A Pé Pelo Mundo !
Paraná
Paraná é um estado no sul do Brasil que alberga as Cataratas do Iguaçu, com centenas de cascatas que se estendem ao longo da fronteira com a Argentina. Em torno das cataratas encontra-se o Parque Nacional do Iguaçu, uma floresta subtropical com diversas espécies selvagens, enquanto no Norte se encontra a enorme barragem de Itaipu. Centenas de quilómetros a este, perto das praias atlânticas de Guaratuba e do grande porto de Paranaguá, fica a frondosa capital do estado, Curitiba.
MAPA DO ESTADO - CRÉDITOS PARA httpswww.aen.pr.gov.br1_1
FONTEIRAS DO PARANÁ-CRÉDITOS PARA httpwww.geografia.seed.pr.gov.brunnamed
Cidades imperdíveis do Paraná
Curitiba – sua capital
A Torre Panorâmica, que tem um observatório em sua parte superior, destaca-se na silhueta da cidade. Conhecida como centro cultural, Curitiba abriga vários espaços para apresentações, como a Ópera de Arame, uma estrutura de aço tubular com telhado transparente, e o enorme Centro Cultural Teatro Guaíra, que apresenta uma programação variada.
O que ver e fazer em Curitiba
Trem turístico para Morretes - se você está programando sua viagem para cá, esse é um dos passeios que já devem estar em sua lista – e se possível reservado – antes mesmo de chegar aqui! É uma das viagens de trem mais espetaculares do mundo segundo o jornal Guardian do Reino Unido.
CRÉDITOS PARA httpscuritiba-travel.com.br morretes
Vila Velha - O Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico situado no município brasileiro de Ponta Grossa, do qual é a principal atração turística. Está localizado a vinte quilômetros ao sudeste do centro da cidade e a cem quilômetros de Curitiba, capital do estado do Paraná.
Monolitos do Cálice, Coc-Cola e Camelo.
Jardim Botânico - Todo o Jardim Botânico possui uma área total de 278 mil metros quadrados, incluindo o bosque com mata atlântica preservada. O jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas com três abóbadas do estilo Art nouveau foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. A estufa é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito.
Museu Oscar Niemeyer – Tabém conhecido como Museu do Olho dispõe de acervo permanente e também de mostras itinerantes. Entre os nomes de destaque no acervo do MON estão Andy Warhol, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Caribé, Tomie Ohtake e o próprio Oscar Niemeyer, que conta com uma mostra destinada a homenageá-lo.
Estrada da Graciosa - Costuma-se dizer que, em certas ocasiões, o destino supera a jornada. Isso é absolutamente verdadeiro quando se trata da Estrada da Graciosa, uma das rotas mais encantadoras em termos visuais, repleta de natureza exuberante, cachoeiras, e curvas sinuosas, uma combinação perfeita para garantir diversão e bem-estar. É um trajeto que nenhum entusiasta do ciclismo deveria perder.
ESTRADA DA GRACIOSA - DIREITOS PARA FLICKR - 3454527586_85d364bfa3_z
RIO ENCACHOEIRADO-DIRETOS PARA FLICKR-3534366947_9198a3fa84_b
Santa Felicidade - Santa Felicidade é um enclave italiano movimentado com muitos restaurantes que servem pizzas e massas clássicas, além de lojas com produtos gourmet que vendem charcutaria, queijos e vinhos. O Memorial da Imigração Italiana, espaço cultural em um exuberante parque, abriga eventos da comunidade como a Festa da uva. Com teto ornamentado, a igreja da Paróquia São José e Santa Felicidade foi construída nos anos.
PORTA DE ENTRDA DE SANTA FELICIDADE-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.santafelicidadecuritiba.com.brf4190f_ddb054ae92a7435c8ae92788f8a0e38c~mv2
DIREITOS AUTORAIS PARA httpscgl.com.brrestaurantes-em-santa-felicidademadalosso-leticia-akemi-1024x683
VINÍCULA DURIGAN-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.embarcando.com IMG_20160306_121159588-800x445
Ópera do Arame - É um teatro de forma circular, com estrutura tubular, totalmente transparente, no meio da cratera de uma pedreira desativada, apoiada diretamente em rochas rodeadas por lagos, cascatas e uma vegetação apreciável, criando um cenário encantador de grande área verde.
