-ficar-em-serra-negra-sp/

https://emalgumlugardomundo.com.br/onde-ficar-em-serra-negra/

 

Descase comendo, afinal ninguém é de ferro

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g675020-Serra_Negra_State_of_Sao_Paulo.html

https://www.serranegra.net/restaurantes

https://visiteserranegra.com.br/onde-comer/

Socorro

Considerada um dos principais polos de turismo do país, um dos grandes atrativos da cidade é o Turismo de Natureza. É uma encantadora cidade turística há 132 km da capital paulista, localizada junto à Serra da Mantiqueira e que reúne todas as características do interior, com inúmeros atrativos para todas as idades. Seja no ar, na terra ou na água, Socorro oferece 20 opções de atividades de aventura para sua escolha. Em Socorro você também encontra o Ecoturismo, Turismo Rural, Social, Histórico-Cultural, Turismo de Saúde e de Compras.

 

Realmente, são inúmeras as opções para se curtir a Cidade. Vamos enumerar apenas algumas delas e, provavelmente, a Prefeitura lhe fornecerá todas as opções disponíveis.

 

  • Park dos Lagos - um espaço privilegiado para camping e hospedagem, dispondo de um restaurante que serve uma deliciosa comida caseira.
  • Parque de Aventuras Monjolinho - oferece mais de 12 opções de atividades de aventura e infraestrutura completa. Atividades de Aventura: arvorismo, tirolesas, escalada, boia cross, rafting, standup, caiaque, trilha das cachoeiras, banho de floresta, trilha do cipó, trilha São Francisco, quadriciclo para cachoeira e cavalgada.
  • MegaPark Turismo de Aventura - todos quadriciclos Polaris 4×4 modelos Sportsman, além de maquinas 100% automáticas, todos quadriciclos contam com encosto traseiro para apoio do garupa e são os únicos na cidade homologado de fábrica para duas pessoas.

 

Não se esqueça de se informar sobre todas as opções de passeio e lazer. Você vai se surpreender!

 

Fique alguns dias para aproveitar tudo o que a cidade lhe oferece

https://www.booking.com/socorro

https://www.dicasondeficar.com.br/onde-ficar-em-socorro-sp/

https://www.transportal.com.br/noticias/rodoviaria-campinas/onde-ficar-em-socorro-sp/

 

Para um almoço ou jantar

https://socorro.tur.br/gastronomia/

https://restaurantguru.com.br/Socorro

https://hotelfazendaflorestadolago.com.br/restaurante-em-socorro-sp.php