Alagoas
A região de Alagoas foi uma das primeiras ocupações portuguesas no Brasil. A sua história está vinculada à cultura canavieira, principal atividade econômica do estado até os dias atuais. O estado está localizado na Região Nordeste, sendo banhado pelo Oceano Atlântico e, ainda, pelo Rio São Francisco. O território alagoano é muito rico em tradições culturais e um dos principais polos de turismo do litoral brasileiro. O meio de transporte mais utilizado no Estado é o rodoviário. Existem 12.976 km de rodovias, sendo 17,2 % deles pavimentados. A rede ferroviária tem 393 km de extensão e é mais utilizada para o transporte de cargas do que de passageiros.
O Estado de Alagoas está dividido em 100 municípios e sua cidade mais importante é Maceió, a capital. Destacam-se ainda com importância secundária, as cidades de Arapiraca, que tem 165.379 habitantes; Palmeira dos Índios, com 77.143 habitantes; União dos Palmares, com 57.492 habitantes; e Rio Largo, com população de 53.827 habitantes.
O atual território de Alagoas foi um dos primeiros efetivamente ocupados pelos portugueses durante o processo de colonização do Brasil. Já em 1501, o navegador Américo Vespúcio fez expedições na região, que, conforme divisão pelo sistema de capitanias hereditárias, elaborada em 1534, fazia parte de Pernambuco. O principal representante da administração portuguesa na região, o militar português Duarte Coelho (1485-1554), foi responsável pela expansão da cultura da cana-de-açúcar na região, tornando o atual estado de Alagoas um dos principais polos de produção de açúcar da costa nordestina brasileira.
Cidades imperdíveis de Alagoas
Maceió
Capital do estado do Alagoas, está entre os destinos turísticos do nordeste que mais recebem visitantes o ano todo. E não é por menos, sua orla repleta de coqueiros e mar azul-turquesa faz jus à fama de caribe brasileiro.
Mas a experiência vai muito além de visitar belas praias. A cidade também reflete sua história em feiras de artesanato e gastronomia com ingredientes locais que agradam aos mais exigentes paladares.
O que ver e fazer em Maceió
Praia do Francês (litoral sul) - A pouco mais de 20 km da orla da Pajuçara, no município de Marechal Deodoro, a Praia do Francês é a preferida para uma escapada pertinho da cidade.
Você não pode deixar de ver
Onde comer
https://www.hoteltambaqui.com.br/5-restaurantes-em-maceio-que-voce-precisa-conhecer/
https://dicasmaceioemaragogi.com.br/maceio/melhores-restaurantes-em-maceio/
https://restaurantguru.com.br/Maceio
Prolongue sua permanência e pernoite
https://www.booking.com/maceio
https://www.dicasondeficar.com.br/onde-ficar-em-maceio-alagoas/
https://www.360meridianos.com/dica/onde-ficar-em-maceio
Arapiraca
A cidade de Arapiraca é a segunda maior de Alagoas e mais importante do interior do estado. Com população superior a 230 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2018.
O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosácea. Uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão. Foi embaixo da Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (Fundador da Cidade) descansou.
A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ganhar vida na primeira metade do século XIX.
Alguns pontos turísticos
Onde comer
https://restaurantguru.com.br/Arapiraca
https://cardapio.menu/list/99653700/restaurantes-arapiraca
https://restaurantguru.com.br/self-service-Arapiraca-m9658
Onde dormir
https://www.booking.com/arapiraca
https://www.kayak.com.br/Arapiraca-Hoteis.51789.hotel.ksp
https://www.skyscanner.com.br/hoteis/brasil/arapiraca-hotels/ci-27537577
CRÉDITOS PARA WIKIPÉDIA
CRÉDITOS PARA A PREFEITURA DE ARAPIRACA
CRÉDITOS PARA A GAZETA DE ALAGOAS ARAPIRACA-E-A-16-MELHOR-CIDADE-DO-PAIS-PARA-COMPRA0027477300-xs