O principal acesso a Ópera de Arame, se faz por uma passarela elevada sobre o lago, permitindo uma visão do piso inferior. A ópera de Arame tem um teatro lindíssimo com 1648 lugares e um palco de 480 m, o espaço do teatro apresenta uma estrutura para variados tipos de shows desde o clássico ao popular, o visitante tem a opção de conhecer o interior do palco, vale a pena a compra de um ingresso para o espetáculo vigente no período que estiver na cidade.
opera-de-arame-curitiba-pedreira-paulo-leminski - CRÉDITOS PARA httpsviagemeturismo.abril.com.br
Feira do Largo da Ordem - A Feira de Arte e Artesanato Garibaldi, conhecida como Feira do Largo da Ordem, é um evento comercial, cultural e gastronômico aberto que ocorre todos os domingos, no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba.
D230A6552-CRÉDITOS PARA httpswww.naturezabrasileira.com.br_Feira_de_Arte_e_Artesanato_do_Largo_da_Ordem_-_Curitiba_-_PR_xlarge
Bosque do Alemão - O Bosque do Alemão é um dos destinos turísticos mais populares e também um dos mais bonitos e atrativos de Curitiba. Além do contato com a natureza e com o imaginário das lendas, no bosque é possível aprender muito sobre a história da capital paranaense, o que o torna um local ideal para crianças, jovens e adultos.
Inaugurado em 1996, o Bosque era uma parte da chácara da família Schaffer, que ocupava quase todo o bairro Vista Alegre — popularmente chamado de Jardim Schaffer. Os Schaffer se dedicavam à produção de leite e ao ramo do comércio, pois tinham uma confeitaria na Rua XV de Novembro. Com o tempo, os herdeiros foram loteando o terreno da família, até que restou somente o bosque, que então foi transformado em parque municipal.
alemão+2+-+Copia-1920w - CRÉDITOS PARA httpswww.turistoria.com.br
Em Curitiba ainda existem alguns lugares ditos “secretos” que vamos enumerar a seguir:
Rosacruz - Rosacruz em um complexo com seis edifícios que abriga a fraternidade mais antiga do mundo.
CRÉDITOS PARA httpsrevistahaus.com.br tratada-rosa-cruz-la-_let5675-u201051416383yg-u201047477690oe-694x360gp-jornal-interior-2ec028b0
Parque Vista Alegre- Um parque fora da rota tradicional das listas do que fazer em Curitiba. No Parque Vista Alegre, os visitantes encontram uma área verde sempre bem cuidada e preservada, com bastante espaço para caminhada e até mesmo um piquenique.
PARQUE VISTA ALEGRE-CRÉDITOS PARA httpswww.odiariodeumaviajante.com.brUniversidade-Livre-do-Meio-Ambiente-1024x484
Ginger Bar - O Ginger Bar é o primeiro bar secreto de Curitiba. Para entrar no local, é necessário falar a senha do dia, que só é descoberta ao mandar uma DM nas redes sociais ou seguindo as dicas das postagens no Instagram.
GINGER BAR-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br barbaran
Bosque de Portugal - Com uma calçadinha feita de pedras que passa pelo meio da mata nativa, este espaço público foi inaugurado em 1944 como uma forma de homenagear a língua portuguesa.
CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br bosque-de-portugal
Unilivre- -Cercada de vegetação e toda construída com materiais recicláveis, a Universidade Livre do Meio Ambiente é uma organização não governamental que oferece cursos voltados para a preservação do meio ambiente
CRÉDITOS PARA httpwww.curitiba-parana.net universidade-livre-ambiente
Espaço Cultural Capela Santa Maria -Quem gosta de arquitetura não pode deixar de incluir esta visita no seu roteiro do que fazer em Curitiba e vai adorar conhecer esse prédio histórico com estilo neoclássico em Curitiba, como vitrais, janelas com moldura e arranjos florais entalhados, arremates e acabamento de gesso.
CRÉDITOS httpsmuraldoparana.com.brPARA Capela-Santa-Maria-Foto_Cido-MarquesFCC-768x512
Café do Paço - O prédio que já foi sede da Prefeitura de Curitiba hoje se transformou em um centro cultural administrado pelo SESC. Visitar o centrão da cidade e não fazer uma pausa para apreciar a fachada do Paço da Liberdade é o mesmo que não ir a Curitiba.
