A Pé Pelo Mundo !
Santa Catarina
Os catarinenses desfrutam de um alto nível de desenvolvimento humano. A sua população apresenta uma elevada expectativa de vida. Além disso, a infraestrutura de saúde e educação garante baixas taxas de mortalidade infantil e analfabetismo. A economia de Santa Catarina é muito forte e dinâmica. São destaques os setores agroindustrial, mecânico e têxtil. O turismo também é muito importante para a geração de receitas para o estado.
O seu povoamento foi iniciado por meio da colonização portuguesa no Brasil, sendo que a sua cultura foi amplamente influenciada pela presença de imigrantes europeus, que vieram para o estado em busca de melhores condições de vida. Tem intensa influência de espanhóis, alemães, italianos e portugueses açorianos.
Limites: ao sul com o Rio Grande do Sul, ao leste com o oceano Atlântico, ao norte com o Paraná e a oeste com a Argentina.
FRONTEIRAS-DIREITOS AUTORAIS PARA httpwww.viagemdeferias.com santa-catarina
Número de municípios: 295
População: 7.610.361 habitantes, conforme a estimativa do IBGE para 2023
Cidades imperdíveis de Santa Catarina
Florianópolis – sua capital
Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, é maioritariamente constituída pela Ilha de Santa Catarina, com 54 km de comprimento. É famosa pelas suas praias, incluindo estâncias turísticas populares como a Praia dos Ingleses na extremidade norte da ilha. A sua Lagoa da Conceição, uma lagoa de água salgada, é popular para a prática de windsurf e para excursões de barco. A Ponte Pedro Ivo Campos faz a ligação entre a ilha e a zona comercial continental. Antes era utilizada a Ponte Hercílio Luz. Inaugurada em 1926, é o mais antigo elo estrutural da capital catarinense e se mantém como a maior ponte pênsil do Brasil.
Seu nome homenageia o governador Hercílio Luz, um visionário que idealizou e deu início à construção da ponte para unir a Ilha de Santa Catarina ao continente.
O que ver e fazer em Floripa
Uma visita a Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Floripa pra tirar fotos inesquecíveis.
PONTE IVO CAMPOS-CRÉDITOS PARA httpsimagemdailha.com.br imagem7822_2-A NOVA PONTE
O Mercado Público de Florianópolis, com sua fachada colonial pintada de amarelo, é um dos prédios mais icônicos do Centro Histórico da capital catarinense. O Mercado Público tem sua origem em barracas e quitandas construídas pelo governo da Capitania de Santa Catarina, provavelmente no fim do século XVIII. Estas barracas e quitandas eram alugadas por pequenos comerciantes.
O Palácio Cruz e Sousa, antigo Palácio Rosado, é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina desde 1986, e está localizado no Centro de Florianópolis, em frente à principal praça da cidade, a Praça XV de Novembro, tendo servido como Palácio do Governo do Estado
MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA-WIKPEDIA COMMONS-Florianopolis_Cruz_e_Sousa
A Praia da Joaquina ou "Joaca", como é apelidada pelos moradores, é a praia das "altas" ondas. Geralmente muito frias, já foram dropadas (surfadas) por grandes nomes do surfe, sendo sede de campeonatos nacionais e até mundiais. Os eventos de surfe, realizados desde a década de 70, deram reconhecimento internacional à Joaquina.
A Praia dos Ingleses é um dos destinos mais movimentados da Ilha de Santa Catarina durante o ano inteiro e, principalmente, no verão. Isso porque conta com grande infraestrutura que vai de serviços de hotéis na praia até um pequeno shopping center. Bares, shows, restaurantes, lanchonetes e o forte comércio garantem a diversão de famílias e jovens à noite, enquanto que durante o dia a praia é o local preferido.
Atualmente, a praia de Jurerê está dividida entre dois bairros. O Jurerê conhecido como Tradicional e o Internacional, que ganhou esta denominação por um moderno empreendimento imobiliário que trouxe grandes mansões, estabelecimentos de luxo e casas de música eletrônica.
JURERÊ-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.tripadvisor.com.br jurere-internacional
Jurerê Tradicional conserva aspectos dos moradores mais antigos e da cultura local. É uma praia que abriga casas de verão de florianopolitanos e de famílias de outros estados que escolhem a ilha de Santa Catarina como local para passar as férias.
