Roraima

 

Roraima é o estado mais setentrional do território brasileiro. Sua população é a menor do país, concentrando-se na capital. O estado é um grande produtor de arroz e soja. A Capital é Boa Vista e a sigla RR.

 

Um pouco de história

 

O Estado de Roraima foi alvo de disputa entre europeus portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses a partir do século XVI.

 

Apesar das disputas, somente no século XVIII, o homem branco passou a povoar o território. Entre as principais marcas do processo de fixação colonial esteve o extermínio de milhares de indígenas na região.

 

O País foi alvo de uma intensa investida territorial por parte da Inglaterra em 14 anos depois. Como resultado, o Brasil perdeu parte das áreas da região do Pirara, que foi incorporada à Guiana Inglesa.

 

Somente em 1943, o governo brasileiro criou o Território Federal de Rio Branco. A área pertencia anteriormente ao Amazonas.

 

Em 13 de dezembro de 1962, o território foi denominado Roraima e, em 1988, elevado à condição de Estado da Federação.

 

Algumas informações, algumas tristes, mas verdadeiras:

 

Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano): 16,8 por mil (em 2018)
Analfabetismo: 6% (ano de 2017 - fonte: IBGE)
Expectativa de vida (anos): 72,1 (em 2018)
População abaixo da linha de pobreza: 36% (2017 - IBGE).
Taxa de crescimento populacional anual: 2,92% (Censo 2022 - IBGE)


Principal aeroporto do estado: Aeroporto Internacional de Boa Vista.

 

A economia do Estado de Roraima é baseada, principalmente, na produção de arroz. Também merecem destaque as lavouras de feijão, milho, mandioca e de banana. É explorada em pequena escala a pecuária bovina, suína e, ainda, a criação de aves.

 

Em Roraima ficam abundantes reservas minerais, como diamantes, cassiterita, bauxita, granito e cobre.

 

1.2 MAPA COM MUNICÍPIOS.png

Municípios de Roraima

1 FRONTEIRAS-CRÉDITOS PARA httpsgeogeral.com brrr-map.gif

FRONTEIRAS-CRÉDITOS PARA httpsgeogeral.com brrr-map

 

Boa Vista – sua capital

 

A cidade de Boa Vista tem um clima pacato e uma atmosfera interiorana, mas não deixa nada a desejar quando o assunto são atrações.

BOA VISTA -CRÉDITOS PARA httpswww.skyscrapercity.com51269347889_0fd9d5ae0f_k.jpg
  • A Orla Taumanan - É uma grande estrutura suspensa sobre a margem direita do rio Branco, no centro histórico da cidade, construída e mantida pela prefeitura do Município. Foi inaugurada em julho de 2004, totalizando 6.500 metros quadrados.

 

 

2 Entardecer-na-Orla-Taumanan- CRÉDITOS PARA httpsromerojuca.com.br.jpg

Entardecer-na-Orla-Taumanan- CRÉDITOS PARA httpsromerojuca.com.br

 

  • Prelazia - Construída em 1907, em estilo neoclássico, o prédio preserva sua arquitetura original, e representa um marco na arquitetura e na cultura de Boa Vista. De 1924 a 1944, funcionou como hospital e residência de padres e bispos. Em 1946, funcionava como sede do governo.
2.2 PRELAZIA-CRÉDITOS PARA httpwww.portalbv.com.br.jpg

CRÉDITOS PARA httpwww.portalbv.com.br

 

  • Praça do Centro Cívico - No centro fica o Monumento ao Garimpeiro e ao redor vários outros pontos turísticos da cidade.
2.4 praca-do-centro-civico-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br.jpg

CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br

 

  • Centro Histórico - Onde a cidade começou, lá nos idos de 1830, quando era apenas uma fazenda às margens do Rio Branco. Lá você encontra a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.
2.6 CENTRO HISTÓRICO-CRÉDITOS PARA BARRETO-LEITE-1.jpg

CRÉDITOS PARA https://joviajou.com

 