CRÉDITOS PARA httpswww.google.comcafe-do-paco
Confeitaria Edelweiss - Destaques para a coxinha e o bombom de morango, dois quitutes que fazem sucesso na confeitaria. Mesmo com grande movimento de clientes, é importante saber que o local não aceita cartões de crédito, apenas de débito e dinheiro.
CONFEITARIA EDELWEISS-CRÉDITOS PARA httpswww.google.comc4045334124d4z4d44-4604431980762187
Bosque Capão da Imbuia - Pouco explorado pela maioria dos moradores locais, o Bosque Capão da Imbuia é uma joia da cidade e um dos lugares secretos de Curitiba. O espaço, com 42 mil metros quadrados, é composto por mata densa com árvores nativas, como canela, pinheiro, araucárias e imbuia. Percorrer a trilha com 400 metros é uma boa maneira de aprender mais sobre a flora local.
BOSQUE CAPÃO DA IMBUIA-CRÉDITOS PARA httpsimpariamo.com.br ci-001-900x506
Bosque Reinhard Maack - A área com 78 mil metros quadrados do Bosque Reinhard Maack é mais um dos lugares secretos em Curitiba, tem trilhas de aventura e brinquedos educativos que a criançada se diverte.
BOSQUE REINHARD MAACK-CRÉDITOS PARA httpsnossodia.com.br00398855
Museu do Holocausto - As histórias de parentes e de vítimas de um dos momentos mais triste da humanidade são contadas no Museu do Holocausto em Curitiba. A exposição permanente possui 56 objetos expostos e aproximadamente 300 fotos e vídeos.
CRÉDITOS PARA httpswww.transportal.com.br museu-do-holocausto-curitiba-720x250
Jaguara - O Jaguara é um bar de coquetéis e petiscos super escondido e um dos lugares em Curitiba mais recentes, inaugurado no fim de 2021. Considerado uma “sociedade dos amigos da onça”, o espaço é para 25 pessoas e a grande dica aqui é que não entra ninguém depois das 23h.
JAGUARA BAR-CRÉDITOS PARA httpscomerbememcuritiba.com.br jaguar-1-680x310
Continental Cocktails no Studio Continental - O Studio é mais uma opção VIP e secreta para os viajantes conhecerem. O local aposta na criação de experiências por meio de drinks especiais feitos pelo famoso bartender Igor Bispo, um dos mais conhecidos do ramo no país com a sua marca Continental Cocktails.
STUDIO CONTINETAL-CRÉDITOS PARA httpspartiurolecwb.com.br 1-Continental-Bar-1536x848
Babette Café Bistrô - -O local serve de cafés à drinks, com petiscos e sobremesas francesas. O café é pet friendly por isso pode levar seu melhor amigo com você neste rolê.
BABETE CAFÉ BISTRÔ-CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br photo0jpg
Sofar Sounds Curitiba - Não é exatamente uma dica de lugares em Curitiba para conhecer, mas sim dica de um projeto de músicas que chegou na cidade em 2014 que promove shows secretos na região, com vibe intimista e diferenciada.
SOFAR SOUDS-CRÉDITOS PARA httpsjornalacena.com.br Foto_-Fernando-Favero-e1639686849214
Onde se hospedar em Curitiba
https://www.booking.com/curitiba
https://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g303441-Curitiba_State_of_Parana-Hotels.html
https://www.hoteis.com/de134350/hoteis-em-curitiba-brasil/
Onde comer
https://melhoresmomentosdavida.com/lugares-para-comer-em-curitiba/
Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu, cidade no estado brasileiro do Paraná, é a principal base para visitar as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das maiores cachoeiras do mundo. Com uma extensão de 2,7 km e atravessando a fronteira com a Argentina, as cataratas são formadas por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 m de altura. Passeios em barcos infláveis durante os quais os turistas ficam encharcados são uma forma muito comum de apreciar esse espetáculo natural.
Com aproximadamente 285 mil habitantes, Foz do Iguaçu está localizada no extremo Oeste paranaense, na chamada tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e o mais visitado do Paraná, por estrangeiros.
Em 2023, a cidade dispõe de uma média de 20 voos diários. A Terra das Cataratas também possui um dos maiores parques hoteleiros do país, são ofertados aproximadamente 28 mil leitos. A realização de eventos também movimenta o destino.