Onde se hospedar
https://www.booking.com/florianopolis
https://www.hoteis.com/de159440/hoteis-em-florianopolis-brasil/
https://www.decolar.com/hoteis/hl/2261/i1/hoteis-em-florianopolis
Onde comer
https://documentodeviagem.com/onde-comer-em-florianopolis/
https://www.temqueir.com.br/2019/04/onde-comer-em-florianopolis.html
Blumenau
Blumenau é um município localizado na microrregião homônima e na Mesorregião do Vale do Itajaí. É a cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Itajaí.
Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade guarda fortes características europeias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chope gelado e festas. Localizada estrategicamente próxima as importantes cidades do Mercosul e da estrutura portuária do Estado, é referência na educação, infraestrutura e mão de obra qualificada.
O que ver em Blumenau
Vila Germânica - A Vila é palco de eventos tradicionais que celebram as festividades típicas alemãs, como a Oktoberfest. Este festival, reconhecido nacionalmente, atrai milhares de visitantes anualmente, que desfrutam de cervejas artesanais, muita dança, música típica e gastronomia alemã autêntica.
VILA-GERMANICA-PROEB-ABRE-2-DIREITOS AUTORAIS PARA httpsguedesarquitetura.com.br
Museu do Cristal - Uma experiência turística interativa e imersiva por todas as etapas de fabricação do cristal mais premiado do Brasil, que tem como encarregado técnico Frederico Strauss, que traz um legado familiar de 70 anos no mercado cristaleiro. Inclui um passeio por todas as etapas produtivas, tais como mistura, fundição, riscação, lapidação, polimento, qualidade e embalagem. A Mozart Crystal é uma fábrica de cristais artesanais, sendo a única no mundo a produzir cristais em 9 cores.
MUSEU DO CRISTAL-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.turismoblumenau.com.br Mozart-1
MUSEU DO CRISTAL-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.tripadvisor.com.br glas-park-museu-do-cristal
Oktoberfest - É um festival de tradições germânicas que ocorre na cidade de Blumenau durante o mês de outubro. Ela é uma das celebrações que surgiram no mundo similares à Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival.
Museu da Cerveja – O Museu de Blumenau conta com um acervo que remonta a história dos mais de 6 mil anos da bebida em todo o mundo. São objetos que referenciam a indústria e a cultura cervejeira, bem como as memórias da bebida.
Museu Hering - A marca Hering é muito tradicional no Brasil. Suas roupas são conhecidas por sempre manter a qualidade e a simplicidade, mesmo que as coleções estejam sempre de acordo com as tendências atuais. A marca foi fundada por dois irmãos de Santa Catarina, em 1880, e vem sido gerenciada pela família Hering desde então. Para contar e celebrar essa história, foi fundado o Museu Hering em Blumenau.
Museu-da-Hering-arquivo-pref.-1024x685-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.turismoblumenau.com.br
Castelinho da Havan - Passar pela rua XV de novembro e parar para admirar esta bela construção deveria ser obrigatório para quem vai a Blumenau. Incrível a semelhança com as construções germânicas!
CASTELINHO DA HAVAN-DIREITOS AUTORAIS PARA A TRIPADIVISOR-photo0jpg
Onde dormir em Blumenau
https://www.booking.com/blumenau
https://www.kayak.com.br/Blumenau-Hoteis.41485.hotel.ksp
https://www.expedia.com.br/Blumenau-Hoteis.d180993.Guia-de-Hoteis
Onde comer
https://www.viajali.com.br/restaurantes-blumenau/
https://blog.123milhas.com/onde-comer-em-blumenau-sc-melhores-restaurantes/
Joinville
Joinville, uma das cidades mais emblemáticas de Santa Catarina, é conhecida por sua rica história, cultura vibrante e desenvolvimento econômico.
Joinville está situada na região norte do estado de Santa Catarina. Sua população, conforme dados do Censo de 2022 do IBGE, era de 616.317 habitantes, sendo a maior cidade do estado, à frente da capital Florianópolis, e é a terceira mais populosa cidade da Região Sul do Brasil atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba (da qual é distante apenas 130 km, sendo assim, mais próxima da capital paranaense do que a do próprio estado).