  • Parque Rio Branco - Maior obra turística do Estado de Roraima, o parque conta com amplo espaço de lazer, prática esportiva, área de convivência, bicicletário, espelho d'água, fontes, além de praia urbanizada às margens do rio Branco.
2.7 CRÉDITOS PARA httpsroraimaemfoco.comparqueriobranco79.jpg

https://roraimaemfoco.com

  • Complexo Ayrton Senna - Um dos maiores complexos poliesportivos do Norte é sem dúvidas um lugar que todos que vêm a Boa Vista devem conhecer, pois lá se encontra quadras para esportes diversos, pista de bicicross e de skate, Selvinha Amazônica, sem falar nos quiosques com lanchonetes, sorveterias, bares e muito mais.
2.8 COMPLEXO AYRTON SENA - CRÉDITOS PARA 999b2a62-eddb-4727-982d-5e0dc5340332.jpg

CRÉDITOS PARA httpsboavista.rr.gov.brnoticias999b2a62-eddb-4727-982d-5e0dc5340332

 

  • Bosque dos Papagaios - O proporciona à população, além de uma linda paisagem, diversas atividades sobre educação ambiental. O Bosque possui 12 hectares de área verde e várias espécies de árvores e animais da região amazônica.
2.9 BOSQUE DOS PAPAGAIOS-CRÉDITOS PARA httpsboavista.rr.gov.brb12.jpg

CRÉDITOS PARA httpsboavista.rr.gov.brb12

 

Uiramutã

 

Uiramutã, o município com maior proporção de indígenas do país.

 

Cercado de serras e lavrado, vegetação típica de Roraima, a região tem uma área territorial de 8.113,598 km². Do total de 13.751 habitantes, 13.283 se identificam como indígenas. Está a cerca de 315km de Boa Vista.

4.4 UIRAMUTÃ CRÉDITOS PARA httpswww.roraimanarede.com.br8afe76793caf143f63375e8704cba678.jpg

CRÉDITOS PARA httpswww.roraimanarede.com.br8afe76793caf143f63375e8704cba678

 

Localizado na tríplice fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana, Uiramutã, ao nordeste de Roraima, é o município mais indígena do país, segundo dados do Censo 2022 divulgados no dia 7 de agosto. Além de ter quase 97% da população indígena, Uiramutã tem outras características ímpares: possui mais de 80 cachoeiras ainda inexploradas, tem o menor Produto Interno Bruto (PIB) do país e uma vegetação predominante de lavrado [é o termo local para a região das savanas de Roraima. Trata- se de um ecossistema único, sem correspondente em outra parte do Brasil, com elevada importância para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos]. Distante 280 km da capital Boa Vista. Em Uiramutã se concentram os povos Macuxi e Ingaricó.

 

Oficializado como município em 1995, por meio da lei federal nº 098, Uiramutã foi desmembrado dos municípios de Boa Vista e Normandia. A sede está localizada na antiga vila do Uiramutã.

 

Entre as características da cidade está o potencial turístico, com cachoeiras, corredeiras e paisagens preservadas. No local, há ao menos 82 cachoeiras catalogadas pela prefeitura, mas apenas algumas delas estão abertas para visitação, como: Paiuá, Urucá e Sete Quedas.

 

O que ver e conhecer

Monte Roraima, cuja a travessia não é tão simples, mas é um sonho e um desafio a ser batido para muitas pessoas até mesmo da região. Está localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do planalto das Guianas.

Se encantar com as paisagens do Uiramutã, da Serra do Tepequém, de Campos Novos, da região do Apiau, do Cantá e de Normandia. Conhecer as comunidades de Pacaraima e fazer a travessia com a fronteira da Venezuela para viver a experiência de subir os montes Roraima e Caburaí. Ainda vale ir a Lethem, na Guiana Inglesa, fazer compras e fazer passeios para conhecer as belezas naturais da Venezuela, como a Gran Sabana.

 

Não há muita opção de hospedagem em Uiramutã se você for fazer uma busca pela internet. A Pousada mais conhecida e que eu acredito ser a com melhor estrutura é a Pousada Uiramutã. Há ainda uma opção mais barata que é o Camping Uiramutã com opção de acampamento e redário.

3  povo Makuxi - DIREITOS autorais para httpsindigenasbrasileiros.blogspot.com.png

 povo Makuxi - DIREITOS autorais para httpsindigenasbrasileiros.blogspot.com

 

Para quem curte passeios como este não aconselhamos a se aventurar nas cachoeiras e trilhas, por serem terras indígenas demarcadas, sem a companhia de um guia da região.

 

Citamos alguns:

 

https://monteroraima.fuitrilharr.com.br

https://clubenative.com.br/monte-roraima

https://www.transportal.com.br

https://www.viagem20.com.br/pacote/vale-dos-cristais-7-dias

https://www.findmespot.com