O que ver e fazer em Foz
Visitar as cataratas - As Cataratas do Iguaçu são uma Sete Maravilhas Naturais do Mundo e uma das mais impressionantes. É o segundo ponto turístico mais visitado no Brasil, perdendo apenas para o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Parque das Aves - O Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica. Visitando o Parque, você tem uma experiência encantadora com essas lindas e exuberantes aves e com as florestas em que habitam, e ajuda a reverter a crise de conservação que a Mata e suas espécies estão vivendo.
Visitar a represa de Itaipú - A Barragem de Itaipu é uma enorme barragem hidroelétrica no rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai. É conhecida pelos espetáculos de luzes noturnos e as vistas do miradouro central. O centro de comando do edifício de produção controla as turbinas da barragem. Nas proximidades, na parte paraguaia, o Museu da Terra Guarani exibe exposições sobre a cultura indígena. A norte, o refúgio Tatí Yupí é uma reserva de vida selvagem com trilhas e aves.
Marco das Três Fronteiras - O marco das três fronteiras é um obelisco feito de pedra, pintado com as cores do Brasil em um cenário impressionante onde se juntam as águas do Rio Iguaçu com as do Rio Paraná. O obelisco demarca a fronteira de três países, é um convite a uma viagem centenária pelo Brasil e continente. Essa cena é capaz de emocionar qualquer turista, que pode ver Brasil, Argentina e Paraguai tão próximos um do outro. O marco da Argentina situa-se à margem do Rio Iguaçu e o marco do Paraguai fica à margem direita do rio Paraná.
CRÉDITOS PARA httpsmarcodastresfronteiras.com.brWhatsApp-Image-2021-12-31-at-18.17.24-3
Templo Budista - O Templo Budista Chen Tien, em Foz do Iguaçu foi construído em 1996 por comunidades chinesas da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e deixa muitos visitantes impressionados com sua beleza.
DIREITOR AUTORAIS PARA httpswww.iguassu.com.br 1_50IZp3gY9H_EnUDfmqX0Wg_a50aa735-1285-40bd-9cce-9b53f52df65c
Mesquita de Foz - Além de servir como local de oração para os muçulmanos locais, a mesquita é aberta para visitação de turistas e interessado em aprender mais sobre o Islã e a cultura muçulmana.
Bar feito de gelo - Localizado em uma das cidades mais quentes do país, o Dreams Ice Bar é uma atração obrigatória para quem visita Foz do Iguaçu. Para encarar o contraste de temperaturas, são oferecidos casacos e luvas especiais a todos que entram no bar. É importante lembrar aos visitantes que venham com sapatos fechados e calças compridas, afinal, partirão para uma aventura glacial com temperatura de -15°.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpsemalgumlugardomundo.com.brbar-de-gelo-foz-do-iguacu-3-scaled
Onde se hospedar em Foz
https://www.booking.com/foz-de-iguaçu
https://www.dicasdeviagem.com/onde-ficar-em-foz-do-iguacu/
https://www.queroviajarmais.com/dicas-onde-se-hospedar-foz-do-iguacu/
Onde comer
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/onde-comer/
https://www.hoteis.com/go/brasil/blog-dicas-de-onde-comer-em-foz-do-iguacu
https://turismoitaipu.com.br/blog/restaurantes-em-foz-do-iguacu/
Ilha do Mel
A Ilha do Mel é um dos destinos mais encantadores do Brasil. Localizada no litoral do Paraná, a cerca de 130 km de Curitiba, ela é um paraíso preservado e repleto de belezas naturais, perfeito para quem busca tranquilidade, contato com a natureza e aventura. Este artigo é um guia completo sobre o que você precisa saber antes de visitar a Ilha do Mel, com dicas sobre como chegar, o que fazer, onde se hospedar e a importância de preservar esses ecossistemas
fFoto-202-1d-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.guiailhadomel
Como Chegar
O acesso à Ilha do Mel é feito exclusivamente por barcos, garantindo a preservação do local e limitando o número de visitantes diários. Os pontos de partida principais são Pontal do Sul e Paranaguá. De Pontal do Sul, a travessia dura cerca de 30 minutos, e de Paranaguá, em torno de 1h30. Ao desembarcar na ilha, os visitantes chegam em um dos dois pontos principais: Encantadas ou Nova Brasília.
