Alagoas

 

A região de Alagoas foi uma das primeiras ocupações portuguesas no Brasil. A sua história está vinculada à cultura canavieira, principal atividade econômica do estado até os dias atuais. O estado está localizado na Região Nordeste, sendo banhado pelo Oceano Atlântico e, ainda, pelo Rio São Francisco. O território alagoano é muito rico em tradições culturais e um dos principais polos de turismo do litoral brasileiro. O meio de transporte mais utilizado no Estado é o rodoviário. Existem 12.976 km de rodovias, sendo 17,2 % deles pavimentados. A rede ferroviária tem 393 km de extensão e é mais utilizada para o transporte de cargas do que de passageiros.


O Estado de Alagoas está dividido em 100 municípios e sua cidade mais importante é Maceió, a capital. Destacam-se ainda com importância secundária, as cidades de Arapiraca, que tem 165.379 habitantes; Palmeira dos Índios, com 77.143 habitantes; União dos Palmares, com 57.492 habitantes; e Rio Largo, com população de 53.827 habitantes.


O atual território de Alagoas foi um dos primeiros efetivamente ocupados pelos portugueses durante o processo de colonização do Brasil. Já em 1501, o navegador Américo Vespúcio fez expedições na região, que, conforme divisão pelo sistema de capitanias hereditárias, elaborada em 1534, fazia parte de Pernambuco. O principal representante da administração portuguesa na região, o militar português Duarte Coelho (1485-1554), foi responsável pela expansão da cultura da cana-de-açúcar na região, tornando o atual estado de Alagoas um dos principais polos de produção de açúcar da costa nordestina brasileira.

1 mapa-de-alagoas-com-destaque-para-a-capital-maceio CRÉDITOS PARA httpsmundoeducacao.uol.com.brgeografiamaceio.htm.jpg

Cidades imperdíveis de Alagoas

 

Maceió


Capital do estado do Alagoas, está entre os destinos turísticos do nordeste que mais recebem visitantes o ano todo. E não é por menos, sua orla repleta de coqueiros e mar azul-turquesa faz jus à fama de caribe brasileiro. 
Mas a experiência vai muito além de visitar belas praias. A cidade também reflete sua história em feiras de artesanato e gastronomia com ingredientes locais que agradam aos mais exigentes paladares.  

 

O que ver e fazer em Maceió

 

  • Praia de Ponta Verde (urbana) - É uma peninsulazinha com dois lados. O lado voltado para o sul é continuação da Pajuçara. O lado voltado para o leste é vizinho da Jatiúca. Os dois lados se encontram na pontinha da Ponta Verde onde está instalado o Marco dos Corais.

 

  • Praia da Pajuçara (urbana) - Dona da maior concentração de hotéis à beira-mar de Maceió, a Praia da Pajuçara também funciona como ‘marina’ para mais de 100 jangadas que fazem passeios às piscinas naturais da Pajuçara. 

Praia do Francês (litoral sul) - A pouco mais de 20 km da orla da Pajuçara, no município de Marechal Deodoro, a Praia do Francês é a preferida para uma escapada pertinho da cidade. 

  • Praia da Barra de São Miguel (litoral sul) - Distante 32 km da orla da Pajuçara, Barra de São Miguel leva jeito de vilarejo, mas é um município autônomo. Sua praia oferece um dos banhos mais gostosos de Alagoas.
  • Praia do Gunga (litoral sul) - A 42 km da Pajuçara, a paisagem é de fato excepcional: uma praia de aparência selvagem, na foz de uma lagoa de águas azuis (a Lagoa do Roteiro). Muitas barraquinhas a beira mar.
  • Praia de Ipioca (litoral norte) - A 20 km da Jatiúca, Ipioca é a praia mais ao norte dentro do município de Maceió. É também a praia do momento, onde vêm se instalando resorts e beach clubs.

 

Você não pode deixar de ver

 

  • Piscinas naturais de Pajuçara - Bancos de areia repletos de corais se acumulam mar adentro durante a maré baixa, formando as famosas piscinas naturais de Pajuçara.