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.joinville.sc.gov.br Joinville-aerea
A cidade possui um elevado índice de desenvolvimento humano (0,809) entre os municípios brasileiros, ocupando a 21ª posição nacional. Um estudo apontou Joinville como a segunda melhor cidade para se viver no Brasil. Joinville ostenta os títulos de "Manchester Catarinense", "Cidade das Flores", "Cidade dos Príncipes", e "Cidade da Dança". É ainda conhecida por sediar o Festival de Dança de Joinville (considerado o maior festival de dança do mundo), a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (a única no mundo fora da Rússia) e o Joinville Esporte Clube.
O que ver e fazer em Joinville
Museu Nacional de Imigração e Colonização - O Museu Nacional de Imigração e Colonização é um dos principais espaços de história e memória de Joinville. O casarão principal, construído na década de 1870 para ser a antiga sede administrativa da Colônia Dona Francisca, abriga um grande acervo. O visitante encontra no museu móveis, objetos e documentos relacionados à imigração e colonização no Sul do país. O local ainda conta com uma casa enxaimel no terreno, maquinários e meios de transporte daquela época. Todos eles ajudam a formar um retrato do modo de vida da Colônia Dona Francisca, atual Joinville, no século 18.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.joinville.sc.gov.br museuimigracao
Rua das Palmeiras - A Alameda Brüstlein, mais conhecida como Rua das Palmeiras, é uma via localizada no centro de Joinville, Santa Catarina, Brasil. A alameda é um dos principais pontos turísticos da cidade. Em 2005, foi tombada como patrimônio histórico e artístico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
RUA DAS PALMEIRAS-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.joinville.sc.gov.br rua
Mirante de Joinville - O Morro do Boa Vista, mais conhecido como o Mirante de Joinville, tem seu acesso pelo bairro Saguaçu, e atrai muitos turistas e moradores da cidade. Já no começo da rua do mirante, você vê pequenos lagos com muitos peixes. De um lago para outro possui uma pequena cascata de água, isso já te dará a imagem perfeita para tirar algumas fotos.
MIRANTE DE JOINVILLE-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.solutudo.com.br 59de71f7-e260-4e3c-b314-581bac1f1ba8
Zoobotânico de Joinville - Este bonito parque é uma das maiores atrações de Joinville e a grande área de lazer das famílias. Então ali se reúnem aqueles que desejam fazer caminhadas, respirar ar puro, ou ainda deixar as crianças correrem sem preocupações. Além disso, o lugar oferece muita interação com os animais e com o verde. Realmente, esta é uma visita que não deve ser perdida.
ZOOBOTÂNICO DE JOINVILLE-CRÉDITOS PARA httpstripbruta.wordpress.com img_7032-1
Parque das Hemerocallis - O parque conta com diversas atrações, vale a pena passar o dia por lá e aproveitar cada espaço. Além dos lindos jardins, você também pode saborear doces típicos da região no café, fazer celebrações ao ar livre na linda Capela, alimentar as carpas japonesas no Jardim das águas. Também é possível adquirir mudas de hemerocallis de diferentes cultivos, escolhidas nos próprios canteiros e outras plantas ornamentais.
PARQUE DOS HIMEROCALLIS-DIREITOS AUTORAIS PARA httpsvisitehemero.com.br AI_0148-scaled
Pórtico e Moinho da XV - Cartões postais, ponto de parada para fotos de turistas e endereço certo para joinvilenses em dias de folga e fins de semana, o moinho está prestes a completar 40 anos de imponência na entrada de Joinville. Já tem algum tempo que a Cervejaria Gut Brau ocupa o espaço ajudando a conservar a estrutura e a histórica do moinho e, para aproximar a comunidade e os turistas do cartão postal, preparou uma exposição que mostra o passado no local.
moinho-joinville-capa-800x533´- CRÉDITOS PARA httpsndmais.com.brturismo
Festival de Dança de Joinville - Competição realizada em oito noites, entre coreografias inscritas e selecionadas, além das classificadas em 1º lugar na edição anterior, divididas em oito gêneros, subdivididos em subgêneros e categorias.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.evidenceballet.com.br 211358-o-que-de-legal-tem-para-fazer-no-festival-de-danca-de-joinville-1024x651
Onde dormir em Joinville
https://www.booking.com/joinville
https://www.dicasdeviagem.com/hoteis-em-joinville/
https://www.visitejoinville.com.br/hospedagem
Onde comer
https://www.viajali.com.br/restaurantes-joinville/
https://www.visitejoinville.com.br/restaurantes
https://www.instagram.com/explore/locations/105553222064884/celeiro-bar-e-brasa/?locale=pt_BR