Encantadas e Nova Brasília são as duas principais vilas da Ilha do Mel, cada uma com seu charme, infraestrutura e opções de lazer, proporcionando experiências distintas para os visitantes. Veja a seguir um panorama completo sobre o que elas oferecem ao visitante.
TRANSPORTE PARA A ILHA DOI MEL-DIREITOS AUTORAIS PARA httpsfolhadolitoral.com.brjrzchjpq-1000x600
TRANSPORTE-DITREITOS AUTORAIS PARA httpsvendasonline.abaline.com.brff3a0a6b-7f0a-4201-a08d-ee0ff82c6898
O que ver e fazer na Ilha do Mel
Gruta das Encantadas - Um dos pontos turísticos mais icônicos da ilha, a Gruta das Encantadas é formada por uma rocha esculpida pelas ondas do mar ao longo dos anos. A gruta é cercada por lendas e mitos locais e atrai visitantes pela beleza e misticismo do lugar.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpsonlinequadros.com.br ART-1277_VmPqJyc0AjcHuROUPC3i
Farol das Conchas - Construído em 1872, o Farol das Conchas é um dos pontos mais icônicos da Ilha do Mel. Para chegar ao farol, é preciso subir uma trilha com cerca de 150 degraus, que leva ao topo de uma colina, oferecendo uma vista panorâmica de toda a ilha e das praias ao redor. O pôr do sol visto do farol é um espetáculo à parte.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres - A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres é um dos atrativos históricos mais fascinantes da Ilha do Mel e um verdadeiro marco do patrimônio cultural brasileiro. Construída no século XVIII, a fortaleza foi uma iniciativa do então governador da capitania de São Paulo, José Custódio de Sá e Faria, que tinha como objetivo proteger o litoral sul do Brasil contra ataques de piratas e invasores estrangeiros. Hoje, o local é um importante ponto turístico que mescla história, arquitetura militar e uma das vistas mais deslumbrantes.
Trilhas e Praias: A Ilha do Mel é repleta de trilhas e praias deslumbrantes, oferecendo uma experiência completa para quem deseja explorar belezas naturais, relaxar e se aventurar. Suas trilhas conectam praias, mirantes e atrações turísticas, proporcionando um verdadeiro mergulho em um ambiente de preservação e diversidade ecológica.
Dicas importantes:
Onde dormir na Ilha do Mel
Há duas vilas para se hospedar na Ilha do Mel: Encantadas e Nova Brasília. Nas duas há um bom número de pousadas, diferentes praias e atrações para visitar. Você pode escolher passar suas noites somente numa das vilas ou dividir seus dias de estadia nas duas
A Ilha do Mel possui várias opções de pousadas aconchegantes, desde as mais simples até as mais sofisticadas, proporcionando uma estadia confortável para quem deseja pernoitar na ilha. Aqui estão algumas sugestões de – https://www.booking.com/ilha-do-mel
Tibagi
Tibagi é localizada no interior dos Campos Gerais, tem 20.436 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2018. São mais de 3.000 km² de matas nativas, belezas naturais e muita emoção. O garimpo deu o título de Cidade do Diamante, devido à grande riqueza vinda das águas do Rio Tibagi. A cidade faz parte da Rota dos Tropeiros, juntamente a outros 15 municípios. Por ali, transportavam mercadorias nas mulas e burros, originando a gastronomia típica que é a paçoca de carne.
Atualmente, as principais bases da economia da cidade são a agricultura e o turismo, grandes geradores de renda e emprego para a maioria da população. O município ainda ostenta o título de maior produtor de trigo do Brasil.
Destino ideal para quem aprecia o contato com a natureza, a cidade é berço do Canyon Guartelá e conta com inúmeras cachoeiras, trilhas ecológicas, vasta mata atlântica e paisagens de tirar o fôlego, que podem oferecer experiências e aventuras inesquecíveis, em todas as épocas do ano.
cidade_aerea-DIREITOS AUTORAIS PARAhttpswww.viajeparana.com
O que ver e fazer em Tibagi
Parque Estadual do Guartelá - O Parque Estadual do Guartelá está localizado no município de Tibagi, a cerca de 200 km de Curitiba e 85 km de Ponta Grossa. De modo que estando em quaisquer uma dessas cidades, é possível optar por um bate-volta para conhecer o parque. O parque foi criado em 1992 com o objetivo de assegurar a preservação dos ecossistemas típicos do parque. Entre seus principais atrativos estão o Cânion do Rio Iapó, a Cachoeira da Ponte de Pedra e os Panelões do Sumidouro, que são verdadeiras banheiras de hidromassagem naturais.