 

 

  • Centro histórico de Maceió - O centro histórico de Maceió possui várias atrações turísticas, que mostram um pouco da história da região e chamam a atenção pela arquitetura. O passeio todo pode ser feito a pé, passando pelo Memorial à República, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios e o Museu e Palácio Floriano Peixoto.

 

  • Pavilhão do Artesanato - Localizado na Praia de Pajuçara, o Pavilhão de Artesanato reúne muitas barracas, com comidas típicas, lembrancinhas de viagem e, claro, artesanato.
  •  
  • Restaurantes no bairro de Jatiúca - Venha conhecer a diversidade gastronômica de Maceió nos arredores do bairro de Jatiúca. A região conta com restaurantes variados, voltados para comidas típicas e culinária internacional.

 

Onde comer


https://www.hoteltambaqui.com.br/5-restaurantes-em-maceio-que-voce-precisa-conhecer/
https://dicasmaceioemaragogi.com.br/maceio/melhores-restaurantes-em-maceio/
https://restaurantguru.com.br/Maceio

 

Prolongue sua permanência e pernoite


https://www.booking.com/maceio
https://www.dicasondeficar.com.br/onde-ficar-em-maceio-alagoas/
https://www.360meridianos.com/dica/onde-ficar-em-maceio

Arapiraca


A cidade de Arapiraca é a segunda maior de Alagoas e mais importante do interior do estado. Com população superior a 230 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2018.


O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosácea. Uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão. Foi embaixo da Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (Fundador da Cidade) descansou. 


A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ganhar vida na primeira metade do século XIX.

 

Alguns pontos turísticos

 

  • Lago da Perucaba - Inaugurado em março de 2009, o projeto de revitalização do antigo açude tornou-se um dos mais belos cartões-postais do estado de Alagoas.
  • Bosque das Arapiracas - Em 2012 os moradores de Arapiraca receberam um pulmão verde a florir em meio às construções. O espaço, que tem ciclovia, fonte iluminada, ambiente para descanso e lazer e rampas acessíveis.
  • Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves  - O Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves ganhou notoriedade por abrigar dezenas de artistas locais que vivem do que produzem. 
  • Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho - A cruz da igreja Concatedral é uma referência histórica da cidade e pode ser vista por todos os pontos de Arapiraca. Em 3 de fevereiro de 1865, ocorreu a primeira missa. Em 15 de agosto de 1944, ganhou ampliação e tornou-se paróquia. 
  • Casa da Cultura - Inaugurada em agosto de 1998, a Casa da Cultura presta um serviço à comunidade com teor de preservação e reverência à história. O local é voltado também para exposições de artes e feiras de pesquisas. 
  •  

Onde comer


https://restaurantguru.com.br/Arapiraca
https://cardapio.menu/list/99653700/restaurantes-arapiraca
https://restaurantguru.com.br/self-service-Arapiraca-m9658

 

Onde dormir


https://www.booking.com/arapiraca
https://www.kayak.com.br/Arapiraca-Hoteis.51789.hotel.ksp
https://www.skyscanner.com.br/hoteis/brasil/arapiraca-hotels/ci-27537577

2 Arapiracafoto CRÉDITOS PARA WIKIPÉDIA.jpg

CRÉDITOS PARA WIKIPÉDIA

 

2.2 cidade2 CRÉDITOS PARA A PREFEITURA DE ARAPIRACA.jpg

CRÉDITOS PARA A PREFEITURA DE ARAPIRACA

 

2.2 CRÉDITOS PARA A GAZETA DE ALAGOAS ARAPIRACA-E-A-16-MELHOR-CIDADE-DO-PAIS-PARA-COMPRA0027477300-xs.jpg

CRÉDITOS PARA A GAZETA DE ALAGOAS ARAPIRACA-E-A-16-MELHOR-CIDADE-DO-PAIS-PARA-COMPRA0027477300-xs