Cânion Guartelá - Cânion Guartelá é um cânion brasileiro situado no planalto dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná. É considerado o sexto maior cânion do mundo em extensão e o mais longo do Brasil.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpmeioambientetecnico.blogspot.com Quenion Guartela
Cachoeiras – Salto Puxa Nervos, Salto Santa Rosa e Cachoeira Ponte de Pedra.
Piscina natural
PANELÕES-DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.itaytyba.com.br parque-estadual-guartela
Quer se hospedar e aproveitar mais?
https://www.booking.com/tibaji
https://www.hoteis.com/de10411632/hoteis-em-tibagi-brasil/
https://www.expedia.com.br/Tibagi-Hoteis.d3000417320.Guia-de-Hoteis
Onde comer
https://restaurantguru.com.br/Tibagi#restaurant-list
Antonina e Morretes
Antonina e Morretes, cidades históricas do Paraná, são destinos encantadores que oferecem uma imersão na natureza exuberante da Serra do Mar e uma viagem ao passado colonial brasileiro. Situadas próximas à capital, Curitiba, ambas são facilmente acessíveis e atraem visitantes por suas belezas naturais, arquitetura histórica, gastronomia e atividades ao ar livre.
Morretes
MORRETES VISTA DO ALTO-CRÉDITOS PARA httpwww.josafatcorretor.com.br foto 11
Centro Histórico: Morretes é conhecida por seu centro preservado, com casarões coloniais, igrejas antigas e ruas de paralelepípedos. Vale a pena passear com calma e conhecer construções como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto, de estilo barroco.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.tripadvisor.com.br
Ponte Velha e Rio Nhundiaquara: Um dos pontos mais fotografados, a Ponte Velha atravessa o rio, criando uma vista charmosa. O Rio Nhundiaquara também oferece opções para quem gosta de aventura, como passeios de boia cross e caiaque.
CRÉDITOS PARA httpsmonicaalmadeviajante.com ponte-velha-e-rio-nhundiaquara-morretes-parana
Gastronomia – Barreado: O prato típico da região é o famoso barreado, cozido de carne preparado em panela de barro por horas, geralmente servido com arroz, banana e farinha. Há vários restaurantes tradicionais na cidade que servem o prato, como o Madalozo e o Casa do Rio.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpscybercook.com.br barreado-de-morretes
Passeio de Trem: A viagem de trem que sai de Curitiba e passa por Morretes é uma das atrações mais imperdíveis do Paraná. O trajeto atravessa paisagens espetaculares da Mata Atlântica, com penhascos, túneis e cachoeiras.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.segueviagem.com.br curitiba-Credito-editorial-Rafael-Tomazi-Shutterstock.com-shutterstock_1719677458
Estrada da Graciosa: Para quem prefere ir de carro, a Estrada da Graciosa é uma estrada sinuosa que desce a serra em meio à Mata Atlântica, proporcionando vistas incríveis. Durante o trajeto, é possível parar em mirantes e aproveitar para tirar fotos.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.cultura.pr.gov.br estradagraciosa_roberto_dziura
Antonina
Centro Histórico: Assim como Morretes, Antonina possui um centro histórico muito bem preservado, com casarões coloniais e a igreja Nossa Senhora do Pilar. A cidade é menor e mais tranquila, o que dá um charme especial para o passeio.
CRÉDITOS PARA httpsdescubraantonina.com.br 433d1-igreja
Baía de Antonina: A baía oferece uma bela paisagem com montanhas ao fundo. É possível fazer passeios de barco, pescar ou apenas relaxar apreciando a vista. No Pôr do Sol, o cenário fica ainda mais especial.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.researchgate.net Figura-3-Vista-da-baia-de-Antonina-no-alto-do-mirante-do-Morro-do-Bom-Brinquedo
Caminhada pela Rua XV de Novembro: Rua principal da cidade, abriga diversos prédios antigos e pontos de interesse cultural. Durante o passeio, você encontra praças e pequenos restaurantes.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.melevaviajar.com.br O-que-fazer-em-Antonina-cidade-histórica
Gastronomia e Produtos Locais: Antonina também é conhecida pelo barreado, além de outras delícias regionais. É interessante visitar pequenas lojinhas que vendem doces caseiros e produtos locais, como cachaças e compotas.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpsmuraldoparana.com.br bala-banana-e1704381014985-696x515
Culturais: Antonina tem uma tradição cultural vibrante e sedia eventos ao longo do ano, como o famoso Carnaval de Antonina, com blocos de rua e festas tradicionais.
Essas cidades oferecem experiências que misturam natureza, cultura e história, sendo uma ótima opção para uma viagem tranquila, imersiva e rica em tradições.
Onde se hospedar em Morretes e Antonina
https://www.dicasdeviagem.com/pousadas-em-morretes/
https://www.hoteis.com/de146481/hoteis-em-morretes-brasil/
https://www.kayak.com.br/Antonina-Hoteis.81504.hotel.ksp
https://www.hoteis.com/de135481/hoteis-em-antonina-brasil/
Onde comer
https://encurtador.com.br/pP8SD
https://bristolhoteis.com.br/dica-gastronomica-4-restaurantes-incriveis-em-morretes-pr/
Prudentópolis
Se você ainda não conhece Prudentópolis, não sabe o que está perdendo. Com cerca de 60 mil habitantes (metade na zona rural), o povo ainda tem hábitos antigos e tradicionais, típico de cidadezinhas do interior. É conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes” e também como a “Maior Colônia de Ucranianos no Brasil” [A região de onde vieram estes ucranianos é a Галичина/Galícia, que já foi autônoma e também já pertenceu ao Império Austro-Húngaro, à Polônia e à própria Ucrânia. A nova geografia, que coloca o território predominantemente na atual Ucrânia, foi desenhada após o fim da Primeira Grande Guerra Mundial]., um lugar com muitas belezas naturais e culturais, onde você poderá visitar museus, lindas igrejas de rito ucraniano, provar as deliciosas comidas típicas, mas pode também sentir a emoção e a energia das incríveis quedas da água, passando por trilhas ecológicas e praticando esportes de aventura em contato direto com a natureza.
O estado do Paraná é a maior colônia de ucranianos fora da Ucrânia no mundo e Prudentópolis é o município paranaense que mais recebeu estes imigrantes. Aproximadamente 80% da população atual de Prudentópolis tem descendência ucraniana e por este motivo a cidade também é chamada de “a pequena Ucrânia“.
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.aen.pr.gov.br prudentopolis_052
DIREITOS AUTORAIS PARA httpsportalaventuras.com.br 49510359933_03dc93caa2_b
Cultura ucraniana de Prudentópolis
GRUPO FOLCLÓRICO-DIREITOS AUTORAIS PARA httpsarquivo2003.aen.pr.gov.br DSC_0015~2
DIREITOS AUTORAIS PARA httpsblog.hotelmayna.com.br Grupo-VEsselka2-1160x673
Um tour por Prudentópolis
Cachoeiras
DIREITOS AUTORAIS PARA httpscuritibacult.com.br Cachoeira-SALTO-SÃO-JOÃO-1536x480
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.melevaviajar.com.br Salto-São-Francisco-Prudentópolis-Guarapuava-4
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.mochileiros.com DSC01576.JPG.496b3b209c94f3f4d626984bbeef2d50
Salto Sete – 96 metros
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.facebook.com 54518310_2279481578770870_5345201849160957952_n
CRÉDITOS PARA httpswww.tripadvisor.com.br httpswww.tripadvisor.com.br recanto-perehouski
DIREITOS AUTORAIS PARA httpswww.viagensecaminhos.com prudentopolis-salto-barao-do-rio-branco
Onde se hospedar em Prudentópolis
Https://www.booking.com/prudentópolis
https://vidasemparedes.com.br/onde-se-hospedar-em-prudentopolis-parana/
https://www.hoteis.com/de10408542/hoteis-em-prudentopolis-brasil/
Onde comer comidas típicas da Ucrânia
https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g2345108-Prudentopolis_State_of_Parana.html
https://instaviagem.com/guia/onde-comer/brasil/prudentopolis
https://restaurantguru.com.br/Prudentopolis